quarta-feira, 24 de janeiro de 2018

Lula, dos 300 picaretas do Congresso e marolinha da crise global até a Lava-Jato

Resultado de imagem para Lula, da infância à Presidência e à Lava-Jato

Allan Borba*
Metalúrgico, líder sindicalista, um dos fundadores do Partido dos Trabalhadores (PT), presidente da República e condenado em primeira instâcia na Operação Lava-Jato. Desde os anos 70, Luiz Inácio Lula da Silva adotou muitas facetas até chegar ao status de uma das figuras mais importantes da história da política brasileira. Além de seu passado como operário, seu forte apelo popular foi criado pelo poder de oratória. Mesmo assim, muitas das vezes o tiro saiu pela culatra, e as palavras traíram Lula, gerando desconforto e polêmicas — algumas vezes até internacionalmente.
Lula foi condenado, em 12 de julho de 2017, na primeira instância pelo juiz federal Sérgio Moro a 9 anos e 6 meses de prisão, enquadrado nos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Além do misticismo em torno da figura do ex-presidente, a condenação foi polêmica por ter a capacidade de acabar com as pretensões políticas de Lula, uma vez que a Lei da Ficha Limpa proíbe a candidatura presidencial de condenados em segunda instância.

O Acervo O GLOBO listou 21 frases marcantes do ex-presidente do Brasil, segundo reportagens publicadas pelo jornal, desde a década de 90.
1) "De todos os deputados do Congresso Nacional, há pelo menos 300 picaretas. E eles foram eleitos, não caíram lá de paraquedas. São políticos que põem seus interesses acima de suas obrigações com a comunidade" - em 09/09/1993, referindo-se ao envolvimento de parlamentares no escândalo da CPI do Orçamento, durante o governo de Itamar Franco.
2) "Nunca fui candidato a santo" - Em 12/05/2004, ao comentar expulsão de jornalista de "New York Times" durante café da manhã com líderes da base do governo. Caso criou desconforto internacional, gerando comentários de jornalistas ao redor do mundo e do porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Richard Boucher.
3) "Sexo é uma coisa que quase todo mundo gosta e é uma necessidade orgânica, da espécie humana e da espécie animal. Como não temos controle disso, o que precisamos é educar" - Em 07/03/2007, ao defender a distribuição gratuita de camisinhas no lançamento de plano para conter a disseminação da Aids entre as mulheres.
4) "Crie um G que o Brasil vai estar lá dentro. Não tem país mais preparado para achar o ponto G que o Brasil" - Em 12/02/2010, ao falar sobre a participação do país em grupos como G-20, G-4 e G-8. Lula foi a Goiânia inaugurar uma barragem e uma escola em uma vila onde casas populares estavam sendo construídas.
5) "Eu e Palocci somos unha e carne" - Em 28/04/2005, ao elogiar e declarar confiança no novo ministro da Fazenda, o médico Antonio Palocci.
6) "Eu conheço o Palocci bem. Se o Palocci não fosse um ser humano, ele seria um simulador. Ele é tão esperto que é capaz de simular uma mentira mais verdadeira que a verdade. É médico, calculista, é frio" - Em 14/09/2017, durante depoimento ao juiz Sérgio Moro. Lula foi acusado pelo ex-companheiro Antonio Palocci de fazer um "pacto de sangue" com a construtora Odebrecht.
7) "Não interessa se foi A, B ou C. Todo o episódio foi como uma facada nas minhas costas" - Em 29/12/2005, ao comentar sobre o Mensalão durante entrevista ao programa "Fantástico", da Rede Globo.
8) "Sou que nem massa de bolo. Quanto mais batem, mais cresço" - Em 11/05/2006, ao comentar a relação entre a crise política e seu desempenho nas pesquisas.
9) "O caos aéreo é como uma metástase. A gente acha que está tudo bem, mas só descobre que o problema é bem maior quando ele (o câncer) surge" - Em 02/08/2007, ao admitir ter sido surpreendido pela crise aérea.
10) "Estou preparado para enfrentar mais essa batalha e acho que nós vamos conseguir tirar de letra. Basta que a gente siga recomendações médicas, basta que a gente faça aquilo que precisa ser feito. Acho que vou vencer esta batalha. Não foi a primeira e não será a única batalha que eu vou enfrentar. Com a solidariedade de vocês, vai ser muita mais tranquilo, muito mais fácil" - Em 01/11/2011, em vídeo gravado ao sair do hospital após receber o diagnóstico de câncer na laringe.
11) "Lá (nos EUA), ela é um tsunami; aqui, se ela chegar, vai chegar uma marolinha que não dá nem para esquiar " - Em 04/10/2008, ao debochar dos efeitos no Brasil da crise mundial, que estourara no mês anterior com a quebra do gigante bancário americano Lehman Brothers, tornando-se a mais severa crise enfrentada pelo planeta desde a Grande Drepressão dos anos 30.
12) "É uma crise causada, fomentada, por comportamentos irracionais de gente branca, de olhos azuis, que antes da crise parecia que sabia tudo e que, agora, demonstra não saber nada" - Em 26/03/2009, ao falar sobre os responsáveis pela crise mundial que abalou a economia mundial a partir de 2008. O presidente estava ao lado do então primeiro-ministro britânico, Gordon Brown, que tem olhos claros, e deixou o britânico ligeiramente constrangido com o comentário.
13) "Você não acha chique emprestar dinheiro para o FMI? E eu, que passei parte da minha juventude carregando faixa em São Paulo: Fora FMI!" - Em 03/04/2009, ao confirmar, durante reunião do G-20 (grupo de países mais ricos e os principais emergentes), que o Brasil iria se tornar, pela primeira vez, credor do Fundo Monetário Internacional (FMI).
14) "Entre o que se quer e o que se pode fazer tem uma diferença do tamanho do Oceano Atlântico. Se Jesus Cristo viesse para cá, e Judas tivesse a votação num partido qualquer, Jesus teria de chamar Judas para fazer coalizão." - Em 22/10/2009, Em entrevista à "Folha de S.Paulo" ao ser questionado sobre seus aliados políticos.
15) "Uma mulher não pode ser submissa ao homem por causa de um prato de comida. Tem que ser submissa porque gosta dele" - Em 15/01/2010, durante discurso na cerimônia de lançamento da pedra fundamental e de início das obras da Refinaria Premium I.
16) "O povo pobre não precisa mais de formador de opinião. Nós somos a opinião pública" - Em 18/11/2010, ao acusar, durante comício em Campinas, a imprensa de não agir de forma democrática.
17) "Parece um governo de mudos" - Em 18/06/2015, ao criticar Dilma Rousseff (sua cria política) e seus ministros, principalmente os do PT.
18) "É um tríplex minha casa minha vida" - Em 04/03/2016, durante depoimento prestado à Polícia Federal (PF) sobre tríplex no Guarujá (SP). Na época da reportagem do GLOBO, a PF investigava se a empreiteira OAS havia reformado o apartamento para uso da família Lula em troca de benefícios.
19) "Tá bom, eu tô aqui, fico aguardando. (...) Tchau, querida." - Em gravação telefônica divulgada no dia 16/03/2016, em que Dilma dizia estar mandando termo de posse como ministro da Casa Civil para supostamente dar foro privilegiado à Lula.
20) "Nós temos uma Suprema Corte totalmente acovardada, nós temos um Superior Tribunal de Justiça totalmente acovardado, um Parlamento totalmente acovardado, somente nos últimos tempos é que o PT e o PC do B acordaram e começaram a brigar. Nós temos um presidente da Câmara fodido, um presidente do Senado fodido, não sei quantos parlamentares ameaçados, e fica todo mundo no compasso de que vai aconteceu um milagre e que vai todo mundo se salvar. Eu, sinceramente, tô assustado com a "República de Curitiba". Porque a partir de um juiz de 1ª instância, tudo pode acontecer nesse país" - Em gravação telefônica divulgada no dia 16/03/2016, em que Lula, em conversa com a presidente Dilma Rousseff, atacou setores e instituições do governo.
21) "Nem o Moro, nem o Dallagnol, nem o delegado da Polícia Federal tem a lisura, a ética e a honestidade que eu tenho nestes 70 anos de vida" - Em 24/04/2017, durante evento do PT que discutia os efeitos da Operação Lava-Jato no país. Lula reclamou da atuação dos investigadores e atacou o procurador Deltan Dallagnol, a quem chamou de "moleque".
22) "Nós estamos reivindicando a participação na OMC porque achamos que o Brasil é um país que tem muita importância" - Em 28/01/2005, durante discurso no Fórum Econômico Mundial, em Davos. O Brasil já fazia parte da organização na época.
23) "Sabe, porque... até a Clara Ant (...) porque fica procurando o que fazer. Faz um movimento da mulher contra esse filho da puta. Porque ele batia na mulher, levava ela pro culto, deixava ela se fuder, dava chibatada nela. Cadê as mulheres de grelo duro do nosso partido?" - Em 15/03/2016, em telefonema gravado com autorização judicial ao ex-ministro Paulo Vannucchi, sobre uma suposta falta de ação das feministas do PT.
24) "No Brasil é assim: quando um pobre rouba, ele vai para a cadeia, mas, quando um rico rouba, ele vira ministro" - Em 14/02/1988, ao comentar reportagem do GLOBO que revelara um dossiê no Palácio do Planalto com nomes de parlamentares que receberam doações de empresas na eleição de 1986. Para Lula, o governo deveria “mandar prender”, e não divulgar lista de políticos com recursos ilegais.
25) "Prefiro ser considerado uma metamorfose ambulante, por estar mudando na medida em que as coisas mudam... Não tenho a dureza de um partido comunista ortodoxo" - Em 06/12/2007, sobre a mudança de opinião a respeito da CPMF, imposto contra o qual lutou quando foi aprovado em 1996, mas que tentou prolongar a sua existência durante seus dois mandatos.
* estagiário sob supervisão de Gustavo Villela, editor do Acervo O GLOBO
Picaretas. Lula criticou parlamentares na CPI do Orçamento: na foto, faz campanha eleitoral
Picaretas. Lula criticou parlamentares na CPI do Orçamento: na foto, faz campanha eleitoral Julio Cesar Guimarães 08/03/1994 / Agência O Globo


Leia mais: http://acervo.oglobo.globo.com/em-destaque/lula-dos-300-picaretas-do-congresso-marolinha-da-crise-global-ate-lava-jato-22315213#ixzz556QDtf3j 
stest 

Um comentário:

  1. Eis aí a pura e profunda realidade sociológica e filosófica:
    Com a “Copa das Copas®” do PT®, em vez de se construir hospitais, construiu-se prédios inúteis!
    A Copa das Copas®, do PT© e de lula©. Sempre se utiliza de propaganda, narrativas e publicidades sofisticadas e bem feitas para enganar e praticar lavagem-cerebral nos meios de comunicação. Não se desenvolve a imaginação.

    E hoje precisamos muito mais de eventos sérios e artísticos. De um Brasil que se perdeu nessa década de 2010 pra cá. Um mau gosto enorme dos políticos que vieram durante esse período. Sempre com um mau gosto imenso. E o país sem escola para novas gerações. Tudo foi por água abaixo -- naturalmente.

    Excelentes escolas precisamos! Educação de 1ª. Necessitamos sim de educação como a de Helsinque, Europa, e da Coreia (do sul, naturalmente).
    Não precisamos de políticos tricksters. Precisamos de educação de qualidade no Brasil. Sobretudo das crianças pequenas.

    O que é trickster? "Trickster" é, na mitologia, e no estudo do folclore e religião, um deus, deusa, espírito, homem, mulher, ou animal antropomórfico que prega peças sem se perceber.

    É uma espécie de Malandro®. Um personagem que usa de astúcia, em vez de força ou autoridade, para realizar seus objetivos (escusos).

    Aí fiquei pensando nos personagens das historinhas que nos são contadas onde há dentro dessas historinhas essas sabedorias. Lembrei da raposa, com sua malandragem suave e dócil (fingida). E me lembrei do Lobo, de Chapeuzinho Vermelho.

    Portanto, deve ser um vigarista, truculento, e picareta. Lembrei imediatamente do Molusco® apedeuta, dos Ministros Petistas sindicalistas e do PT® em geral. Trapaceiros.
    O PT© é barango. O Kitsch político contemporâneo.

    Precisamos sim de alta cultura. Não de cultura de massas. Indústria cultural (que não é o mesmo que cultura popular). Mire-se em Theodor Aodrno.

    O pessoal de nossas escolas precisa de Machado de Assis. Villa-Lobos. Drummond. Kafka. Graça Aranha, Aluísio de Azevedo, do Maranhão. Rachel de Queiroz. E das Sinfonias de Mozart -- abstratas e universais instrumentais.
    As escolas EaD, à distância (atual, devido a pandemia) são péssimas.
    Não se aprende bem. O que mais o Brasil precisa na real e atualmente é de alta literatura. Alta cultura. Nas escolas sobretudo.

    ResponderExcluir