sexta-feira, 26 de junho de 2015

Carta ao olarte

O conhecido arquiteto Ângelo Arruda, fez uma carta aberta dirigida ao pastor Olarte e postou no Facebook, relatando a situação de Campo Grande. Com extrema fidalguia, ele atribui à falta de diálogo o extremo descalabro pela qual passa a administração pública da cidade.
A carta serve como demonstração de que a cidade está sem rumo, mas evidentemente que o subscritor da mesma foi extremamente cauteloso e indulgente com o pastor.
Na realidade, Campo Grande está em ruína porque o pastor não tem legitimidade, não tem competência, não tem caráter, não tem inteligência, não tem equipe e não tem credibilidade.
Vejam a carta do arquiteto:
Carta ao prefeito Gilmar Olarte
Caro Prefeito Gilmar Olarte, bom dia.
Vivo em Campo Grande desde 1980. Aqui finquei minhas raízes, ao sair de Recife, recém formado. Aqui tive o prazer de casar, ter dois filhos, muitas atividades sociais, políticas e culturais e recebi de Campo Grande um imenso carinho do seu povo, que me abriga. Aqui coloquei em prática a minha sabedoria, meu conhecimento de arquiteto e urbanista e dei muitas contribuições ao patrimônio cultural, ao planejamento urbano, à cultura, as causas sociais e políticas. Tenho 58 anos recém comemorados e nesses 35 anos por aqui, creia, nunca vi Campo Grande tão despedaçada. Creia mais: não é culpa sua. Não quero apontar culpados pelo retrocesso urbanístico e cultural de nossa cidade. Quero apontar soluções e creia, prefeito, as soluções, muitas delas, passam pela sua mesa. 
Sua consciência não anda permitindo que você escute e aprenda com os mais experientes, com os mais velhos, pois, se assim fosse, estaria você convidando a todos para lhe indicar caminhos.
Sua experiência como prefeito em pouco mais de 1 ano de mandato não tem lhe acordado para o diálogo, para a democracia.
Sua equipe precisa dialogar com a cidade, com as forças da cidade e não ficar encastelada dentro de suas salas, fazendo terrorismo com a cidade.
Seus amigos precisam cochichar no seu ouvido que as coisas que todos vêem e não as coisas filtradas. A cidade não está bem. A auto-estima do povo anda baixa. 
Uns dizem que a população errou ao eleger Bernal e você; outros dizem que os que entraram não se prepararam para assumir.
Eu prefiro dizer que a cidade é uma coisa muito complexa e não se pode administrar quase 1 milhão de habitantes como se fosse uma pequena loja. 
A cidade de Campo Grande assume riscos no seu desenvolvimento quando não anda, não avança. A cidade perde com esse clima em que ela se encontra.
Prefeito Olarte, você tem poucas alternativas e uma delas e a mais importante e a mais barata de todas, o diálogo, você não anda usando com maestria.
Escute, converse, dialogue, democratize, abra os números, mostre a crise, mostre quantos você nomeou e quantos tinham. Demonstre confiança. Demonstre firmeza.
Abra a sua sala. Tire a Guarda Municipal da porta. Se proteja de outra forma, com a confiança do povo e não com a força da polícia.
Você administra uma importante cidade brasileira, mas monta uma equipe de gestão que não a conhece e mais do que isso, não passa confiança para os técnicos e para os políticos. Troque. Coloque e convide o que tem de melhor.
Não administre a cidade de olho na sua religião mas para todas as pessoas.
Ainda dá tempo, curto mas dá. Se não o fizer, e continuar mandando prender sindicalistas ou fechar as portas com a polícia, você corre o risco de ficar sitiado no segundo andar e isolado e ai, você sabe o que pode acontecer.
Dialogue, converse, seja franco.
Campo Grande não merece passar pelo que passa hoje. 
Um abraço
Arquiteto Angelo Arruda

Nenhum comentário:

Postar um comentário