segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Biomassa De Banana Verde: Ajuda A Emagrecer?

biomassa de banana verde é um ótimo alimento. A grande vantagem da biomassa de banana verde é que ela não tem gosto e pode ser adicionada a muitos alimentos. Além disso, por não conter glúten, é uma boa opção para quem tem doença celíaca e precisa de substituições.
O melhor é que a biomassa de banana verde é muito fácil de ser preparada a partir da polpa de bananas verdes cozidas. Esta simples receita é capaz de melhorar a imunidade, contribuir para o desenvolvimento da flora intestinal, reduzir o risco de câncer de intestino, controlar os níveis de colesterol, prevenir o diabetes e evitar o acúmulo de gordura abdominal (gordura visceral).
Entenda quais são os benefícios de incluir a biomassa na sua alimentação e aprenda a prepara-la neste artigo.
Não deixe de ler e compartilhar.

Biomassa De Banana Verde Emagrece?

5f7f7e0d7c72f9779a8beb6fb3978b22
A Biomassa De Banana Verde Promove A Sensação De Saciedade
O amido resistente presente na biomassa funciona como uma fibra, isso quer dizer que, assim como as fibras, ele promove a sensação de saciedade no organismo, ajudando você a controlar o apetite.
O grande benefício aqui é que quando o seu apetite está controlado fica mais fácil não exagerar na comilança e comer menos, o que é importante para quem deseja perder peso.
Por isso, acrescentar a biomassa de banana verde pode sim emagrecer. Desde que ela faça parte de uma alimentação saudável, com comida de verdade e sem alimentos industrializados e açucarados.
Se você se alimenta certo, a biomassa de banana verde pode trazer ainda mais benefícios para o seu organismo. Ela reduz a absorção de gorduras e de açúcar, provenientes da alimentação, o que também colabora com o controle do peso.
Outro ponto positivo é que no preparo de receitas, o ingrediente pode substituir o creme de leite, a maionese, o óleo e o leite condensado (todos alimentos porcaria), porque também ajuda a engrossar. A vantagem é que ela tornará os pratos mais saudáveis e menos calóricas, sem interferir no sabor (1).
Mas, é claro, que não estou falando aqui de alimento milagroso.
Comer a biomassa não garantirá a perda de peso, somente auxiliará o processo. Logo, não adiantará muita coisa, preparar a receita e consumi-la todo santo dia se não cuidar da alimentação de uma maneira geral.
Vou ser chato e repetir: você deve se alimentar com alimentos de verdade. Coma de forma controlada, equilibrada e saudável, e pratique alguma atividade física para promover o gasto calórico.

Benefícios Biomassa De Banana Verde

A biomassa de banana verde é saudável, pois possui quantidades de um amido resistente que é uma espécie de fibra que o aparelho digestivo não consegue digerir.
Como este tipo de fibra não é digerida, ela serve de alimento para as bactérias benéficas do seu intestino e contribui para o desenvolvimento da flora intestinal. Consequentemente, a imunidade melhora e o risco de câncer no intestino diminui (2).
Esta fibra também é excelente para prevenir o diabetes tipo 2 e melhorar o trânsito intestinal.
A biomassa de banana verde também possui vitamina A, que é importante para a saúde dos olhos e da pele. Também estão presentes em sua composição as vitaminas do complexo B, B1, B2 e B3, que agem no metabolismo da glicose, dos ácidos graxos e aminoácidos. A biomassa de banana verde ainda é fonte de potássio, manganês e fósforo.
A receita também demonstra ser bastante eficaz no controle da glicose do sangue e, como consequência, no controle do diabetes. Entre outros benefícios, também previne o desenvolvimento de doenças do coração e do câncer de intestino.

Principais Benefícios

1-Previne O Diabetes Tipo 2

As fibras da biomassa de banana verde ajudam a evitar os picos de glicose no sangue, fazendo com que ela seja liberada aos poucos. Estes picos de glicose levam a picos de insulina. Diante de constantes picos de insulina, alguns órgãos passam a se tornar tolerantes a ela, sendo preciso cada vez mais insulina para cumprir a mesma função, gerando o quadro de resistência à insulina, que se não for combatido pode evoluir para o diabetes tipo 2.
Logo, a biomassa de banana verde previne contra a diabetes do tipo 2 porque evita os picos das taxas de glicose no sangue, que, por sua vez, são responsáveis por um grande aumento nos níveis de insulina.

2-Melhora A Flora Intestinal

Eu já abordei os benefícios do amido resistente da biomassa para flora intestinal.
Essa é uma grande vantagem para o seu desenvolvimento e saúde, porque o grupo de bactérias que fazem parte da flora intestinal ajudam na digestão dos alimentos e controlam o crescimento de micro-organismos causadores de doenças na região (3).

3-Imunidade

Este benefício está diretamente ligado ao benefício anterior.
Quando a microbiota intestinal está saudável existe a produção de uma substância chamada citocina anti-inflamatória que melhora a imunidade, fazendo com que os anticorpos trabalhem com mais eficiência.
Além disso, quando a microbiota intestinal está funcionando bem, ela produz uma substância chamada butirato, um aminoácido de cadeia curta que é um combustível para os anticorpos do intestino terem mais força para atacar invasores.

4-Controla Os Níveis De Colesterol

O butirato, que é produzido quando a microbiota intestinal está saudável, também tem o efeito de diminuir discretamente a produção do colesterol do fígado. Já o amido resistente reduz o colesterol que nós ingerimos é adquirido por meio dos alimentos consumidos.

5-Melhora O Funcionamento Do Intestino

As fibras não digeríveis da biomassa de banana verde contribuem para a formação do bolo fecal, com um bolo fecal maior, e facilitando a sua saída. Assim, há melhora no trânsito intestinal.

Como Fazer Biomassa De Banana Verde?

biomassa2-1080x813
Para Preparar A Biomassa Você Vai Precisar Apenas Da Banana Verde
Para facilitar ainda mais a sua vida, a biomassa de banana verde pode ser feita em casa. Você só vai precisar de bananas nanicas verdes para isso (use a quantidade de bananas que desejar).
MODO DE PREPARO:
Lave bem as bananas e coloque elas ainda com casca em uma panela de pressão com água suficiente para cobrir todas as bananas.
Leve ao fogo e deixe cozinhar na pressão por cerca de 10 minutos. Espere a panela perder a pressão e mantenha a panela fechada por mais 20 minutos. Retire as cascas e bata a polpa ainda quente da banana no liquidificador, guardando a massa em seguida em pequenas porções na geladeira ou no congelador.

Como Consumir A Biomassa De Banana Verde?

A biomassa de banana verde pode ser utilizada na culinária como um espessante para dar mais consistência às receitas culinárias.
Ela substitui boa parte das receitas que utilizam óleo, maionese, creme de leite e qualquer outro espessante, sem interferir no sabor do prato e deixando as receitas mais saudáveis. Ela também pode ser adicionada em sucos (4).

Contraindicações?

Não há contraindicações para o consumo de biomassa de banana verde. Somente pessoas que tem alergia à banana devem evitar o consumo do alimento.
Mas, como acontece com qualquer alimento, é melhorar não exagerar no seu consumo.
O consumo exagerado da biomassa de banana verde pode causar gases, flatulências, soltar seu intestino e diminuir a absorção de alguns minerais, como o zinco e cálcio.
O mais recomendado é não mais que duas colheres de sopa de biomassa de banana verde por dia (5).
Ao ser preparada em casa, ela pode ser armazenada na geladeira por até sete dias. Quem deseja guardar por mais tempo, pode deixá-la no congelador durante no máximo dois meses, não mais que isso.
Por ser tão rica em nutrientes e benefícios para a saúde, a biomassa tem sido muito utilizada por quem quer emagrecer ou ter uma dieta mais saudável.
Só não se esqueça que ela sozinha não vai resolver seus problemas. Não existem fórmulas milagrosas para perder peso e viver melhor. Comece fazendo escolhas melhores na hora de comer (escolha comida de verdade) e acrescente a biomassa no seu dia a dia para potencializar os benefícios.
Uma ideia é acrescentar a biomassa de banana verde a receitas de sucos detox. Se você ainda não viu o Guia GRATUITO com as 10 melhores receitas de suco detox que eu preparei, baixe agora. Basta preencher o formulário abaixo.
Para quem prefere, o conteúdo deste artigo está disponível também em vídeo a seguir. Basta dar o play!
Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário