domingo, 27 de dezembro de 2015

Grupo faz ato em apoio a promotor do Gaeco, que deve ir para o governo


Promotor causou polêmica por vazamento de informações

  • Manifestação teve início por volta das 10 horas (Foto: Marithê Lopes)

  • Em número menor do que esperado, um grupo de manifestantes se reuniu na manhã deste domingo (27) em frente à sede do Gaeco, em razão do anúncio de que o promotor Marcos Alex deve deixar o órgao e ganhar um cargo no governo estadudal. Ao título de ‘abraço cívico’, a manifestação  não poupou críticas ao atual governo do país.
    Gerson Gonzaga, um dos organizadores do movimento, lamentou que muitas pessoas não foram à sede do Gaeco, devido ao difícil acesso. “Muitos não conseguiram encontrar o local, mas de qualquer forma, a primeira semente foi plantada hoje. As vozes ecoadas aqui irão passar pelos mais diversos setores do Estado e ainda vão muito longe”.   
    Para a professora Angelina Souza, "parece que estamos revivendo o coronelismo dos séculos passados. Defendo o fim da reeleição. O Brasil não precisa esperar uma reforma política, temos de decidir isso ano que vem nas urnas. Somos diariamente assaltados pelo pagamento de impostos, pela falta de médicos e de educação".
    Já o cabeleireiro, Nilton Costa, compareceu no manifesto para acompanhar o filho de 10 anos. “Ele queria muito vir. Diz que não confia em nenhum político e que acredita que a população tem que se mover, mas não só contra a Dilma, e sim contra todos os corruptos, inclusive contra os vereadores que já foram até gravados”, disse.   
    De mãos dadas, o grupo formou um círculo em frente à sede do Gaeco. Ao fim, alguns se organizaram para sair em carreata, fazendo “buzinaço” pela Avenida Afonso Pena. Segundo eles, a intenção é passar em frente à Câmara Municipal e à casa do ex-governador André Puccinelli.
    Saída
    A confirmação da saída do promotor foi feita neste sábado (26), pelo MPE-MS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul), que convocou coletiva de imprensa para segunda-feira (28), com o objetivo de apresentar detalhes sobre sua saída. Há a informação ainda não confirmada de que o promotor deve ganhar um cargo no governo.
    Ainda não foi informado se o promotor deixará somente a coordenação ou o Gaeco. Estes detalhes serão apresentados durante a coletiva, afirma o MPE. O promotor conduziu as investigações da Operação Coffee Break, que investiga suposto esquema para cassar o prefeito Alciddes Bernal e foi o autor do pedido afastamento de prefeito, Gilmar Olarte (PP).
    Alex já concluiu seu trabalho na operação Coffee Break. O relatório da investigação já foi entregue ao Procurador-Geral de Justiça, Humberto Brites, que deve decidir, até o começo do ano que vem, se apresenta a denúncia à Justiça, se pede mais deliberações ao Gaeco ou se arquiva a apuração.      
    Polêmica
    O vazamento parcial ou total de depoimentos e do próprio relatório geraram críticas a Marcos Alex, inclusive de conteúdo de pedido de prisão de vereadores e empresários no Tribunal de Justiça.
    Advogados e até membros do judiciário manifestaram  contrariedade pelo  vazamento de peças do trabalho de investigação. Nos bastidores,  há o estigma de que Alex 'gosta de hofofote'.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário