terça-feira, 21 de abril de 2015

Tornado em SC deixa 2 mortos, fere 120 e desabriga mais de mil

Concessionária prevê que energia comece a voltar ainda nesta terça (21).

Cidades de Concórdia e Chapecó também têm problema de abastecimento.

Xanxerê segue sem luz após tornado derrubar mais de 300 postes


Mariana FaracoDo G1 SC
Dia 21: cidade ficou sem luz após tornado (Foto: Laion Espíndula/G1)Xanxerê teve mais de 300 postes derrubados por tornado, diz empresa (Foto: Laion Espíndula/G1)
 tornado que atingiu o Oeste de Santa Catarina nesta segunda-feira (20) derrubou mais de 300 postes na cidade de Xanxerê, de acordo com a concessionária Iguaçu Energia. Torres de transmissão de energia também caíram. Às 15h desta terça, 100% das 34 mil unidades consumidoras da cidade permaneciam sem energia. No total, mais de 53 mil unidades consumidoras seguiam sem abastecimento em 14 cidades do Oeste.
A previsão, de acordo com a Iguaçu Energia e com a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), é de que a luz comece a ser restabelecida até o fim da tarde desta terça (21). Equipes trabalham na reconstrução de um trecho do sistema.
"Em 60 anos, foi o maior acidente da Celesc", afirmou o governador Raimundo Colombo, em visita à região, referindo-se a 11 torres de transmissão que foram afetadas pelo tornado.
A passagem do fenômeno deixou dois mortos (entre eles um pai que conseguiu salvar a família), 120 feridos e um rastro de destruição na cidade. Os ventos que formaram o tornado podem ter variado de 100 km/h até 330 km/h por volta das 15h, horário do fenômeno, conforme o Inmet.

Quatro equipes com mais de 40 pessoas seguem trabalhando na tarde desta terça-feira) para reconstruir os alimentadores do sistema em Xanxerê, segundo a Iguaçu Energia. Os bairros mais atingidos foram Taca, Bortolon e Esportes. O Hospital São Paulo utiliza geradores de energia.
A escala de classificação de tornados começa em 65 km/h e chega a mais de 500 km/h. O F0 é o mais fraco e o F5 é considerado o mais forte. “Pelas características dos estragos e pela intensidade dos ventos, este deve ficar entre F2 e F3”, disse Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet Brasília.
Dia 21: cerca de 300 poste caíram em Xanxerê (Foto: Laion Espíndula/G1)Cerca de 300 postes caíram em Xanxerê (Foto: Laion Espíndula/G1)
Mais municípios sem luz
O tornado também prejudicou parcialmente o abastecimento de energia em outras cidades do Oeste. Às 15h desta terça (21), outras 13 cidades tinham registro de falta de energia, de acordo com o sistema online da Celesc (Arabuta, Concórdia, Coronel Freitas, Faxinal dos Guedes, Ipumirim, Itá,  Lindoia do Sul, Marema, Passos Maia, Ponte Serrada, Seara, Vargeão e Xavantina). 
No total, 19.241 unidades estavam sem luz. O número, porém, pode ser maior, de acordo com a Celesc.
Às 11h, a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), conseguiu restabelecer a linha de transmissão entre as subestações Xanxerê e Chapecó 2.
A assessoria de imprensa da Celesc informou que, no fim da manhã, grande parte da região de Chapecó teve o abastecimento normalizado.
Feridos
Ainda de acordo com a PM em Xanxerê, pelo menos 74 pessoas deram entrada no Hospital São Paulo. Segundo a assessoria de imprensa do hospital, duas crianças foram transferidas em estado grave para o Hospital Regional de Chapecó ainda na noite desta segunda (20).
O Hospital Regional do Oeste, em Chapecó, informou na tarde desta terça-feira, que cinco vítimas do tornado estão internadas no Hospital - entre elas um menino de nome Gabriel, que está na UTI.Ele seria o filho de um dos homens que morreram em Xanxerê.
Em Xanxerê, 39 pessoas seguem hospitalizadas - 30 na internação e 9 na emergência. Nenhuma delas está em estado grave, segundo o Hospital São Paulo. Os demais pacientes que deram entrada no hospital foram liberados após receberem atendimento.
Casa onde estava casal de idosos ficou destruída após tornado em Xanxerê (Foto: Laion Espíndula/G1)Casa Passagem de tornado causou destruição em Xanxerê (Foto: Laion Espíndula/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário