segunda-feira, 30 de março de 2015

População é favor de abertura de CPI's para investigar Olarte


No entanto, todas as CPI's e mais a Processante correm o risco de serem engavetadas na Câmara

No mês que completa um ano a frente da administração municipal, o prefeito Gilmar Olarte, do PP, passa por dificuldades na gestão. Desde que assumiu a prefeitura, Olarte já enfrentou diversas situações delicadas, entre elas, a greve de professores, atraso no pagamento dos servidores municipais, escândalos envolvendo investigação do Ministério Público Estadual e corre o risco de sofrer um impeachment por danos causados à Cultura na Câmara Municipal.

Ainda na Casa de Leis, os parlamentares da oposição se articulam para colher mais duas assinaturas para investigar as empresas que prestam o serviço do tapa-buraco, porém, como o prefeito possuiu maioria como aliados e vereadores resistem em encaminhar o assunto. Fora isso, os oposicionistas também enfrentam dificuldades para aprovar o requerimento sobre o 'Jatinho da Alegria', onde o prefeito teria utilizado a aeronave para ir à Brasília acompanhado da esposa, Andréia Olarte, e edis querem uma explicação do chefe do Executivo, já que o requerimento para a abertura de um CPI naufragou.

Diante da possibilidade de ser criada uma CPI, o Portal Top Mídia News fez a seguinte enquete que permaneceu no ar por 15 dias. "Você é a favor da abertura de CPIs para investigar a gestão de Gilmar Olarte?". As opções apresentadas foram as seguintes: "Sim - todas"; "Sim - do tapa-buraco"; "Sim - da Cultura", "Sim - da folia". Os leitores do portal participaram e escolheram a primeira opção "Sim - todas", onde 77% disseram que são a favor da abertura de todas as CPI's para investigar a gestão do atual prefeito de Campo Grande.   


CPI's e Processante Naufragadas - No entanto, das listas, a CPI do Tapa-Buraco corre o risco de não ser criada, como já explicada, alguns parlamentares da situação resistem em assinar a criação da CPI. Muitos foram chamados pelo próprio prefeito em seu gabinete para "acertas as arestas" evitar uma nova dor de cabeça.

Já com relação a criação de Comissão Processante, o caso ficou para esta semana, mas ao que tudo indica, o caso também corre o risco de ser engavetado na Câmara Municipal. A última, a CPI da Folia que foi reaberta pelo vereador Chiquinho Telles, que garantiu que possuía em torno de 12 assinaturas, suficientes para levar a diante o caso, parece ter desistido, após ser convidado pelo prefeito para uma conversa em seu gabinete. O assunto já não é mais comentado pelo vereador.

Nova CPI - Com isso, Olarte pode sair ileso, mas uma nova CPI pode ser aberta sobre as obras que estão paralisadas. O secretário de Infraestrutura, Valtemir Alves de Brito, encaminhou um relatório à Câmara Municipal sobre as obras paralisadas, muitas foram sinalizadas como 'obras em andamento', porém, os vereadores investigaram e constaram que muitas nem saíram do papel e que a porcentagem apresentada no relatório estava 'maquiada'.  O caso deve ser debatido neste semana. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário