terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Além de parcelamento, servidores denunciam 13° menor neste ano

Mal se acostumaram com a ideia do parcelamento, agora muitos se deparam com o 'terror' da redução do 13º salário

Servidores da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) entraram em contato com a equipe de reportagem do TopMídiaNews para denunciar que receberão até 20% a menos do valor integral do 13° salário, conforme o holerite visualizado na sexta-feira (11). O que agrava a situação é que além deste ano o 13° ser parcelado, tal redução prejudica ainda mais o bolso do trabalhador.

Já é de conhecimento público que o 13º do servidor municipal será parcelado em razão da crise econômica, divulgada pelo prefeito Alcides Bernal (PP). A primeira parcela está prevista para sair até o dia 18 de dezembro, enquanto a segunda, a expectativa é para 15 de janeiro de 2016. O agravante é que os servidores acessaram o sistema e perceberam uma redução de 10 a 20% do 13°.

Um dos servidores da Sesau contou que foi divulgado o holerite com o valor integral na sexta-feira e após verificarem a situação, eles teriam entrado em contato com o Recursos Humanos. A justificativa seria que a prefeitura mudou a base de cálculo, antes computavam de dezembro a novembro do outro ano e agora, seria de janeiro a novembro deste ano.

 “Os meus vencimentos totais para cálculos de férias foram: 73.386,81 dividindo por 12 temos 6115,57. No cálculo da prefeitura eles vão pagar 5270,40. Então, eles vão deixar de repassar do meu décimo 845,17, o que equivale a 13,82 % a menos”, explicou um dos servidores que preferiu não se identificar, com receio de represálias, destacando que todos tem que ser alertados porque há um prazo para pedir o dinheiro integral.

Ao serem indagados sobre o novo cálculo acabar reduzindo um mês de serviço e poder estar equivocado, o RH teria voltado atrás. “Conversamos entre nós e apertamos o RH. Agora, disseram que temos que fazer um tal de requerimento padrão da Sesau para reaver o nosso salário até essa sexta. Mas eu me pergunto, o porquê dessa mudança de cálculo e se não tivéssemos reparado? Seríamos todos enganados? Um absurdo, desrespeito ao servidor”, disse outro, que trabalha há mais de 10 anos no local e nunca passou por isso antes.

A equipe do TopMídiaNews entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura e eles estranharam o fato, também informaram que “Os servidores devem checar possíveis erros com o setor de RH de sua secretaria”.


Nenhum comentário:

Postar um comentário