segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Prefeito renova contrato com empresa que seria laranja de investigado na Lama Asfáltica


Acordo com a PSG Tecnologia Aplicada Ltda foi firmado a 'toque de caixa' na gestão de Nelsinho e permanece até hoje

O prefeito Alcides Bernal, do PP, prorrogou mais um contrato firmado a 'toque de caixa' na administração de Nelsinho Trad, do PTB, desta vez entre a empresa PSG Tecnologia Aplicada Ltda e o Instituto Municipal de Tecnologia da Informação (IMTI).

Tendo Antônio Celso Cortez entre os sócios, a companhia seria laranja de João Baird, investigado na Operação Lama Asfáltica e genro de João Alberto Krampe Amorim. Publicado no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande) da última quarta-feira (27), o extrato mostra que o contrato de n. 426/2012, foi prorrogado por 12 meses, com previsão de acabar em 21 de dezembro do corrente ano.

A PSG Tecnologia Aplicada é citada na denúncia encaminhada pelo Ministério Público Estadual (MPE) à Justiça na última segunda-feira (25), como parte do conglomerado econômico dos investigados pela Polícia Federal. Neste processo, os promotores Thalys Franklyn, Fernando Zaupa, Tiago Freire e Cristiane Mourão identificaram irregularidades em contratos de terceirização com a Itel Informática, também de Baird, durante a gestão do ex-governador André Puccinelli, do PMDB. 

Extrato do contrato - Foto: Reprodução/TopMídiaNews

Participando da Força-Tarefa, os promotores propuseram a condenação de Puccinelli, Baird, Mário Sergio Maciel Lorenzetto, Daniel Nantes Abuchaim e da Itel Informática por terceirização ilegal na Superintendência de Gestão da Informação. Segundo o MPE, a empresa estaria realizado serviços exclusivos de funcionários concursados. "Alguns dos serviços prestados não deveriam ter sido objeto da execução indireta, porque se confundem com a atividade-fim do referido órgão público, que é vedado por lei", explica.

Ainda segundo a denúncia, a PSG Tecnologia Aplicada Ltda fechou contrato pelo valor de R$ 23.820,00 para prestar os mesmos serviços que a empresa Itel Informática Ltda realizava, sendo que ela faz parte do mesmo conglomerado econômico que a Itel e a DighitoBrasil Soluções em Software Ltda, possivelmente ligadas a João Baird. As empresas teriam conseguido, na época, R$ 252.529.996,66 em contratos com o Governo do Estado. Confira um trecho:

Processo protocolado pelo MPE contra o ex-governador André Puccinelli - Foto: Reprodução/TopMídiaNews  


O relacionamento entre Antônio Cortez e Baird ficou comprovado em 2006, quando o sócio da PSG sofreu um acidente na aeronave do dono da Itel. O avião, que partiu do aeroporto de Campo Grande (MS), caiu quando chegava a São Paulo. Na ocasião, duas pessoas morreram, sendo que o filho do piloto, com 10 anos à época, caminhou pela mata até encontrar ajuda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário