sábado, 30 de maio de 2015

Inundações levam Obama a declarar situação de desastre no Texas

Tormentas mataram 21 no Texas, 6 em Oklahoma e 14 no México.

Casa Branca enviará mais ajuda e subsidiará recursos e empréstimos.

Da EFE
Tormenta destruiu casa e danificou um Porsche em Wimberley (Foto: Tamir Kalifa / Reuters)Tormenta destruiu casa e danificou um Porsche em Wimberley (Foto: Tamir Kalifa / Reuters)
O presidente dos Estados UnidosBarack Obama, assinou nesta sexta-feira (29) uma declaração de situação de grande desastre no Texas por causa das fortes tempestades e grandes inundações dos últimos dias, que causaram a morte de pelo menos 21 pessoas no estado.
Em comunicado, a Casa Branca informou sobre a declaração do presidente, que implica o envio de ajuda federal para complementar o auxílio que já vem sendo prestado pelo estado, pelos municípios e pelas reservas de nativos americanos.
Desde o início de maio, mas especialmente durante os últimos cinco dias, várias tempestades, tornados e fortes ventos castigaram a região do sul dos EUA, causando grandes inundações que deixaram cidades como Houston, a quarta maior do país, totalmente alagadas por dias.
A cidade de Brownsville ainda está inundada (Foto: Yvette Vela / The Brownsville Herald / via AP Photo)A cidade de Brownsville ainda está inundada (Foto: Yvette Vela / The Brownsville Herald / via AP Photo)
A declaração de Obama responde ao pedido do governador do Texas, o republicano Greg Abbott, e coloca fundos federais à disposição das pessoas afetadas nos condados de Harris, Hays e Van Zandt.

Os temporais e inundações deixaram pelo menos 21 mortos no Texas, seis em Oklahoma e 14 no norte do México, além de terem obrigado muitas pessoas a deixar seus lares.
A ajuda inclui subsídios para alojamento temporário e reformas de imóveis, empréstimos a baixo custo para cobrir perdas de propriedades não asseguradas e "outros programas para ajudar os residentes e proprietários de negócios a se recuperarem dos efeitos do desastre".

Nenhum comentário:

Postar um comentário