sábado, 28 de março de 2015

Fundador do PayPal é um campeão da inovação


ANTÓNIO SARMENTO
Fundador do PayPal é um campeão da inovação
O sul-africano Elon Musk é considerado um dos empresários mais arrojados. Pertence à lista dos 100 mais ricos do planeta, fundou o sistema de pagamentos PayPal e tem negócios dos carros ao espaço.
Elon Musk trabalha cem horas por semana. Tem uma ambição invulgar pelo negócios desde muito novo, Com dez anos já fabricava pólvora de espingarda misturando salitre, enxofre e carvão. E, aos 12, vendeu o seu primeiro videojogo. Cinco anos depois, abandonou a África do Sul - mas, entretanto, já tinha estudado no Canadá, país de naturalidade da mãe - para tentar chegar à fortuna nos EUA. Tinha o "sonho americano".
Musk, de 43 anos, é um empresário sul-africano naturalizado americano que conseguiu fazer milhões de dólares investindo no futuro, começando com a maior empresa de pagamento ‘online', o PayPal, investindo ainda na exploração do espaço com a SpaceX. Depois, apostou nos primeiros carros eléctricos modernos com a Tesla e muito mais. Musk foi a inspiração para a adaptação do génio bilionário Tony Stark para o cinema, no filme "Homem de Ferro".

Além dos carros eléctricos, ele investe nas áreas aeroespacial e de energia solar. As suas ideias inovadoras estão a provocar mudanças profundas em mercados como o de automóveis, de energia e até o de viagens espaciais. Este sul-africano de 42 anos, nascido em Pretória, naturalizado americano e formado em física e economia, é hoje a grande estrela corporativa dos Estados Unidos - a revista Fortune, por exemplo, elegeu-o a personalidade dos negócios de 2013.

Além dos carros movidos a bateria e das viagens longínquas, os negócios incluem um plano para colonizar o planeta Marte e uma espécie de tubo para transportar passageiros, capaz de realizar uma viagem de cerca de 500 quilómetros em apenas uma hora. Dono de uma fortuna estimada em 11,7 mil milhões de dólares (10,6 mil milhões de euros), segundo a revista Forbes, é o centésimo mais rico do mundo. O empresário é tão criativo quanto audaz. "Gosto de fazer coisas que tenham a capacidade de mudar o mundo", afirmou numa apresentação para quase mil pessoas, em Austin. 

A sua entrada na galeria dos empreendedores arrojados e de sucesso aconteceu quando vendeu o PayPal, empresa de pagamentos electrónicos da qual foi co-fundador, para o síte de leilões ‘e-bay', encaixando 180 milhões de dólares na ocasião. A fortuna foi o ponto de partida para a criação de um verdadeiro consórcio de empresas de ponta, sustentado por três pilares: a Tesla, de carros eléctricos, a SpaceX, de viagens espaciais, e a SolarCity, que fabrica painéis solares.

A vida de Elon Musk não se cinge à SpaceX - e, no passado, à Zip2 e à PayPal. Ele é o CEO da Tesla, a marca de automóveis eléctricos que fabrica superdesportivos. George Clooney e Leonardo Di Caprio já têm um destes carros com emissões ‘zero' de CO2, autonomia de 400 km, e que vai dos 0 aos 100 km/h em impressionantes quatro segundos. Para finalizar as apostas empresariais de Elon Musk, está a SolarCity, uma empresa dedicada também a questões ambientais: instala painéis solares em habitações, sendo que o utilizador paga apenas pelo aluguer do equipamento. Esta empresa foi fundada
em conjunto com os primos de Elon e são eles que a gerem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário