Muito se tem falado,
desde o começo deste ano, sobre o fim dos plantões dos funcionários da
Secretaria de Saúde de Campo Grande/MS. A população recebe informações
desencontradas que realmente não são suficientes para entender a situação e
tudo mais que esta ocorrendo. Em um país em plena recessão a idéia de
servidores que ganham mais de vinte mil reais
(como vinculado em alguns meios de comunicação), parece absurda. Na
mesma lista divulgada tivemos enfermeiros ganhando 13.000,00 reais e até
técnicos de enfermagem ganhando mais de 10.000,00 reais. O acusado de veicular
as listas nas redes sociais negou as acusações, porém afirmou que os valores
viriam do portal de transparência da PMCG. O portal transparência desta
prefeitura é, no mínimo, diferente. Ele exige um cadastro com CPF, NOME
COMPLETO, ENDEREÇO, TELEFONE e uma solicitação por escrito, com detalhes, sobre
por que você quer ter acesso aos vencimentos dos servidores. Nos órgãos federais
esse acesso é livre e irrestrito, mas a pergunta aqui é: Quem teve acesso a
essas informações e como conseguiu uma lista detalhada daquela forma? O que realmente deve ser levado em conta aqui
não é somente se os valores são reais, mas se o salário bruto corresponde ao
real vencimento dos servidores.
ENTÃO? QUANTO REALMENTE
RECEBE REGULARMENTE UM SERVIDOR DA SESAU?
Se os salários são tão
altos o que os servidores reivindicam? A proposta posta, retirada e reposta da
Secretaria de Saúde é a de uma escala de 12 horas de trabalho por 36 horas de
descanso para os servidores lotados em UPA e CRS e a manutenção das 40 horas
para UBS e UBSF. Pensar em uma jornada de 12 horas com 36 horas de descanso
pode caracterizar o sonho de muitos funcionários da iniciativa privada. A
reclamação aqui é sobre o fim dos plantões. Vamos entender por que analisando dois
holerites de servidores da atenção básica lotados na SESAU.
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O demonstrativo de
pagamento acima pertence a um ASSISTENTE ADMINISTRATIVO II lotado na SESAU.
Observe
que o mesmo fez 4,5 plantões de 12 horas
recebendo por isso R$ 979,17 ou seja, 217,00 reais a cada 12 horas de plantão,
perfazendo 54 horas de serviço extraordinário
e em média 18 reais por hora trabalhada.
Agora vamos pensar nos descontos:
O
servidor recebeu : salario normal plantões total
Total de vantagens: 982,35 979,17 1961,52
Descontos Legais: 332,45
Descontos adquiridos
(empréstimos) 1104,54
TOTAL 524,53
Observe que: o valor
que o funcionário ganha nos plantões (979,17) é muito superior aos descontos
adquiridos (1104,54).
Vamos então considerar
o salário dessa funcionária sem plantões
rendimentos Descontos
982,35 1436,99 total = - 454,64( negativo)
O servidor passará a
trabalhar 40 horas e não receber nada. Considerando que os descontos diminuam
retirando os descontos duplos da FUNSERV o valor ainda fecha negativo - 454,64
+ 175,35 (adiantamento) + 108,06 = -171,23
A conta do servidor
não fecha e ele vai ficar sem salário.
ENTENDENDO OS
DESCONTOS ADQUIRIDOS:
A PMCG liberou durante
muitos anos 30% do salário do funcionário como margem livre para empréstimos e
10% como margem livre para cartões (empréstimo). Esses valores corriam sobre os
Plantões sendo que muitos funcionários, acreditando na manutenção dos plantões
já que nunca foi cogitada a suspensão, aproveitaram-nos para adquirir bens como, um carro, reforma ou
aquisição da casa e pagamento de despesas extraordinárias, como qualquer outra
pessoa faria, se necessitasse . Os contratos são assinados com os bancos e são
de desconto obrigatório em folha. Desta forma, mesmo que a prefeitura deixe de
descontar os empréstimos, a dívida ficará em nome do servidor que poderá perder
seus bens judicialmente. A verdade aqui
é que, o servidor foi colocado em uma situação em que se não existe plantão, o
salário também não existe.
O CASO DOS
ENFERMEIROS:
A Referência 14
envolve todos os profissionais de saúde de nível superior excluindo os médicos
(Ref.15). Vamos analisar a situação de
um enfermeiro, de unidade básica, que trabalha 40 horas e faz plantão.
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837
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NUMERO DE
PLANTOES NOTURNOS (06H)
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01/2015
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7,01
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4
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VENCIMENTO BASE
DO CARGO
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02/2015
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2.235,99
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19
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ADICIONAL TEMPO
SERVICO
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02/2015
|
111,80
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187
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PLANTAO EVENTUAL
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01/2015
|
1.898,30
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352
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PRODUTIVIDADE
SUS GERENCIA
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02/2015
|
1.210,00
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412
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ABONOREF14
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02/2015
|
752,83
|
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36
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SINDICATO SISEM
|
02/2015
|
44,72
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46
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IMPOSTO DE RENDA
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02/2015
|
656,30
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292
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SERVIMED_FUNSERV_CONTRIBUICAO
|
02/2015
|
150,87
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292
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SERVIMED_FUNSERV_CONTRIBUICAO
|
01/2015
|
66,44
|
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293
|
SERVIMED_FUNSERV_ASSISTENCIA
|
02/2015
|
447,20
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296
|
SERVIMED_FUNSERV_DEPENDENTES
|
02/2015
|
64,66
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296
|
SERVIMED_FUNSERV_DEPENDENTES
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01/2015
|
28,47
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336
|
CEF EMPRESTIMO
PESSOAL
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02/2015
|
1.914,14
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379
|
PREVI-CAMP/IMPCG
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02/2015
|
474,17
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379
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PREVI-CAMP/IMPCG
|
01/2015
|
208,81
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509
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BMG CARD
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02/2015
|
67,40
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531
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ZURICH MINAS
BRASIL SEGUROS
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02/2015
|
13,06
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Vamos resumir:
Vencimento Com plantão
: 6208,92
Rendimento sem plantão
: 4310,02
Então:
4310,02 ( vencimento)
4136,24 ( descontos)
174,35 ( salário a
receber)
Como este servidor
teremos uma grande parte dos enfermeiros ou ref.14 com salário inferior ao
mínimo ou um saldo devedor que será
retirado dos empréstimos .Estes se converterão em dívidas que serão cobradas
judicialmente
ENTÃO O QUE
ACONTECERÁ?
Primeiro o IMPCG ( PREVIDÊNCIA) terá que devolver todo o valor descontado até
hoje sobre os plantões. Uma grande briga judicial se iniciará. Os servidores que passarem a não receber
salário estarão descontentes e, além disto, não terão suas garantias
constitucionais (Art. 7º São direitos dos trabalhadores
urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição
social: IV - salário mínimo, fixado em lei,
nacionalmente unificado, capaz de atender a suas necessidades vitais básicas e
às de sua família com moradia, alimentação, educação, saúde, lazer, vestuário,
higiene, transporte e previdência social, com reajustes periódicos que lhe
preservem o poder ). Além
disso, legalmente, todo servidor tem direito a receber 70% do seu salário livre
de descontos eventuais. Os servidores
que não pedirem demissão entrarão em uma
briga judicial com a prefeitura que afetará todo o sistema de saúde.
DE QUEM É O
PREJUIZO?
O prejuízo ,
caso essas mudanças ocorram , é exclusivamente da população usuária do SUS.
Teremos falta de funcionários capacitados que serão urgentemente substituídos
por funcionários contratados com salários muito superiores aos que são pagos
hoje aos concursados. O atendimento será
todo comprometido. Os servidores remanescentes terão que se encaixar em outros órgãos de saúde para
complementar suas rendas sendo que a dedicação será diminuída ao máximo. Essa seria a visão mais positiva pois, uma mudança nessa magnitude poderá
afetar todo o sistema de saúde de Campo Grande, incluindo o particular.
Cabe a
população exigir atendimento de qualidade e excelência, resolutivo e
preventivo. O Cidadão, usuário ou não do Sistema Único de Saúde está prestes a presenciar uma piora
substancial nos serviços e os mesmos não
terão como reclamar diretamente ao funcionário pois ele, como o usuário, estará
trabalhando sob pressão e com um salário que não indigno. O prejuízo e os danos poderão ser
irreparáveis.
Esta briga que
esta ocorrendo entre os servidores (parte mais fraca) e a administração (parte
mais forte) é culpa de um planejamento que deveria ter sido feito antes que os
339,00 milhões de dívida, que o
secretário de administração afirmou ter a prefeitura, em um jornal
eletrônico, fossem feitos. Na atual
circunstância, com um aumento de funcionários contratados a salários
exorbitantes e uma diminuição significativa nos plantões que já foram feitas, a
população começará imediatamente a sentir todo o impacto de uma má gestão. E os
culpados não serão os servidores.
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