quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Saiba como se exercitar na gravidez

Heloísa Lazarini |


Durante a gravidez, exercícios físicos podem ajudar a promover o tônus muscular e preparar a mãe para os momentos de parto e pós-parto. Assim como auxilia a minimizar desconfortos físicos no período de gestação, como dores nas costas e fadiga. Só que, antes de começar, é sempre bom perguntar ao seu médico sobre os exercícios. Dependendo do caso, algumas mulheres podem ter restrições a alguns deles.
Os exercícios devem ser tranquilos, ainda mais para as mulheres que não costumavam praticá-los antes da gravidez. A caminhada é uma dessas atividades. Otênis adequado para o seu tipo de pisada ajuda a estimular a circulação sanguínea. Praticar caminhadas também reduz o inchaço em articulações como joelho e tornozelo.
Atividades aquáticas, como hidroginástica e natação, podem servir para trazer sensação de relaxamento. Auxilia a reduzir o peso extra da gravidez e também evita o inchaço. Mas fique atenta à temperatura, que precisa estar abaixo dos 30º C para não causar hipotensão.
Alongamentos e a prática da ioga são muito benéficos. Além de ampliar a flexibilidade do corpo, esses exercícios tendem a combater, diminuir problemas como prisão de ventre e, depois do parto, liberar os movimentos. Os exercícios de musculação não são proibidos. Entretanto, para quem já pratica, os pesos devem ser reduzidos e o número de repetições aumentado, pois a intenção é manter o tônus e não ganhar mais massa muscular.
É preciso lembrar de beber muita água para se manter hidratada, além de se alimentar bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário