terça-feira, 30 de junho de 2015

Rumos e Perspectivas Para a Nova Administração Municipal

Nos últimos dias estamos presenciando uma mudança que realmente pode transformar e modificar os rumos da Capital. Entendo que o rumo de Campo Grande não vê uma reviravolta como essa a muitos anos e não é por que as investigações apontam para esquemas para casar o reposto prefeito Alcides Bernal, mas por que as esperanças estão todas voltadas a um novo estilo de administração. O terrorismo e a falta de ética povoaram a Prefeitura enquanto Gilmar Olarte esteve a frente da Administração. A população chegou a pensar em desistir dada a quantidade e a audácia do descaso a que foi submetida de forma humilhante e vergonhosa. Com o titular real da cadeira de volta surge uma espécie de salvador da pátria, o que era de se esperar , já que o povo tinha perdido as esperanças.
Esse papel a que Bernal está sendo submetido não é nada bom para ele e nem para os Campo Grandenses, haja visto que não se pode mudar tudo de uma hora para a outra, principalmente com os rumos que a Administração Anterior estava trilhando. Vejamos bem as primeiras afirmações sobre o posto a qual Bernal foi recolocado. Em todas elas há um discurso de melhoras porém agravantes que vão além da capacidade de um Administrador. Uma coisa que aprendemos com outros Prefeitos é que dinheiro deve ser buscado e que a máquina enxuta é uma das formas mais eficazes de se conseguir manter a governabilidade. A maquina administrativa estava entulhada de parasitas e todas as operações realizadas por Olarte, de certa forma, apontam para um imenso arrocho no orçamento municipal. Situações como a da saúde e da educação, que chegaram a um caos absoluto repetem-se em toda a cidade, seja em infra-estrutura, segurança, assistência social e até mesmo nos atos tomados pela Câmara de Vereadores.
O que mais nos perguntávamos quando notícias absurdas tomavam conta da mídia era: " Onde estão os vereadores?" e " até quando vão achar que somos burros?", A forma descarada com que as coisas eram apresentadas como comuns e o sorrateirismo do Legisladores Municipais e de Olarte deixaram um trauma de proporções inimagináveis na População. Para não nos frustrarmos com qualquer problema que ainda poderemos enfrentar, faz-se necessária a seguinte análise:

1) Bernal não é santo e não vai haver milagre.

O Prefeito assume com meta de deixar a Capital Administrável pois a retomada de crescimento da Cidade depende do fluxo de caixa e também da burocracia imposta pela máquina pública. Com o país a beira da falência, o que Bernal poderá fazer e tentar colocar no eixo os serviços públicos.Os tempos de obras e grandes investimentos já se foram e não existe possibilidade de fazer com que a cidade volte a ter prosperidade diante do quadro apresentado. Manter postos de saúde aberto e colégios funcionando é o trunfo que o prefeito poderá usar para a reeleição e é na reeleição que está o foco de toda a política até 2016. Não fantasiem que os vereadores ficaram bonzinhos e que a partir de agora todo mundo vai cooperar. Todos vão fazer o que é melhor para poder retornar em 2017 e nesse caso sabemos que a maioria sequer poderia colocar a cara na televisão, dada a quantidade de jeitinhos que foram dados para conseguir cada dia mais dinheiro das contas da Prefeitura.Existe vereador honesto? Sim, mas a corja que estava lá só queria mesmo saber do deles para poder investir nas campanhas milionárias que surgirão em 2016.

2) Os Vereadores devem pagar a conta

Convenhamos, Olarte não conseguiu afundar a Capital sozinho. Alguns safados administradores e legisladores fizeram de tudo para que ele nunca caísse nas malhas de sua ingerência. As CPIS viravam Pizza e as denuncias deboches e cafezinhos. Empresários lucraram alto com essas armações e existe muito mais escondido.Se Olarte resolver falar, vai ser o fim da carreira de muita gente, e com certeza a blindagem está mais forte que nunca. Olarte tinha na sua base aliada os Vereadores que ele queria, a troco de favores. Cada vez que  ele perde algo, alguns vereadores correm pra poder tirar o nome da lista e o time de campo. Uma coisa é certa, uma delação premiada ocasionaria um verdadeiro fim a grande parte dos  vereadores. Não se deve esquecer o problema para focar nas possibilidades que Bernal oferece. Devemos é nos ater e mostrar a esses que tanto aprontaram que o povo de Campo Grande tem memória e vai renovar a casa.Se a casa não for renovada, a prefeitura continuará uma terra de ninguém.. Eu anotei os nomes...

3) Olarte vai fazer de tudo para não deixar Bernal administrar

Você tem uma vaca leiteira que sustenta todo mundo que você resolveu que deveria ser sustentado, se a vaca é tomada, mesmo que de forma justa, pelo menos o leite derramado você vai querer.
Olarte é assim e vai continuar assim! Vai parasitar, inventar , reunir, mancomunar e espernear. O afastamento do mesmo marca o fim absoluto de sua carreira na área e  apesar de ter aberto 17 igrejas durante sua breve administração, o dinheiro público é algo que ele não vai querer deixar de ter. Não vamos fazer Bernal de santo, vamos apoia-lo enquanto fizer a coisa certa. Nada de aguentar erros por que ele foi injustiçado. Prefeito é prefeito e tem que responder como tal, o caso dele com a justiça e com a câmara não pode ser   justificativa para ingerências. Basta! Todos estão cansados!
Sejamos cautelosos e nunca esquecer do que passamos na mão de Olarte.

4) Servidor não pode ser omisso

Houveram greves para tentar resolver   inúmeros problemas criados pela administração Olarte para dificultar a vida dos servidores. A sensação de fim da caça as bruxas não pode imperar. Dar possibilidade de governabilidade não pode ser simplesmente renunciar aos seus direitos. Uma vez que a casa estiver  caminhando outra vez, os acordos e protocolos firmados ( a base de mentira) pela administração anterior, tem que ser compridos. A melhor forma de manter o serviço público com qualidade é ter ambiente de trabalho e salários dignos. Não esqueçam, servidores da SESAU, que as ações de natal e ano novo deixadas por Nelsinho não foram pagas por Bernal. Para evitar surpresas desagradáveis é mais que necessário manifestar-se e mostrar que estão de olho.

5) Só retirem da imprensa o que é bom

A imprensa de refugo e cafezinho ganhou muito com a administração Olarte. Inúmeras vezes me manifestei indignado pelas mentiras que os folhetins tentavam fazer o Povo engolir. Não é necessário frisar que não devemos acreditar em tudo o que a imprensa diz. Não caia nos golpes armados e notícias compradas. Você vive todos os dias nessa cidade e você sabe o que está acontecendo. Não podemos ser manipuláveis. O que é certo é certo, o que é errado é errado! não existe meio termo nisso. Imprensa sensacionalista ganha dinheiro a suas custas. Foque em credibilidade e veracidade, e não acredite em tudo que lê. Não existem santos ou pecadores, o barco é o mesmo, e qualquer puxa-saquismo exagerado, indica que a notícia é promoção pessoal. Diga não à imprensa que mente e engana. Se for pra ler abobrinhas politiqueiras é melhor investir em um livro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário