quinta-feira, 25 de junho de 2015

A publicação de salários nos portais da transparência é sempre uma arma


Mário Sérgio Lorenzetto
A publicação de salários nos portais da transparência é sempre uma arma
A Transparência é sempre uma arma. Porque a Prefeitura fere a justiça publicando salários de professores e enfermeiros.
A Lei da Transparência foi sancionada após duro embate entre imprensa e ONGs de um lado e governantes e funcionários públicos do outro. Os contendores apresentavam argumentos sólidos para defender suas posições. Aqueles que pleiteavam a vigência da lei esgrimiam a ponderação de que somente com ela a sociedade poderia tomar conhecimento de possíveis corrupções e falcatruas. Governantes e funcionários argumentavam em prol de sua segurança. Temem que a divulgação de seus salários amplie a sanha de sequestradores. O resultado é a falta de transparência na publicação de salários pelas prefeituras e governos estaduais. São raríssimos os governos que adotam a publicação de salários.
Agora, a Prefeitura de Campo Grande publica os salários de professores e enfermeiros. Em plena greve. Adota uma postura que se traveste de transparência, quando em verdade é apenas uma batalha a mais na "guerra de picuinhas" que resolveram proclamar. Essa batalha causa grande estrago nas hostes grevistas, levando-os ao isolamento, a se distanciarem de um possível apoio da população. Não há dúvida que a publicação das listas salariais produz ferimento sério na energia grevista. Fere emoções, machuca privacidades e apequena o debate.
Todavia, a derrota de hoje poderá ser a vitória do porvir, de um futuro que dista mas que urge. O Prefeito se verá compelido a publicar a lista de seus famosos "100 pastores-fantasmas". E quantos mais que a imaginação de seus opositores, a imensa maioria da população, nunca sonhou. Há uma flagrante injustiça na parcialidade das publicações. A lei que a rege é a do mais forte, a do patrão colérico.
A transparência é uma arma, sempre foi uma arma. Serve para ferir, mas o tiro pode sair pela culatra, voltar-se contra o atirador. Duas greves sem imaginação, duas greves com a força de um tigre-de-papel, poderão ganhar a energia de uma bomba devido às listas. Elas estão isolando, mas também estão acuando e transformando oposição em ódio, em ferocidade inaudita. Coragem! Publiquem as listas dos professores e enfermeiros, mas publiquem também todos os apaniguados e seus deveres de conquistar votos e não trabalhar. Coragem! Publiquem o salário e a atividade, pois eles trabalham efetivamente, dos professores e enfermeiros, mas publiquem também os elevadíssimos lucros das empreiteiras que patrocinam os movimentos partidários. Um dia teremos a única transparência que interessa - a Transparência Plena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário