segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Conheça os Alimentos que Ajudam os Hipertensos

U Calila Galvão 


Quem é portador da Hipertensão Arterial precisa apertar os cintos quando se fala em alimentação. Não pode comer isso, não deve comer aquilo e por aí vai. Pode ser bastante estressante para o portador dessa doença crônica ter que conviver com tantas restrições. Mas, existem alguns alimentos que não só podem, como devem ser comidos à vontade. Veja abaixo uma lista de bons alimentos, que fazem bem para a saúde em geral e ainda ajudam a reduzir a pressão arterial.

Beterraba

Alimentos que ajudam os hipertensos
Esse legume, além de ser utilizado na produção de um tipo de açúcar bastante saudável, também é uma excelente alternativa para reduzir a pressão sistólica. Uma pesquisa demonstrou que um suco com duas beterrabas consegue diminuir os valores em até 10 mmHg. Assim, uma pessoa que possui uma pressão arterial em 150 mmHg por 80 mmHg, passaria a ter uma de 140 mmHg por 80 mmHg.

Clara do ovo

Alimentos que ajudam os hipertensos
Que a gema possui uma quantidade elevada de colesterol e que a clara é rica em proteínas todo mundo sabe. Mas, o que não se sabia até agora era que um peptídeo encontrado nesse alimento é capaz de inibir a produção da angiotensina. Essa substância é responsável por causar o estreitamento dos vasos e assim, aumentando a pressão arterial. Assim, a clara do ovo passa a ter a mesma ação que o captopril, um medicamento bastante utilizado pelos hipertensos. Ainda não se sabe qual a melhor forma de consumo do peptídeo, mas se ingerido com moderação, a clara do ovo pode trazer inúmeros benefícios.

Chocolate

Alimentos que ajudam os hipertensos
Nada de ir no supermercado se entupir daquelas barras de chocolate hidrogenado que possuem mais manteiga de cacau do que o cacau em si. O chocolate do qual falamos aqui são aqueles que possuem cerca de 50 até 80% do cacau na fórmula. A presença dos flavonoides do cacau ajudam na formação do óxido hídrico, que relaxam os vasos sanguíneos. Antes de comprar essa guloseima olhe o rótulo com atenção e tenha em mente que quanto mais cacau melhor.

Uva

Alimentos que ajudam os hipertensos
Tanto o consumo da fruta ao natural como desidratada consegue trazer benefícios ao coração por causa da presença de substâncias como os polifenóis e os antioxidantes presentes na casca. Não é por acaso que já foi comprovado que uma taça de vinho tinto por dia melhora a saúde do nosso sistema cardíaco e circulatório.

Oleaginosas

Alimentos que ajudam os hipertensos
Existem 2 substâncias nesse alimento que são os responsáveis por melhorar a saúde do coração: os polifenóis e o ácido alfalinolênico (um tipo de ômega-3). Essas substâncias ajudam a prevenir e ajudam no tratamento da hipertensão arterial. Além disso, os óleos contidos nessas frutas ajudam a aumentar as taxas de HDL, um colesterol do bem.

Leguminosas

Alimentos que ajudam os hipertensos
O fato das leguminosas, como o feijão, reduzirem os picos de insulina no sangue também é uma forma de controlar a pressão arterial. O consumo frequente desses alimentos deixam os vasos mais relaxados.

Chá Verde

Alimentos que ajudam os hipertensos
Ele já é bem conhecido daquelas que querem perder uns quilos a mais, pois a cafeína que está presente nas folhas, ajuda a aumentar o metabolismo e o gasto calórico. Mas, o que realmente ajuda a reduzir a pressão arterial é a presença de polifenóis. O excesso dessa substância pode prejudicar o bom funcionamento do fígado e também causar insônia.

Iogurte

Alimentos que ajudam os hipertensos
Essa delícia é boa para muitas coisas, como o equilíbrio da nossa flora intestinal. Mas para reduzir a pressão arterial? Consumir 200 gramas de iogurte com baixo teor de gordura todos os dias consegue reduzir em até 31% as chances de desenvolver uma hipertensão arterial. Tente substituir um alimento de baixo valor nutricional que você ingere pelo iogurte, em vez de acrescentá-lo.

Leia também:

https://deber.com.br/obesidade/

Nenhum comentário:

Postar um comentário