quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Eleições e Voto Consciente


Importância das eleições, importância do voto consciente, escolhendo um bom candidato



Introdução 

É muito comum ouvirmos que todos os políticos são iguais e que o voto é apenas uma obrigação. Muitas pessoas não conhecem o poder do voto e o significado que a política tem em suas vidas.

A importância do voto

Numa democracia, como ocorre no Brasil, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania. Possibilitam a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas. Escolher um péssimo governante pode representar uma queda na qualidade de vida. Sem contar que são os políticos os gerenciadores dos impostos que nós pagamos. Desta forma, precisamos dar mais valor a política e acompanharmos com atenção e critério tudo que ocorre em nossa cidade, estado e país.
O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade.

Como votar conscientemente

Em primeiro lugar temos que aceitar a ideia de que os políticos não são todos iguais. Existem políticos corruptos e incompetentes, porém muitos são dedicados e procuram fazer um bom trabalho no cargo que exercem. Mas como identificar um bom político?
É importante acompanhar os noticiários, com atenção e critério, para saber o que nosso representante anda fazendo. Pode-se ligar ou enviar e-mails perguntando ou sugerindo ideias para o seu representante. Caso verifiquemos que aquele político ou governante fez um bom trabalho e não se envolveu em coisas erradas, vale a pena repetir o voto. A cobrança também é um direito que o eleitor tem dentro de um sistema democrático.

Durante a campanha eleitoral

Nesta época é difícil tomar uma decisão, pois os programas eleitorais nas emissoras de rádio e tv parecem ser todos iguais. Procure entender os projetos e ideias do candidato que você pretende votar. Será que há recursos disponíveis para que ele execute aquele projeto, caso chegue ao poder? Nos mandatos anteriores ele cumpriu o que prometeu? O partido político que ele pertence merece seu voto? Estes questionamentos ajudam muito na hora de escolher seu candidato. 

Conclusão

Como vimos, votar conscientemente dá um pouco de trabalho, porém os resultados são positivos. O voto, numa democracia, é uma conquista do povo e deve ser usado com critério e responsabilidade. Votar em qualquer um pode ter conseqüências negativas sérias no futuro, sendo que depois é tarde para o arrependimento.

Alderico Sena
O Brasil como está é que não pode ficar, não temos mais Partidos políticos de esquerda, direita e de centro que defendam seus programas e estatutos, hoje já são trinta e dois partidos no Brasil, onde entendemos que o ideal seria bem menos. No Brasil criam-se mais Partido Político, Igreja e Sindicato do que estabelecimentos de ensino que é a base de uma nação.
As mudanças sociais, culturais, econômicas e políticas só acontecerão se o eleitor colocar em prática mudanças comportamentais, com consciência política,  para impor aos pretensos candidatos a cargos eletivos, respeito ao voto do eleitor, responsabilidade e honestidade na condução do mandato.
O momento é de reflexão e de ação, querer é poder, considerando que o representante da cidadania, a escolha é do eleitor e também “O cidadão que não conhece os seus direitos, não tem o direito de lutar por eles”, escreveu Ruy Barbosa.
É preciso acabar com a cultura política “do que é dando que se recebe” político não é para dar nada a ninguém. A sociedade precisa entender que o instrumento da sabedoria, ideias e projetos é que beneficia uma coletividade no que concerne a educação, saúde, segurança, transporte, geração de emprego, melhor distribuição de renda, dentre outros benefícios em prol do povo e para o povo.  
Cidadãos pensem no amanhã das crianças e apliquem a CPI do eleitor que é o voto consciente, precisamos coibir que os maus políticos e aqueles que prestaram desserviço ao Brasil “FICHAS SUJAS” não devem continuar nos PODERES EXECUTIVO, LEGISLATIVO E JUDICIÁRIO, conduzindo e deliberando os destinos da sociedade e do Brasil. QUERER É PODER COM AÇÃO E NÃO OMISSÃO.
Vamos iniciar uma nova cultura de VOTAR NO SER E NÃO NO TER do candidato, visando o NÓS e não o EU para o Brasil ter NOVOS RUMOS O problema do Brasil não é econômico, é social. São muitos com poucos e poucos com muitos recursos. É inadmissível ainda em pleno Século XXI, existirem professores, empregadas domésticas e outros trabalhadores no interior do estado ganhando abaixo do salário mínimo.
Mudar o modelo de VOTAR para melhorar o perfil dos representantes do povo é preciso pois é só avaliar os últimos escândalos de corrupção praticados contra o erário público e a sociedade. Com bons políticos teremos eficiência e eficácia de gestão pública e poderemos garantir direitos constitucionais tais como: educação, cultura, saúde, segurança, assistência social, ciência e tecnologia, previdência social, seguridade social, meio ambiente, dentre outras políticas públicas de qualidade.
O Movimento dos Aposentados, Pensionistas e idosos do PDT, convida a Sociedade organizada para defender o Movimento da Reforma Política Já, com financiamento público de campanha, a exemplo dos Movimentos Estudantil em 68 e as Diretas Já em 85, como única forma de transformação de organizacional dos Partidos, acesso a todo e qualquer cidadão a disputar uma eleição em igualdades de condições e vetar o financiamento de pessoas jurídicas à candidatos para a moralização do Sistema Eleitoral e do Setor Público no Brasil.   .
Vamos acabar com essa história de que na política no Brasil só tem corrupto e que não tem mais jeito! O jeito quem tem que dá são os eleitores, votando consciente porque nem todos os políticos são iguais, é só levantar informações do caráter do candidato. Caráter não tem preço. Quem nasce honesto, morre honesto. Observem o que está escrita na cartilha do MPF “Quando o eleitor troca o voto por um favor pessoal, elege um candidato corrupto e prejudica milhões de brasileiros, inclusive a sua família”.
Em outubro, teremos eleições, este é o momento do eleitor aplicar a CPI DO ELEITOR nos “FICHAS SUJAS” para expurgar os maus políticos.  Eleitor chegou a hora de separar “O JOIO DO TRIGO” utilizando a estratégia de não anular e nem votar em branco para não passar cheque em branco a candidato inescrupuloso com as questões do povo e dos municípios brasileiros.
Lembramos que o acompanhamento do mandato do representante do povo não é só dos órgãos fiscalizadores é também uma responsabilidade do eleitor, basta consultar o site: www.portaldatransparencia.gov.br para ver as “FICHAS SUJAS”. Eleitor quem não gosta de política é governado por quem gosta. Pare, pense e vote consciente.
Alderico Sena

Nenhum comentário:

Postar um comentário