sábado, 25 de abril de 2015

Um esclarecimento para quem busca seus direitos através de paralisações e greves



A IMPRENSA QUE AJUDA versus A IMPRENSA MANIPULADA 

A liberdade de imprensa é uma das grandes conquistas do povo brasileiro porém, a imprensa comprada é um câncer que deverias ser extirpado dos meios de comunicação.
Não é de hoje que vemos , nos meios de comunicação, reportagens que não são mais que " anúncios"  para levar a população a acreditar em determinadas falsas verdades ou mesmo aliviar situações referentes ao meio político. 
Um jornal eletrônico do Estado, vinculado à capital esta se tornando campeão em colocar "toalhas mornas " sobre situações de crise ligadas ao Município. Devido a sua enorme influencia conseguida, justamente, por criticar veementemente atitudes do governo que ferem os direitos dos cidadãos e dos diversos segmentos de servidores públicos, esse jornal eletrônico passou a ser um grande propagador de meias verdades na capital.
Conversando com colegas ligados ao setor de comunicação cheguei a entender que os desvios da realidade que afetam um dos maiores jornais eletrônicos do Estado, são ocasionados por matérias pagas em acordos firmados com as Administrações.
Não é preciso citar nomes pois , para um bom leitor e conhecedor das realidades na Capital,  é possível saber que a veracidade de fatos passa longe do referido. Basta entender que, para os que escrevem  para esse jornal, protesto na frente da casa do prefeito vira visita cordial ao prefeito. 
Abertamente podemos dizer que jornais eletrônicos como MS NOTÍCIAS e TOP MÍDIA NEWS estão sempre veiculando informações com grande quantidade de detalhes e clareza, procurando  demonstrar os verdadeiros prejudicados com as ações administrativas. O próprio Campo Grande News procura ser mais imparcial ao colocar em seu folhetim eletrônico notícias que envolvem a população e grupos em busca de seus direitos.Vamos observar  o título de determinada reportagem que foi postada nos jornais eletrônicos hoje:
TOPMIDIA : Por reajuste, grupo de professores amanhece na casa de Gilmar Olarte
MS NOTÍCIA: Professor vão a casa do prefeito "tomar um café" em busca do reajuste
CAMPO GRANDE NEWS: Manifestantes resolvem tomar café da manhã na porta da casa do prefeito
E  o outro:  " Membros do ACP tomam café da manhã com prefeito e falam em novo parcelamento
A verdade aqui é que os três primeiros jornais transpareceram a verdade: Os manifestantes foram à casa do prefeito pedir que ele cumpra seu dever em relação ao reajuste. O terceiro jornal insinua que o prefeito " recebeu para um café da manha " membros da ACP. Horas, isso não é verdade, o suposto " café da manha" foi apenas uma visita ao prefeito pela manhã  em tom de protesto, ao qual ele se viu no dever de atender os manifestantes,  e não uma reunião. 
Por mais que na reportagem os jornais sejam coesos, sempre existe aquele que busca passar para a população que a Administração é boazinha e que não esta acontecendo nada. 
O próprio Campo Grande News veiculou que os manifestantes não foram bem quistos no local , em sua matéria :  Primeira-dama usa o WhatsApp para criticar professores que foram a sua casa. Convenhamos, se a esposa do prefeito se irritou com a presença dos manifestantes em frente a sua casa, não ocorreu nenhum café amigável com o administrador público.
Em um segundo caso um jornal anuncia que : Prefeitura precisa demitir ao menos 220 comissionados para fechar as contas e o outro diz : Prefeitura demitirá 220 comissionados para economizar R$ 1,5 milhão, diz Prado e acrescenta que a atual administração esta simplesmente em busca de seu ajuste fiscal. Quem acompanha o dia-a-dia da administração sabe que  existe um : " demite hoje, recontrata amanhã", uma boa forma de mostrar que o que ocorre é um simples remanejamento com os mesmos ônus. Sendo assim, quando da greve dos professores do município, a reportagem serve apenas de alerta para que os professores em greve entendam que : "  o secretário pretende levar para as salas os professores que ocupam cargos técnicos e podem ser substituídos por outros profissionais, com um salário menor.'  O que afirma o próprio jornal.

A IMPORTÂNCIA DE ESTAR ATENTO AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Sempre que um meio de comunicação veicula uma matéria tendenciosa o mesmo estará levando uma parcela da população, menos esclarecida, a acreditar que determinado grupo está certo e outro está errado. Quando a tendência é a proteção do lado mais forte, que sempre será o poder público, a guerra a ser enfrentada sempre  maior.
O fato é que , se uma categoria quer que a verdade sobre os seus direitos  e sua manifestação seja levado com tons de verdade, como professores e enfermeiros, deve sempre prestigiar o jornal certo. O primeiro passo é orientar os manifestantes e a população quem realmente leva a verdade e quem a maquia para o bem do poder público.
Faz-se necessário boicotar , com todas as letras, aqueles que usam seu poder de comunicação para conseguir ludibriar, enganar e iludir. Um movimento vivo e com chances alcançar seus anseios deve ter uma boa assessoria de comunicação. Se o dinheiro não der, que se junte aos Jornais certos e Não podemos esquecer que quem faz a audiência somos nós. Ficar comentando reportagens que não são verídicas é uma grande burrice. O ideal é ignorar e aconselhar quem faz parte dos seus círculos sociais a fazer o mesmo. Varias manifestações ainda estão por vir e , a força tem que partir de uma boa organização que não deixe que meios não muito confiáveis digam que " a manifestação perdeu força" ou que " os prejuízos a população são maiores que os benefícios". 
Quando resolvemos Lutar por nossos direitos devemos estar preparados para ciladas que tentam desmoralizar os membros das manifestações. As grandes organizações de trabalhadores  e  sindicatos com história,  sofreram com esse tipo de imprensa mas, demonstram sua força resistindo , até a ultima hora às investidas do opressor. 

NÃO DESANIME FRENTE ÀS MANIPULAÇÕES. QUEM BUSCA JUSTIÇA E MANTEM SUA UNIDADE , SEMPRE TERÁ FORÇA SUFICIENTE.


Nenhum comentário:

Postar um comentário