segunda-feira, 16 de outubro de 2017

METABOLISMO Jejum Intermitente: Guia Para Iniciantes

jejum intermitente é atualmente uma das tendências de saúde e fitness mais populares do mundo.
As pessoas se utilizam desta técnica para perder peso, melhorar a saúde e simplificar o seu estilo de vida saudável.
Muitos estudos indicam que o jejum pode ter efeitos poderosos sobre seu corpo e cérebro, e pode até mesmo ajudá-lo a viver mais.
Nas minhas redes sociais eu costumo falar bastante sobre o Jejum Intermitente, mas muitas pessoas ainda me procuram com dúvidas. Por isso, fiz este o guia para os iniciantes.
Não deixe de ler e compartilhar.

O Que É O Jejum Intermitente?


guia-jejum-intermitente-dr-juliano-pimentel-2
O Jejum Intermitente Alterna Períodos De Alimentação E Jejum

jejum intermitente (JI) é um termo usada para nomear um padrão alimentar que se alterna entre períodos de jejum e alimentação.
Os métodos de jejum intermitentes comuns envolvem jejuns diários de 16 horas, ou jejum por 24 horas, duas vezes por semana (1).
Muitos ainda temem jejuar, mas essa técnica é na verdade bastante natural. Basta pensar, os seres humanos fizeram jejum durante a evolução. Às vezes era feito porque não havia comida disponível para a alimentação, ou às vezes fazia parte das principais religiões, incluindo o Islã, o Cristianismo e o Budismo (2).
Quando você reflete sobre o assunto, entende que nossos antepassados não tinham supermercados, geladeiras ou alimentos disponíveis durante todo o ano.
Às vezes eles não conseguiam encontrar nada para comer, e nossos corpos evoluíram para poder funcionar sem comida por longos períodos de tempo.
Ou seja, jejum soa bem mais natural do que comer de 3 em 3 horas.
Nós já fazemos jejum durante o sono. Então, o jejum intermitente pode ser tão simples quanto prolongar esse jejum um pouco mais.
Você pode fazer isso pulando o café da manhã, comendo sua primeira refeição ao meio-dia e sua última refeição às 20:00.
Fazendo isso, você faz jejum por 16 horas todos os dias e restringe a sua alimentação a uma janela alimentar de 8 horas (período do dia em que você pode comer). Esta é a forma mais popular e simples de jejum intermitente, conhecido como o método 16/8.
Nenhum alimento é permitido durante o período de jejum, mas você pode beber água, café, chá e outras bebidas não calóricas (sem adicionar açúcar ou adoçantes, é claro).

Como Funciona O Jejum Intermitente?

Todos os tipos de processos no nosso organismo mudam quando não comemos por um tempo, a fim de permitir que nossos corpos prosperem e continuem funcionando durante um período de fome. Esse processo tem a ver com hormônios, genes e importantes processos de reparação celular.
Ao jejuar, os nossos níveis de açúcar no sangue caem significativamente e também a insulina. Há ainda o aumento no hormônio do crescimento.
Muitas pessoas fazem jejum intermitente, a fim de perder peso, pois é uma maneira muito simples e eficaz de restringir calorias e queimar gordura (3).
Algumas pesquisas também sugerem que o jejum intermitente pode ajudar a proteger contra doenças, incluindo doenças cardíacas,.
Em resumo, o jejum intermitente é eficaz e torna a sua vida mais simples, ao mesmo tempo em que melhora a sua saúde.
Afinal, quanto menos refeições você precisa planejar, mais simples será a sua rotina. Não ter que comer de 3 a quatro vezes (ou mais) por dia também economiza tempo.
Mas não se esqueça que para ter efeitos positivos, você deve se alimentar corretamente durante as janelas alimentares. Prefira sempre alimentos de verdade, como carnes, frutas e verduras. Esqueça de vez os alimentos industrializados, açucarados e processados.
Por último, pessoas com problema de saúde ou que sentem dificuldade em jejuar devem sempre procurar orientação médica antes de iniciar a prática.

Vídeo Do Jejum Intermitente:



Abraços e fique com Deus!
Dr. Juliano Pimentel.

Assuntos relacionados:
https://deber.com.br/obesidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário