terça-feira, 15 de setembro de 2015

Saúde não é brincadeira! Usuários do benefício TFD esperam há mais de dois meses por ressarcimento


O  Campo-Grandense  sente todo dia na pele como é difícil ser atendido de forma eficiente pelo  Sistema único de Saúde (SUS), mesmo quando os procedimentos necessários são simples. Agora imagine se na sua cidade não existe o tratamento específico para sua enfermidade e você se vê obrigado a buscar tratamento em outro município.
O Tratamento Fora do Domicílio (TFD) é um benefício que visa garantir o tratamento a pacientes portadores de doenças não tratáveis na cidade de origem. Custeando a passagem e fornecendo o pagamento de ajuda de custo ao paciente encaminhado por ordem médica às unidades de saúde de outro município, quando esgotados todos os meios de tratamento na localidade de residência do mesmo.  
Para ser incluso no serviço, o paciente precisa passar por consulta para a realização dos laudos médicos e preenchimento da ficha de avaliação social, dando entrada na documentação na sede da  Coordenadoria de Controle e Avaliação (CCA), localizada  na Rua Bahia, 280.
Na teoria o TFD custeia a passagem, rodoviárias ou aéreas, conforme a patologia e a condição do usuário, para o paciente e um acompanhante e o pagamento de diárias no valor de 35 reais, que são pagas após 30 dias. Mas não é bem assim que o sistema está funcionando na capital.
O desgaste sofrido por um tratamento que deveria ser realizado onde o paciente mora, e não é pela falta de infraestrutura e investimento no sistema público de saúde em inúmeros municípios brasileiros,  não acaba por aí. Segundo David Marques (35) que utiliza o TFD para se tratar no Hospital Sarah em  Brasília, o ressarcimento de suas diárias está atrasado a mais de um mês. “Eu não recebi a minha passagem, que eu tive que pagar para poder fazer a viagem. E agora tanto o ressarcimento da passagem quanto o das diárias está atrasado”.
 David afirma que conhece vários outros usuários que estão na mesma situação e que ao

    questionar  os funcionários do setor de pagamentos do TFD não obteve nenhuma informação concreta. “Não é a primeira vez que depositam o dinheiro em atraso, mas desta vez eles não tem nem nenhuma previsão de quando a gente vai receber” lamenta.
    O MSNOTÍCIAS tentou o contato tanto com a Secretaria de Saúde do Governo, quanto com o setor de pagamentos do TFD para questionar o atraso, mas sem sucesso. A redação continuará tentando entrar em contato para dar prosseguimento a matéria. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário