quinta-feira, 19 de março de 2015

Saiba como usar a Ouvidoria do SUS

Quantas vezes você foi a um local e, sendo mal atendido, acabou engolindo a seco e voltando para casa com muita vontade de ter reclamado a alguém?! Outras vezes você fez a reclamação, porém ela não surtiu o efeito que você gostaria. A verdade é que o Brasil tem um bom sistema de leis que defendem os diversos direitos do cidadão, mas poucos sabem como reclamar ou para quem reclamar.
Os serviços de Saúde são um dos principais alvos das reclamações realizadas pela população. Existe toda uma dificuldade encontrada pelo usuário do sistema na hora de obter retorno, por parte dos órgãos reguladores. Não entendendo os recursos disponíveis para garantir seus direitos, muitas vezes a pessoa                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                se sente prejudicada em relação aos mesmos não  sabendo  como fazer para que seus direitos sejam garantidos.
Conhecer quais são os recursos disponíveis para ser ouvido é fundamental na hora de obter retorno às suas reivindicações. Os órgãos de Saúde Pública seguem as   normas constitucionais e também à   Lei 8.080/90  chamada  "Lei Orgânica da Saúde" que regula o Sistema Único de Saúde.  Quando o problema é em relação ao sistema privado de promoção à saúde o cidadão tem suas garantias defesas pelo Código de Defesa do Consumido.
O  artigo 2°  da Lei 8.080/90  rege que  "a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício".  Entende-se aqui Estado, como todos os níveis, isto é, União, Estados, Distrito Federal e Municípios, cada um na medida de suas atribuições.  Já o conceito de cidadão abrange todas as pessoas capazes de exercer seus direitos e deveres para com a pátria, praticando a cidadania, bem como seus dependentes diretos ou indiretos.
O sistema público oferece várias possibilidades para o usuário conseguir retorno às suas reivindicações O primeiro é o atendimento local, feito pelos gestores e responsáveis técnicos  do órgão. Temos também as ouvidorias locais, que são regionalizadas e a Ouvidoria SUS.
O primeiro passo para ser ouvido deve, sempre ser o atendimento no local aonde ocorreu o problema. Procure o responsável pela unidade de saúde ou órgão, sendo ela qual for. Na maioria dos casos uma boa conversa com o gestor do local pode resolver problemas simples como mau atendimento, problemas referentes a consultas, agendamentos, exames ou outros vinculados àquele estabelecimento público.
As Ouvidorias regionais recebem as demandas locais, seja da cidade ou do Estado. No caso de uma cidade à Ouvidoria SUS é ligada à Secretaria de Saúde do Município em questão. Demandas sobre saúde em órgãos do Estado devem ser feitas na Ouvidoria de Saúde do Estado. Em todos os casos as demandas podem envolver qualquer problema na saúde, inclusive os sanitários
A Ouvidoria SUS é nacional, e recebe demandas de qualquer local do Brasil sendo  a última instância a ser recorrida antes de utilizar os meios legais.  
Como Funciona a Ouvidoria SUS?
A Ouvidoria é o setor responsável por receber manifestações como reclamações, denúncias, elogios, críticas e sugestões dos cidadãos quanto aos serviços e atendimentos prestados por determinado órgão. O Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS (DOGES) recebe as manifestações dos usuários do Sistema de Saúde (SUS) por meio de vários canais como: carta, internet, telefone e atendimento presencial.
Quando resolvemos levar um assunto à Ouvidoria temos uma certeza de que obteremos uma resposta, pois qualquer órgão ligado ao SUS está sujeito à mesma e terá que responder às demandas. A demanda deve ser clara, concisa, e de fato verídico para que seja investigada e o cidadão consiga uma resposta satisfatória. Uma vez aberta uma demanda na Ouvidoria, o órgão ou pessoa alvo da reclamação terá um tempo hábil para respondê-la e ao mesmo tempo resolver o problema levantado. Desta forma, um bom conselho, é não fazer reclamações anônimas, pois elas dificultam o levantamento do problema. 
Para o usuário SUS a ouvidoria é uma das melhores maneiras de se resolver um conflito e pode ser também uma ferramenta para encorajar os Servidores que desempenham seu trabalho de forma correta. Além de denuncias e reclamações o Sistema recebe sugestões, críticas e elogios que ajudam, e muito, a melhorar a forma de atendimento. Abaixo segue as formas de entrar em contato:
Ouvidoria SUS
 - Disque Saúde 136, que funciona 24 horas com atendimento eletrônico, de segunda a sexta-feira, das 7h às 22h e aos sábados e domingos, das 8h às 18h, tele atendentes recebem as demandas dos cidadãos. A ligação é gratuita e pode ser originada de telefones fixos, públicos ou celulares, de qualquer local do país.
O atendimento presencial é regionalizado de forma que é necessário procurar saber na sua cidade ou estado qual é o local onde você pode registrar a demanda. Em Campo Grande/MS  temos:
Telefone: 3314-9955 / 3314-3071
e-mail: 
ouvidoria@sesau.capital.ms.gov.br
Endereço :          SESAU · Rua Bahia, 280 - Centro · CEP: 79002-530 · Campo Grande MS
E para o Estado do Mato Grosso do Sul:
Serviço gratuito: 0800 647 0031
Telefone: (67) 3312 - 1128
E-mail: ouvidoriasus@saude.ms.gov.br
Site: http://www.saude.ms.gov.br
Carta e pessoalmente: Rua Joel Dibo, 267. Centro. CEP 79002-060. Campo Grande/MS


Nenhum comentário:

Postar um comentário