segunda-feira, 27 de julho de 2015

Identificar contas na Suíça, de envolvidos no esquema, é o próximo passo de Lava Jato



A denúncia apresentada pelo Ministério Público contra a cúpula da Construtora Odebrecht demonstra um trabalho extremamente sério e minucioso dos procuradores da República. São 205 páginas de fatos chocantes, onde a palavra “Suiça” aparece 114 vezes.
Os bancos suíços ganharam fama mundial pelo caráter confidencial de suas contas, desta forma o país acabou se tornando o local preferido para as aplicações financeiras de corruptos e corruptores de todo o mundo.
Entretanto, em razão desta fama de “paraíso de corruptos”, o país vem gradativamente endurecendo suas leis, fato que foi ignorado ou não foi percebido pelos bandidos operadores do petrolão.
De acordo com a denúncia, os petrodólares foram ocultados pela Odebrecht em cinco contas no PKB Privatbank, com sede em Lugano. Antes de chegar lá, passavam por offshores registradas no Uruguai, nas Ilhas Virgens e em Belize.
Ultimamente, conforme demonstram anotações de Marcelo Odebrecth, ele andava preocupado com o “risco swiss”. Segundo os investigadores, era assim que ele se referia à possibilidade de a Lava Jato identificar contas da empresa na Suíça.
A denúncia contra a Odebrecht abre uma avenida para a comprovação de crimes e para a recuperação de dinheiro público.
O próximo passo é identificar contas secretas de deputados, senadores e governadores, que participaram da farra do petrolão.
O povo brasileiro vai viver momentos emocionantes nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário