quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Justiça determina abertura imediata de leitos na Santa Casa de Campo Grande


Foto: Wanderson LaraFoto: Wanderson Lara
O juiz plantonista do TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) Roberto Ferreira Filho determinou nesta quarta-feira (25) a abertura imediata de pelos menos 11 leitos de  UTIs ( Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa da Capital. A determinação ocorreu após MPE (Ministério Público Estadual) ingressar ação cautelar solicitando concessão de liminar, para abertura de atendimentos imediatos com  disponibilização de 14 leitos a pacientes que estão em risco iminente de saúde, a pedido da Prefeitura Municipal de Campo Grande.
De acordo com os autos do processo, o juiz deferiu em parte a liminar pleiteada pelo MPE, determinando o desbloqueio imediato e a disponibilização de 11 leitos para pacientes considerados em estado mais grave.  Nesta terça-feira (24), em UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e CRSs ( Centro Regional de Saúde) haviam 39 pacientes  a espera de vagas hospitalares. Em função disso, a prefeitura solicitou providências ao MPE para a reabertura imediata dos leitos bloqueados. 
Repasse

    Alegando falta de pagamento da Prefeitura Municipal de Campo Grande, a diretoria do hospital fechou leitos da rede pública de saúde. Segundo a prefeitura, em 2015 foram repassados  mais de R$  200 milhões para Santa Casa. Porém, não foram suficientes, já que, conforme a prefeitura, a instituição alega falta de insumos devido a uma dívida deixada pela administração anterior em cerca de R$ 10 milhões  e por isso na terça-feira  bloqueou 14 leitos de UTIs. 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário