quinta-feira, 23 de abril de 2015

Março tem a pior geração de emprego dos últimos 12 anos em Mato Grosso do Sul

Números mostram queda significativa desde 2013

  • Nesta tabela é possível ver queda no número de empregos durante os anos
  • O mês de março deste ano fechou com 48 empregos celetistas em Mato Grosso do Sul, conforme dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), divulgados nesta quinta-feira (23), pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego).
    O registro de geração de emprego deste mês foi o pior já constatado no Estado nos últimos 12 anos. Em março do ano passado, por exemplo, foram 573 empregos celetistas o que já indicava uma desaceleração no mercado de trabalho durante os anos, pois o mesmo período de 2013 registrou 3.638 na tabela de evolução do emprego formal.

    Na conjuntura econômica o setor de Serviços foi o que se destacou neste mês de março, com mais 914 postos de trabalho. O saldo, na análise do Caged, praticamente contrabalançou a queda verificada nas demais atividades. (veja tabelas na galeria)
    Das cidades sul-mato-grossenses com mais de 30 mil habitantes, o município com melhor saldo de empregos foi Paranaíba. Na região houve 646 admissões, 373 desligamentos. Na mesma tabela, a segunda posição é ocupada por Rio Brilhante com saldo de empregos de 208, sendo 587 admissões e 379 demissões.
    Se avaliar a evolução do emprego no Brasil, no entanto, os sinais mais positivos. O mercado formal de trabalho gerou em março 19.282 empregos com carteira assinada, um crescimento de 0,05% em relação ao estoque de fevereiro. De acordo com Manoel Dias, ministro do Trabalho e Emprego, o crescimento mostra um reaquecimento do mercado de trabalho, que voltou a gerar vagas após 3 meses consecutivos de queda.
    "Tivemos um janeiro negativo, um fevereiro que estabilizou e março já geramos emprego. A expectativa é de um abril ainda melhor”, analisou.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário