segunda-feira, 16 de maio de 2016

Caravana da Saúde ultrapassa 40 mil atendimentos e 2,5 mil cirurgias

Nesta segunda-feira (16), o atendimento no pavilhão Albano Franco se volta para as consultas oftalmológicas

Alberto Dias
Coordenador da Carava, Marcelo Mello, contabiliza  mais de 40 mil atendimentos e 2,5 mil cirurgias de cataratas já realizadas. (Foto: Marcos Ermínio)Coordenador da Carava, Marcelo Mello, contabiliza mais de 40 mil atendimentos e 2,5 mil cirurgias de cataratas já realizadas. (Foto: Marcos Ermínio)
O número de procedimentos oftalmológicos na edição de Campo Grande da Caravana daSaúde ultrapassa 40 mil, segundo a organização, incluindo consultas, exames e procedimentos cirúrgicos. Nesta segunda feira (16), enquanto 620 novas cirurgias para retirada de cataratas movimentam o pavilhão Albano Franco, em outro local, onde funciona o "pós-operatório", a ansiedade dava lugar à alegria em enxergar de novo.

"Já consegui operar os dois olhos pela Caravana da Saúde", comemorava Maria da Glória Domingues, de 64 anos, após passar pelo médico, 24 horas depois de ter o segundo olho operado. Junto com dona Maria, outras 600 pessoas passaram esta manhã pelo pós-operatório, que acontece na Escola Evangélica Pastor Hilario Colognese Shalon, localizada na Rua Arapuã, 254, no bairro Guanadi.
No local, o movimento começa por volta das 5 horas da manhã e às 10 horas todos já tinham recebido o atendimento. Agora, eles devem retornar no sétimo dia após a cirugia para mais uma consulta de rotina. "Eu já não enxergava quase nada sem óculos e tinha muita dor de cabeça", complementou dona Maria. Ela é uma das 1.255 pessoas que foram operadas durante o fim de semana na Capital.
Segundo a organização do evento, até o momento já passa de 50 mil o número de procedimentos realizados pela Caravana da Saúde em Campo Grande, incluindo consultas em 11 especialidades médicas, exames e cirurgias já concluídas.
Até o meio-dia desta segunda-feira (16), 1.200 crachás foram expedidos para novos pacientes que buscam tratamento oftalmológico e cirurgia para retirada de catarata. "Hoje devem passar por aqui cerca de 1600 pessoas até o fim do dia", estimou o coordenador da Caravana, Marcelo Mello.
Segundo ele, as cirurgias para retirada de cataratas já somam 2,5 mil e seguirão todos os dias, até o final da Caravana da Saúde, que vai até 29 de maio. O atendimento nas outras 11 especialidades oferecidas acontecem sempre aos finais de semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário