sexta-feira, 26 de junho de 2015

Enfermeiros em greve, abandonados pelo prefeito pedem auxílio da Câmara


Hederson FritzHederson Fritz
Os enfermeiros e técnicos de enfermagem estiveram reunidos nas portas do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) durante sessão itinerante da Câmara Municipal de Campo Grande nas dependências daquele Conselho, realizada na manhã de hoje (25).
A categoria reivindica ser recebida pelo prefeito Gilmar Olarte (PP por liminar) para analisar a reposição salarial de 8,3% e a alteração da referência dos enfermeiros e técnicos de enfermagem. Hoje o salário base dos enfermeiros é de R$ 2.067,00,  e dos técnicos de enfermagem, R$ 1.200,00 para uma jornada de 40 horas.
De acordo com o presidente do sindicato, Hederson Fritz, no final de 2014 a Câmara Municipal aprovou projeto de lei autorizativo de reestruturação de cargos e salários, no entanto, o Sindicato dos Servidores Municipais de Campo Grande (Sisem) se recusou a representar a categoria nas negociações, o que os levou a criar um sindicato próprio, que até o momento não está formalizado. Em função disso, o secretário Wilson do Prado vem se negando a negociar e o prefeito não abre diálogo com os servidores.

    Os profissionais prometem manter o atendimento de Urgência e Emergência, mas os procedimentos básicos sofrerão redução no quadro. “A categoria está sensível à situação financeira do município e dispostos a aguardar o prazo que ele (Olarte) nos der para conceder o reajuste, o que não aceitamos é perder conquistas como a produtividade da categoria”, disse Fritz.
    Os vereadores pediram que o líder interino do prefeito, Edil Albuquerque interceda junto a Olarte para que os servidores da saúde sejam atendidos e negociem diretamente suas reivindicações. Segundo Edil, Olarte fez decreto que nomeia uma equipe de governo para tratar das negociações com todas as categorias dos servidores, evitando, como tem feito, atender aos funcionários. Os vereadores Loester Nunes (PMDB) e Edil Albuquerque deixaram a sessão e se dirigiram à prefeitura para tentar convencer os secretários e Olarte a receberem os grevistas.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário