domingo, 29 de março de 2015

Tradicional Procissão de Ramos da Paróquia Santo Antônio muda de formato

Você está aqui

  • Missa com grande presença de paroquianos na Igreja Santo Antônio (Danilo Galvão/Midiamax)
  • Um dos símbolos de louvor à história de Jesus Cristo fez campo-grandenses participarem da Procissão de Domingo de Ramos, que na realização da Paróquia Santo Antônio teve uma proposta diferente em 2015. O padre da catedral decidiu fazer a concentração para o ato de fé na Praça Ary Coelho, uma quadra longe da Igreja, que fica no Centro da Capital. O evento foi programado entre as 08h30 e 10h00 do domingo (29).
    “É um momento muito especial para a Igreja essa época do ano, pois simboliza a mortificação da pessoa em função do outro. Do fiel repensar a vida, e colocar em segundo plano as suas vontades, de valorizar o exercício da fé com esse propósito. Até escolhi mudar o local da concentração por esse motivo. Não sendo em frente à igreja, mesmo que o grupo saia da Praça Ary Coelho, caracteriza procissão em virtude da caminhada”, diz o Padre Odair Costa, que mudou o formato do evento católico feito na catedral, que antes era iniciado na própria praça onde fica a Paróquia Santo Antônio. 

    Freqüentadora da igreja, assídua em todos os domingos há seis anos, Lenil Interlando, aprovou a mudança, mesmo tendo errado o lugar, chegando a ir na Praça do Rádio antes. Informada, depois conseguiu participar em tempo da concentração na praça certa. “A fé é tudo na vida da pessoa, e fé é muito mais do que as pessoas pensam. Pra mim ela significa manter viva a glória de Jesus, o que me motiva a não faltar a uma missa sequer, e por isso estar aqui hoje. É algo particular, algo especial para mim”, explica a aposentada, de 72 anos.
    Na função de entregar os ramos aos fiéis que participaram do evento, o radialista, Esmeraldo Alves do Nascimento, de 64 anos, acredita que o esquecimento da celebração do Domingo de Ramos poderia oferecer uma lacuna na fé católica, em virtude do que significou esse momento na vida de Jesus. “Não é apenas uma missa diferente, ou uma preparação para a Páscoa. É sim o evento mais importante antes da Páscoa e simboliza uma das passagens mais bonitas da vida do nosso Senhor. Significa a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, em que uma multidão aclamou ele uma semana antes da ressureição”, falou.
    De acordo com duas integrantes do grupo de Liturgia da celebração, Aldinéia Mestre e Maria Dalva Silva Mariano, a Procissão de Ramos é uma das ações do Calendário Católico que valoriza a penitência, assim como a Páscoa, valor considerado por elas como a busca pela fé por meio de um exercício, de um hábito, da dedicação. 
    “As pessoas caminharam distâncias enormes para ver Jesus, para talvez participar daquele domingo que hoje celebramos como o ‘Domingo de Ramos’. Hoje remontamos isso nesse ato, e leva o católico a reflexão sobre a importância do sacrifício pelo amor em Cristo”, explica a paroquiana Maria Dalva.
    Veja o vídeo do início da procissão, na Praça Ary Coelho: 

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário