quinta-feira, 23 de abril de 2015

Escândalo de exploração sexual infantil ganha às páginas do noticiário nacional

Abuso de menores e rede de prostituição infantil que chocou a população sul-mato-grossense foram repercutidos por noticiários como Jornal do Brasil e Correio Brasiliense

O escândalo de exploração sexual infantil em Campo Grande que chocou a população sul-mato-grossense e levou o ex-vereador Robson Martins e o empresário Luciano Roberto Pageu para a cadeia ganhou as páginas do noticiário nacional. No fim da tarde desta quarta-feira (23), a Agência Brasil veiculou matéria intitulada  “Polícia investiga esquema de abuso de adolescentes após prisões”, que foi compartilhada por jornais de grande repercussão como JB (Jornal do Brasil) e Correio Brasiliense.


Na Agência Brasil, o texto foi publicado na editoria de Direitos Humanos. Leia abaixo a matéria publicada e compartilhada nos sites nacionais:

A prisão de um ex-vereador e de um empresário em Campo Grande levou a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul a investigar a existência de um esquema de exploração sexual de adolescentes.

O ex-vereador Robson Martins e o empresário Luciano Roberto Pageu foram detidos no último dia 16, no estacionamento de um supermercado da capital sul-mato-grossense. Agentes da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos (Derf) prenderam os dois em flagrante, depois que o vereador Alceu Bueno (PSL) os acusou de extorsão.

Bueno e seu advogado, Fábio Theodoro de Faria, evitaram fornecer detalhes sobre o motivo da chantagem, mas a própria Polícia Civil acabou confirmando que Martins e Pageu exigiam que o vereador pagasse a dupla para não divulgar um suposto vídeo com cenas de Bueno abusando de adolescentes.

“Existe sim a possibilidade de envolvimento de adolescentes nessa situação”, confirmou, hoje (22/4), o delegado responsável pelo caso, Paulo Sérgio Lauretto. O delegado garantiu que encerrará o inquérito policial até amanhã (23/4) e que só então fornecerá detalhes sobre a investigação e as conclusões da polícia.

Após serem detidos em caráter preventivo, o ex-vereador e o empresário passaram a ser investigados também por crime de exploração sexual de adolescentes - ainda que Bueno garanta jamais ter se envolvido com exploração sexual ou com adolescentes e que o vídeo, se de fato existir, não passa de uma montagem.

“Meu cliente foi alvo de uma armação e, posteriormente, passou a ser chantageado. Foi ele quem procurou a polícia e denunciou os fatos. Os policiais então o acompanharam até o local combinado para que ele entregasse a quantia pedida e os dois indivíduos acusados de extorsão pudessem ser presos em flagrante”, detalhou o advogado Fábio Theodoro de Faria.

De acordo com o advogado, ao exigir o pagamento da quantia, Martins e Pageu afirmaram a Bueno que tinham em seu poder vídeos comprometedores, mas em nenhum momento o vereador chegou a receber provas da existência dessas filmagens. “Se houver alguma gravação, ela terá que ser submetida à perícia para sabermos se foi montada ou armada. Tudo pode ser simulado e meu cliente garante ser inocente”.

A reportagem tentou entrar em contato com o advogado Ramon Sobral, que defende Martins e Pageu, mas não conseguiu contatá-lo nos número de telefone fornecidos pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e obtidos na internet. A reportagem também enviou mensagens ao advogado por meio de redes sociais, mas ainda não recebeu nenhuma resposta. Em entrevistas à imprensa sul-mato-grossense, Sobral disse que seus clientes negam ter chantageado o vereador.

Diante da repercussão dos fatos, a seccional da OAB no estado abriu processo ético contra Robson Martins, que também é advogado. A entidade já pediu ao delegado responsável pela prisão mais informações sobre o caso. Esta é a segunda vez que o ex-vereador Robson Martins tem seu nome envolvido em denúncias de abuso de crianças e adolescentes. Em 2003, ele foi acusado de abuso sexual infantil, sendo absolvido em 2005.


Nenhum comentário:

Postar um comentário