quinta-feira, 5 de outubro de 2017

A nova cara dos famosinhos toma conta das Redes Sociais.

Eles nem bem sairam da adolescência e já estão tomando conta das próprias vidas. Os novos famososinhos  são um fenômeno bem mais interessante de se observar que os dos idos do início do Facebook no país.
Como em tudo na vida eles já são programados para fazer sua promoção pessoal. E há quem diga que os pais não sabem e nem desconfiam que seus filhos estão gaugando uma pequena estrada da fama. Um grave engano!
O assunto é ? ... Fez uma pesquisa de  campo e assimilou a realidade que cada vez faz mais a cabeça dos jovens.


DESCOBERTAS

Resolvi produzir essa matéria quando me dei conta de quanto é difícil recuperar um perfil pessoal ao perder algo que de acesso a sua rede social.
Ao furtarem meu celular fiquei sem acesso a minha conta de administrador das minhas páginas e até acesso a meu perfil.
Não me preocupei de inicio,afinal é apenas um perfil social. Ao tentar recuperá-la percebi de imediato que não seria tão fácil. Inúmeros e-mails com identidade,foto e até uma carta endereçada ao Facebook não resolveram.
Deixei uma pequena mensagem em meu perfil avisando que estou temporariamente impossibilitado de fazer meus contatos e divulgar minhas matérias naquele perfil.
O incômodo gera prejuizos já que os textos endereçados a minhas páginas são diretamente proporcionais ao sucesso da matéria que estou produzibdo. Afinal... Todos temos nossos fâs!


TROCANDO AS BOLAS

Um grande comunicafor e amigo meu uma vez me disse: Tenha sempre uma alternativa para quando as máquinas e o sistema te boicotarem.
De fato, a alguns anos atrás perdi um blog de iniciação científica que bombava no mundo científico por acreditar que nessa area, antes toda como diversão, não havia concorrencia.
Desde então sempre tenho uma alternativa para as sandices da vida. Até pra quando não acreditam que eu sou eu.
Ativei meu perfil de emergência na mesma rede social para continuar a divulgar meu trabalho e não perder os preciosos likes nas matérias.
Confesso que escondo as partes mais preciosas da minha vida pessoal das redes sociais. Meu canal no YouTube é praticamente um território só meu, nada mais justo para quem já passou por coisas sem sentido como acusações inverídicas até perseguição politica.
Observei que meu perfil era totalmente parado. Um alívio como pessoa mas um desespero como profissional de comunicacao. Repassando minhas matérias de um perfil para o outro reparei uma significativa diminuição de acessos.
Precisava de um publico diferente  pois o meu público,meus amados amigos que lêem todos os dias minhas matérias e  acessam minhas páginas pelo mundo, iria demorar para aceitar a possibilidade de que eu estivesse divulgando de outro perfil.

BUSCANDO O ALVO

Inicialmente comecei a aceitar as solicitações de amizade que  eu tinha  no perfil. Não eram muitas e não esperava que fosse, no mundo virtual o que não tem glamour desaparece, até mesmo uma imagem  pessoal.
O interessante é que sempre tive isso como uma dádiva.  Poder me esconder em meio aos amigos e familiares e curtir minhas crises e vitórias sem misturar pessoal e profissional. Quantos de nós,pobres mortais , não ficamos felizes com alguns breves comentários sinceros em uma postagem íntima e mais sincera ainda? Nada de buscar público. Apenas uma vida normal!
A estratégia de reenviar as solicitações aos amigos de longa data já estava cansando a beleza. Uma neura sem fim tomou conta do meu espaço e resolvi caminhar ao meu "Bel prazer " pelo mundo maravilhoso das redes sociais em busca de novos leitores. Como a primeira matéria era para uma página de academia que eu administro fui procurar um publico. E vocês não imaginam o que encontrei?


UMA NOVA ABORDAGEM

Ao enviar  solicitações de amizade a pessoas apenas para fazer um perfil de acesso também é bem cansativo.
Pra minha sorte poucos eram os questionamentos. Quem aceitava (a grande maioria) continuava interagindo da mesma forma como se a aquisição de um novo amigo  (desconhecido) fosse algo corriqueiro é bem simples . Poucos perguntavam coisas como via antes como:
"Quem é vc ? Te conheço de onde? O que vc quer?" . O que mais se via a uns anos atrás quando se mandava uma solicitação de amizade a alguém que você pretendia conhecer e não conhecia pessoalmente.
Particularmente achei até "fofo" e "educado" o jeito como os perfis recebiam os novos amigos: com likes e acenos .

CAMA DE GATO X TEIA DE ARANHA

Desde muito já recebi através dos blogs e contatos pessoais propostas de pessoas que querem divulgar o produto que pode estar inserido na página. São modelos e publicitários com ótimo senso e um profissionalismo de dar inveja.
Como não é minha função o marketing e a publicidade das páginas que escrevo, apenas observava e agradecia.
Entrar no universo fitness é uma "cama de gato". Totalmente diferenciado em seu público é um campeão de publicidade e cria verdadeiro idolos.
Lindos corpos e cútis espelhadas, vestidos em roupas de academia milimetricamente projetadas para demonstrar cada minuto gasto fazendo do corpo uma máquina de beleza.
Como ao adicionar um ou outro você fica a mercê das proposta de amizade da rede social passei a observar os perfis que me eram sugeridos . E foi quando essa teia de aranha me colocou no meio de um mundo em que os antigos famososinhos são apenas um rastro do que são os novos : top mind entre os mini famosos.
Lembro de como minha sobrinha chegava animada para ver os novos vídeos do YouTube dos fenômenos jovens de público. Como Felipe Neto que de um jeito bem pessoal e inteligente vai conquistando um publico jovem é fiel.
Percebi que muitos agradeciam ao dono do perfil a oportunidade de ser um amigo dos mesmos. Perfis que já estavam em sua terceira ou quarta edição lotadas e com interação direta durante o dia todo.

DE OLHO NA CARREIRA

Não era difícil observar que alguns perfis eram uma verdadeira fábrica de marketing pessoal. Fotos perfeitas! Postagens em horários de pico e muitoooos likes. Respostas educadas aos elogios e frases descoladas.
Coincidentemente ou convenientemente alguns dos meus colegas que trabalham com marketing pessoal estavam sempre entre os amigos dos perfis mais descolados.
Matei algumas charadas com um amigo publicitário e editor de moda de uma revista de circulação nacional.
Segundo ele os perfis extremamente bem produzidos e milimetricamente programado para despertar  um público cativo, não são uma tendência só entre os famosos. "Quem trabalha com moda sabe que o seu perfil social pode ser uma porta de entrada ou de saída para o sucesso, basta que a pessoa saiba o público certo (ou errado) a se atingir." Disse ele. E ainda completou: "  E não pense que os pais desses garotos não sabem. Eles são apoiadores dessa nova rotina. Em que beleza, saúde, bons exemplos e cabeça descolada são a nova regra. Quando despontam na preferência dos fãs da rede social eles começam a cuidar do seu marketing com empresas especializadas."
Aquilo me deixou passado!
Fui observar de perto e entendi que os novos famososinhos saírem de nichos. Raramente você encontra entre os gigantes da autopromoção filhos de pais igualmente famosos.
Em uma determinada região dentro de um espaço geográfico surge , através de seus atributos ou força de vontade  um famosinho. Ele vai ganhando cada vez mais seguidores e vai afunilando seus contatos dentro daquele local. São meninos e meninas que vivem uma vida em que as redes sociais e a vida são programados para darem certo. Logo já são aclamados longe da sua instalação geográfica e são conhecidos dentro da rede.
São tão disputados que , alguns preferem não selecionar os novos amigos de um novo perfil.

VIVENDO A FAMOSIDADE



O modelo de 14 anos João Pedro Cassar*i é um exemplo, ele tem seus perfis novos administrados pela tia que é publicitária. Acostumado com essa realidade , João diz não ter controle sobre os novos amigos de rede social.
" Eu prefiro apenas me preparar para as postagens"  e completa " amigo é amigo... Eu vejo sempre na escola ou nos locais que frequento. Mas não posso deixar de acreditar que todos que estão ali são meus amigos pois me tratam com muito amor."

JP diz não ter uma rotina de postagens:
Eu estou ali fazendo algo e percebo que aquilo é legal. registro o momento com uma foto ou um vídeo e quando tenho meu tempo vejo se precisa ser editado e pra qual perfil é conveniente".

JP já é figura batida entre os famosinho e trabalha direto com fotos para revistas e sites de moda jovem. Sobre a rotina de seus companheiros atuais de profissão ele destaca:

" É uma vida normal! Eu vou a escola, faço curso, saio com os amigos no shopping. Alguns amigos preferem não misturar o profissional com o pessoal. Eu não consigo!"

Falando sobre outros que ,como ele, souberam aproveitar a oportunidade  JP alega:

" Eu não me programei! Na escola eu sempre fui elogiado por ser como eu sou. Fazia meu perfil normal, não ficava preocupado se iria ou não ter likes. Quando comecei a trabalhar com publicidade descobri que dava para ser eu mesmo é seguir carreira de ator,que é o que quero para mim".

Como JP temos exemplos no Brasil e no mundo de famosinhos dando certo por força de vontade e muita dedicacao.  Eles são educados, mente aberta, não divulgam vícios ou qualquer coisa que possa prejudicar sua imagem. Depois que despontam passam a servir de exemplo para outros que também querem ser famosinhos...
... nem que seja na sua página social.


By Giani Zalenski

* O nome e sobrenome do entrevistado a pedido dos pais. Foto ilustrativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário