domingo, 29 de março de 2015

Dilma alcança a segunda maior rejeição da história


A atual presidente é rejeitada por 64,8% dos eleitores. A maior avaliação negativa desde 1999

Somente 16,6% votariam em Dilma Rousseff se a eleição fosse hoje / Agência Brasil

Por: Diário de S. Paulo 
A avaliação positiva do governo Dilma Rousseff apresentou neste mês de março o índice de 10,8%, o pior percentual de aprovação de um presidente desde a medição de outubro de 1999, quando a administração do então presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) teve o apoio de apenas 8% dos entrevistados. Os números fazem parte da pesquisa do instituto MDA, encomendada pela CNT (Confederação Nacional dos Transportes).
Atualmente, 64,8% dos eleitores avaliam o governo de forma negativa. Em relação ao desempenho pessoal da presidente, a situação não é muito melhor: 18,9% disse aprová-la, contra 77,7% de desaprovação. Foi o pior índice registrado pela série histórica divulgada pela confederação neste quesito.
Na última pesquisa encomendada pela CNT, em setembro do ano passado, a presidente Dilma tinha 52,4% de avaliação pessoal positiva e 35,7% de aprovação.
O levantamento também questionou os entrevistados sobre as denúncias envolvendo a Petrobras, situação econômica e política do país, custo de vida e sobre as manifestações contra o governo realizadas no último dia 15. 
Mais da metade dos entrevistados disse ser a favor do impeachment de Dilma: 59,7%. O alto índice de defesa do impedimento da presidente tem relação direta com o escândalo de corrupção na Petrobras: 68,9% consideram que Dilma é culpada pelas irregularidades.
Perguntados em quem votariam se a eleição presidencial fosse hoje, 55,7% disseram que escolheriam o então candidato do PSDB Aécio Neves. Somente 16,6% citaram o nome de Dilma. Se o tucano tivesse vencido, 38% acreditam que o governo dele estaria melhor do que o do PT. Para 32,6% estaria igual e para 17,4%, pior. A pesquisa ouviu 2.002 pessoas, em 137 municípios de todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário