domingo, 27 de dezembro de 2015

Campanha pede volta de promotor ao comando do Gaeco

População se mobiliza pelas redes sociais para manter Marcos Alex na instituição

Foto: André de Abreu / Arquivo Top Mídia News Campanha pede volta de promotor ao comando do Gaeco
Foto: André de Abreu / Arquivo Top Mídia News
Após o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) confirmar que o promotor Marcos Alex de Oliveira não é mais o coordenador do órgão, parte da população campo-grandense tenta se mobilizar para a volta dele ao comando da instituição. A campanha está sendo realizada pelas mídias sociais.

Conforme a assessoria de imprensa do Gaeco, Marcos Alex sai por 'decisão única', para realizar 'novos projetos'. O anúncio gerou desconfiança da população e uma campanha de apoio 'pelo fica' se espalhou pelas redes sociais.

Um evento está marcado para acontecer neste domingo (27), às 10 horas da manhã, na sede do Gaeco, no Jardim Veraneio, região Parques dos Poderes, em Campo Grande.

A campanha batizada de "Abraço Cívico na Sede do Gaeco" se espalhou rapidamente pela rede socialFacebook. O ato destaca a conduta do promotor que 'incomodou' a alta classe política e empresarial da Capital. No convite a população está escrito: "Em apoio ao Promotor Marcos Vera, coagido por sua bravura, pela facção criminosa que reina em MS".


A saída
Informações extraoficiais apontam que o promotor teria causado insatisfação de praticamente 'todos os lados', ao envolver nomes de figuras públicas da política sul-mato-grossense, em especial de vereadores do alto clero, prefeito afastado e de ex-governador durante a investigação da Operação Coffee Break, do Gaeco.

Além da insatisfação da classe política e empresarial que se viram ameaçadas com a investigação, parte da cúpula do próprio Ministério Público Estadual também não estava satisfeita pelos constantes 'vazamentos' de informações de caráter sigiloso que se tornaram de conhecimento público em rede nacional. A exposição desnecessária dos investigados e inclusive do próprio promotor, causou mal-estar e bate-boca dentro do MPE e a permanência do promotor a frente do Gaeco estaria insustentável e já com os dias contatos.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do Gaeco, que negou o fato do promotor ter recebido pressão, mas admitiu que a situação ajudou na decisão de Marcos Alex. As tratativas com o gabinete da Procuradoria-Geral de Justiça sobre a sua saída já vinham acontecendo antes do término do relatório a pedido dele. E no dia 4 de dezembro, data da entrega do relatório à Procuradoria-Geral de Justiça (PGJ), Marcos Alex oficializou o desejo deixar o comando do órgão encaminhando o pedido de desligamento. O processo agora está sob análise da PGJ e a resposta só deve sair no inicío de 2016, mas a saída dele já é dada como certa. 


Embora o manifesto esteja previsto para este domingo, a assessoria de imprensa do Gaeco disse nesta semana ao TopMidiaNews que, assim que o promotor concluiu o relatório, saiu de férias e as emendou com o recesso forense. Marcos Alex é natural do Estado do Paraná. Não há informações se o promotor estaria em Mato Grosso do Sul. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário