quinta-feira, 25 de junho de 2015

Após senadores serem hostilizados, nova comitiva embarca para Caracas


Parlamentares embarcaram para Venezuela por volta das 19h desta quarta.
Previsão é que comissão formada por quatro partidos chegue às 23h.

Lucas SalomãoDo G1, em Brasília


+







 comitiva de senadores brasileiros criada para verificar a situação política e social da Venezuela embarcou para Caracas por volta das 19h desta quarta-feira (24) em um avião da Força Aérea Brasileira. A previsão é de que a comissão externa formada pelos senadores Vanessa Graziotin (PCdoB-AM), Roberto Requião (PMDB-PR), Lindbergh Farias (PT-RJ) e Telmário Mota (PDT-RR), chegue à Venezuela por volta das 23h desta quarta..

Eles também pretendem reunir-se com membros da Mesa da Unidade Democrática (MUD), coalizão de partidos políticos venezuelanos de oposição e com as esposas de presos políticos contrários ao governo de Nicolás Maduro. O grupo quer marcar as reuniões para a quinta-feira (25) e retorna ao Brasil no mesmo dia, segundo a programação.
A expectativa dos parlamentares é marcar encontros com membros do Ministério Público e da Defensoria Pública da Venezuelax e com o presidente da Assembleia Legislativa venezuelana, Diosdado Cabello. O grupo ficará hospedado em um hotel em Caracas e pretende marcar os encontros no local para, segundo eles, evitar transtornos relacionados a trânsito e manifestações.
Na última quinta (18), um grupo de oito senadores da oposição foi à Venezuela para pressionar o governo do presidente Nicolás Maduro a libertar presos políticos e marcar eleições parlamentares.
Eles relataram que foram impedidos de cumprir agenda no país após manifestações de movimentos pró-Maduro. Após a visita frustrada, os parlamentares chegaram a acusar embaixador do Brasil no país, Ruy Pereira, de abandonar a comitiva.
Depois do cerco relatado por senadores brasileiros de oposição que estavam na Venezuela, o Senado aprovou requerimento para que uma nova comitiva fosse verificar a situação do país in loco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário