domingo, 14 de junho de 2015

Número de mortos por coronavírus Mers chega a 15 na Coreia do Sul


Homem de 62 anos teve morte confirmada; infectados são 145.
Hospital que concentra infecções suspendeu parte de suas operações.

Do G1, em São Paulo
Fumaça é vista durante processo de desinfecção de uma vila em Busan, onde ocorreu a 15ª morte por Mers, neste domingo (14) (Foto: Cho Jung-ho/Yonhap via AP)Fumaça é vista durante processo de desinfecção de uma vila em Busan, onde ocorreu a 15ª morte por Mers, neste domingo (14) (Foto: Cho Jung-ho/Yonhap via AP)
Infográfico - Entenda a Mers (Foto: Infográfico/G1)
Autoridades da Coreia do Sul confirmaram neste domingo (14) a morte de mais uma pessoa por causa da Síndrome Respiratória do Oriente Médio, o coronavírus Mers, o que elevou para 15 o total de mortos desde o surgimento do surto.
O homem de 62 anos morreu em um hospital da cidade de Busan, a segunda maior cidade do país. 
Ele contraiu a doença em 7 de junho, no Hospital Samsung de Seul, um dos mais importantes do país, onde pelo menos 70 pessoas foram contaminadas, de acordo com a France Presse.
Também foram confirmados sete novos casos (o que eleva o total para 145), dos quais três se originaram neste hospital.
Como consequência, o centro informou que suspendeu parte de suas operações até novo aviso. A imprensa sul-coreana informou que outros hospitais poderiam estar se negando a tratar pessoas que estiveram internadas ou visitaram o Samsung, o que vai contra a lei sul-coreana.
O governo do país asiático sustentou até agora que os contágios têm seu foco em hospitais (há 55 afetados em todo o país), o que tornaria o surto controlável.
No entanto, desde ontem foram confirmados dois contágios que aparentemente aconteceram em ambulâncias, o que levantou questionamentos sobre as atuais medidas do Executivo.
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, 4.850 estão isoladas em quarentena diante da possibilidade de terem contraído o coronavírus, que tem um período de incubação de 14 dias.
A queda do consumo doméstico e do turismo estão afetando negativamente a quarta economia da Ásia, o que obrigou o governo sul-coreano a ativar um fundo de reserva de 400 bilhões de wons (US$ 360 milhões) para aliviar a situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário