terça-feira, 19 de janeiro de 2016

Empresa responsável por ponte que desabou fez asfalto e reformou UPA na Capital

Empreiteira ficou conhecida após o desabamento de uma ponte de concreto em Guia Lopes da Laguna

Dona de contratos milionários com a prefeitura de Campo Grande, a Wala Engenharia Ltda é responsável pela ‘implantação de infraestrutura urbana, pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais no Jardim Panorama - Etapa B’. A empresa ficou conhecida após o desabamento de uma ponte de concreto executada por ela no início do mês, em Guia Lopes da Laguna.

De acordo com extrato do contrato publicado no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande), a obra de pavimentação asfáltica foi orçada em R$ 137.856,71, com um prazo de 90 dias para a execução. Assinam o documento formalizado em 10 de junho de 2014, durante a gestão do ex-prefeito Gilmar Olarte (PP por liminar), o ex-secretário municipal de Infraestrutura Semy Ferraz e Antonio Carlos Vasques.

A empresa também é responsável pela reforma da UPA (Unidade de Pronto Atendimento Comunitário) do bairro Coronel Antonino. Com os serviços orçados em R$ 41.336,29, a contratação teve o aval do então secretário de Obras, Valtemir Alves de Brito, mais conhecido como Kako. Além disso, a Wala detém contratos iniciados na época de Nelsinho Trad (PTB), que permanecem na administração de Alcides Bernal (PP) através de aditivos.

Foto: Reprodução/Diogrande

Entre os últimos serviços contratados pelo município, está a reforma do Cetremi (Centro de Triagem Encaminhamento Migrante), no valor de R$ 247.660,80. Somente no mês de julho, ela recebeu da prefeitura R$ 635,9 mil, dividido em dois empenhos para manutenção e conservação de bens imóveis e para obras e instalações.

Desabamento
A Wala realizou a construção da ponte de concreto armado, que desabou sobre o Rio Santo Antônio na rodovia MS 382. Orçada em R$ 1.252.913,62, conforme o Diário Oficial de 11 de julho de 2011, ela foi inaugurada em 02 de fevereiro de 2012, pelo ex-governador André Puccinelli (PMDB), citado na Operação Lama Asfáltica como possível beneficiário de propinas para o direcionamento de licitações.

A ponte integrou um conjunto de obras de reconstrução de estruturas danificadas pelas chuvas que ocorreram no verão de 2010/2011, realizada com recursos do Governo Federal destinado a recuperação de áreas afetadas por desastres naturais, através do Ministério da Integração Nacional. Em Guia Lopes da Laguna, ela substituiu uma ponte de madeira por outra supostamente mais moderna.

Investigações

Um dos sócios da empreiteira, Nivaldo Rodrigues Araújo, teria negociado obras com o pivô dos escândalos da Lama Asfáltica, o megaempresário João Alberto Krampe Amorim. De acordo com a Polícia Federal, os contatos do proprietário da Proteco Construções com outros empresários da cidade, que seriam ‘concorrentes’ “demonstra o respeito que todos têm por ele, espécie de articulador do setor”. 

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