terça-feira, 16 de junho de 2015

Temer reúne ministros e líderes no Planalto para discutir desonerações


Vice-presidente chamou ao Planalto seis ministros e 12 líderes.
Câmara analisa projeto que compõe ajuste fiscal do governo.

Filipe MatosoDo G1, em Brasília
O vice-presidente da República, Michel Temer, chamou ao Palácio do Planalto nesta terça-feira (16) seis ministros e 12 líderes de partidos aliados na Câmara dos Deputados para discutir o projeto de lei que altera a desoneração da folha de pagamento das empresas.
Com o fim das desonerações sobre a folha de pagamento, o governo espera arrecadar R$ 1 bilhão por mês, chegando a um total de R$ 12 bilhões ao ano. O projeto compõe o ajuste fiscal proposto pelo governo para reduzir gastos e reequilibrar as contas da União. A expectativa é que o texto fosse votado ainda esta semana, mas, segundo o Blog da Cristiana Lôbo, o governo já foi avisado de que a proposta pode não ser votada nos próximos dias.
Inicialmente, o texto foi enviado ao Legislativo como Medida Provisória. Porém, o presidente do Congresso, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), o devolveu ao Executivo. A fim de garantir a aprovação da proposta, o governo reenviou a proposta como projeto de lei.

Além deles, estiveram na reunião o líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), além dos líderes do PT, PMDB, PP, PDT, PC do B, PROS, PSD, PR, PTB, PRB e PHS.
De acordo com a assessoria da Vice-presidência, participaram do encontro os ministros Joaquim Levy (Fazenda), Aloizio Mercadante (Casa Civil), Carlos Gabas (Previdência Social), Ricardo Berzoini (Comunicações), Eliseu Padilha (Aviação Civi) e Luís Inácio Adams (Advocacia-Geral da União).
Responsável pela articulação política do governo, Temer já havia se reunido nesta segunda (15) com Mercadante e o presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), para discutir o projeto.
Após o encontro, ele deixou o Planalto acompanhado de Cunha e Mercadante. Na avaliação do vice-presidente, o acordo está “caminhando muito bem” para que a proposta seja votada no plenário conforme as expectativas do governo.
“A reunião foi boa. Muito boa. [O acordo] está indo muito bem, está caminhando muito bem”, declarou o peemedebista, ao deixar seu gabinete. Em seguida, Temer e Mercadante posaram para fotos e se cumprimentaram.
O ministro da Casa Civil, então, completou a fala do vice-presidente: “Estamos muito próximos do acordo.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário