quinta-feira, 9 de abril de 2015

Milhares de colombianos marcham pelo fim do conflito armado no país

Presidente Juan Manuel Santos participou de marcha em Bogotá. 

Vela ficará acesa até que haja acordo com as Farc.

Da EFE
Milhares de colombianos marcham nesta quinta-feira (9) em memória às vítimas do conflito armado no país (Foto: AP Photo/Fernando Vergara)Colombianos marcham nesta quinta-feira (9) em bogotá em memória às vítimas do conflito armado no país (Foto: AP Photo/Fernando Vergara)
Milhares de colombianos saíram nesta quinta-feira (9) às ruas de várias cidades em memória às vítimas dos 50 anos de confito armado na Colômbia e para expressar o desejo por seu término.
Na capital, a chamada Marcha pela Paz partiu do Centro Memória, Paz e Reconciliação e contou com a participação do presidente Juan Manuel Santos e do prefeito Gustavo Petro à frente de uma grande coluna.
Santos e Petro acenderam uma vela pela paz que não se apagará até que haja um acordo definitivo na negociação com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) que é realizada em Cuba desde novembro de 2012.
"Uma saudação patriótica, carregada de fraternidade, estendemos desde as montanhas de nosso país e desde Havana, ao universo de marchands homens e mulheres, adultos e idosos, jovens e crianças", indicaram os negociadores das Farc em comunicado datado em Havana.
A marcha de hoje, convocada por diferentes movimentos de esquerda e assinada por uma ampla categoria de coletivos políticos, chega após a "Caminhada pela paz, pela vida digna e pela democracia" de 12 de setembro, e a "Marcha pela vida" de 8 de março.
Os organizadores mostraram esperança de conseguir cerca de 300 mil participantes das marchas, a metade deles em Bogotá.
No entanto, o número de pessoas que começaram a marchar hoje, dia laboral na Colômbia, era notavelmente menor.
Após a chegada das colunas de cidadãos ao parque Simón Bolívar, será realizado o show "Música e músicos pela paz da Colômbia", liderado pelo cantor panamenho Rubén Blades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário