terça-feira, 3 de maio de 2016

Rei Felipe VI dissolve Parlamento espanhol e convoca nova eleição

Monarca havia tentado negociar formação de novo governo


O rei da Espanha, Felipe VI, dissolveu o Parlamento do país nesta terça-feira (3), depois de se esforçar para que os principais partidos do país formassem um novo governo. Ele convocou uma nova eleição, que deve ocorrer no dia 26 de junho.
Já era aguardado, desde a semana passada, que o monarca fizesse o decreto. Isso se deve a reuniões entre líderes partidários e Felipe VI, nas quais eles disseram não serem capazes de conseguir maioria simples no Parlamento espanhol, para que pudessem indicar um primeiro-ministro.
O decreto do rei foi assinado após o vencimento do prazo legal para que fosse formado um novo governo. A Espanha tem passado por uma crise política desde que o partido de esquerda Podemos e o liberal Ciudadanos conquistaram votações expressivas, na eleição de dezembro de 2015. Isso fez com que fosse quebrado um longo período de hegemonia do Partido Popular, conservador, e do PSOE (Partido Socialista Trabalhador Espanhol), de centro-esquerda.
O primeiro-ministro Mariano Rajov, do Partido Popular deve seguir no cargo até que seja formado um novo governo, com eleições para o Parlamento. Ele assumiu em 2011 e, segundo pesquisas, seu partido é o favorito para conseguir mais cadeiras legislativas no país, mas sem alcançar 50% dos voto

Nenhum comentário:

Postar um comentário