quinta-feira, 19 de março de 2015

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O SUCO VERDE

NUTRICIONISTAS ESCLARECEM OS MITOS E VERDADES SOBRE A BEBIDA

FERNANDA BALDIOTI
No Instagram, Gisele Bündchen publicou foto da filha Vivian Lake tentando “roubar” seu suco verde Foto: Reprodução do Instagram
No Instagram, Gisele Bündchen publicou foto da filha Vivian Lake tentando “roubar” seu suco verde 
RIO — Queridinho das nutricionistas, o suco verde tem feito tanto sucesso que já ganhou até versões como o suco vermelho. Feito com folhas e vegetais frescos, além de frutas, grãos e sementes, ele é um grande aliado de quem busca uma reeducação alimentar. Conversamos com quatro tops nutricionistas para saber os mitos e verdades sobre a bebida.- Por que o suco verde faz tanto sucesso?Patricia Davidson Haiat: ele caiu no gosto e virou moda pelo resultado positivo que dá às pessoas. A grande maioria declara se sentir fisicamente melhor com a ingestão dessa bebida.
- O suco verde realmente auxilia na sensação de bem-estar?
Patricia Davidson Haiat: ele contribui na melhora de sintomas como dores de cabeça, inchaço, intestino preso e auxilia no emagrecimento. E isso tudo acaba proporcionando uma maior sensação de bem-estar.
- Como ele auxilia no emagrecimento?
 pobre em calorias, mas rico em fibras, ela melhora o funcionamento do intestino, ajuda no tratamento da anemia e promove saciedade.
- Então ele não é calórico?
Cada 100 g de couve tem 27 kcal. Normalmente, usamos uma folha de couve, que é praticamente 0 caloria. Se adicionado de uma laranja e uma colher de sopa de linhaça fica em torno de 130 kcal.
- Ele deve ser ingerido no café da manhã ou no lanche da tarde?
Luciana Harfenist: para quem se joga na academia logo cedo, apostar no suco verde para o desjejum está longe de ser a melhor opção porque ele sozinho pode não saciar a fome e dar a energia necessária. As refeições que proporcionam o emagrecimento, a redução do percentual de gordura e a manutenção da massa magra devem conter aminoácidos, carboidratos, fibras antioxidantes e gorduras saudáveis. Os sucos verdes podem ser uma ótima pedida para um lanche da tarde, mas como café da manhã há escolhas nutricionais bem mais inteligentes.
- Pessoas com disfunções na tireoide não devem exagerar em seu consumo?
Luciana Harfenist: a couve faz parte do grupo das brássicas, hortaliças ricas em glicosinolato, substância importante para detoxificação hepática e para prevenção do câncer, mas que interfere negativamente no metabolismo da tireoide. Por isso, pessoas com hipotireoidismo, com histórico familiar da doença, ou que tenham ganhado peso sem alterar a alimentação não devem consumir de forma alguma a couve.
- Pode coar o suco verde?
Andrea Santa Rosa Garcia: Não se deve coar o suco verde porque o teor de fibras fica bastante reduzido. Para alguns pacientes, que não toleram tomar o suco mais grossinho, eu libero passar o suco pela peneira e acrescentar mais fibras depois de pronto, como a semente de chia. Outra opção é optar por fazer o suco com frutas que são menos fibrosas como pera, melão e abacaxi.
- Até quanto tempo ele pode ser mantido na geladeira? É possível preparar no dia anterior e beber no dia seguinte?
Andrea Santa Rosa Garcia: a vitamina C presente na couve se oxida muito rápido. Só de passar no liquidificador já perdemos uma parte dela. O método do congelamento reduz um pouco mais o teor de vitamina C e de outros nutrientes. Se o objetivo é economizar tempo, recomendo congelar apenas a couve em forma de gelinho e bater com outros ingredientes na hora. Pelo menos os nutrientes das frutas estarão conservados.
Veja 4 bons motivos para você incluir sucos verdes no seu cardápio:
1 - Emagrecer: Se aliado a uma alimentação balanceada e a prática de exercícios, o suco verde será um excelente aliado contra a balança.
2 - Limpar o organismo: Se você anda se alimentando muito mal, comendo de forma excessiva frituras, alimentos gordurosos, ricos em sódio, conservantes e gordura trans, mas quer começar a ter uma alimentação melhor, pode começar incluindo o suco verde no seu cardápio.
3 - Beleza: O conjunto de nutrientes presentes no suco deixam a pele e os cabelos mais bonitos. Além disso, dão mais disposição!
4 - Bom funcionamento do intestino: As fibras presentes nas verduras, legumes, grãos, ajudam no bom funcionamento do intestino.
QUATRO RECEITAS DE SUCO VERDE
1 - Suco verde para acelerar o metabolismo
Ingredientes
2 xícaras (chá) de espinafre
2 copos de pepinos cortados
1 cabeça de aipo
1 colher (chá) de gengibre
1 porção de salsa
2 maçãs cortadas
1 copo de suco de limão
Modo de preparo
Bata no liquidificador e adoce com mel. Também pode ser coado ou consumido naturalmente com os gomos, peles e sementes.
 Calorias: 25 kcal por copo.

2 - Suco verde para desintoxicar o organismo
O ideal é consumi-lo no período da manhã, pois dá energia e limpa o organismo.
Ingredientes
2 fatias grossas de melancia
1 maço pequeno de salsinha
2 maçãs
2 talos de salsão com as folhas
3 talos de erva-doce (ou funcho)
1 cenoura
2 laranjas
2 folhas de couve
1 pepino inteiro
1 pera
1 punhado de brotos de alfafa
Modo de preparo
Bata no liquidificador e adoce com mel. Também pode ser coado ou consumido naturalmente com os gomos, peles e sementes.
Calorias: 60 kcal por copo.
3 - Suco verde para melhorar o funcionamento do intestino
Ingredientes
2 folhas de couve lisa
2 folhas de couve-de-bruxelas
1 rama de couve-flor
1 rama de brócolis
4 cenouras
1 maçã pequena (pode ser feito com outras frutas)
1 copo de suco de laranja
Modo de preparo
Bata no liquidificador e adoce com mel. Também pode ser coado ou consumido naturalmente com os gomos, peles e sementes.
Calorias: 40 kcal por copo.
Para deixar o suco mais saboroso e rico, inclua gengibre, salsinha e hortelã. Depois é só colocar estes ingredientes no processador ou liquidificador. E se seu objetivo é perder peso, fique longe do açúcar. Adoce com sucralose (adoçante) que não tem efeitos nocivos ao organismo, explica a nutricionista.
O QUE NÃO PODE FALTAR NO SUCO VERDE?
Aproveite ao máximo
— Na noite anterior, deixar os ingredientes verdes preparados
— De manhã, colocar tudo no liquidificador. A maçã deve ser picada na hora
— As verduras também podem ser batidas no liquidificador e congeladas em formas de gelo
— No dia seguinte, basta bater novamente as pedras com água ou água de coco
— Não coar
Nunca deixe de fora
Duas folhas de couve 
Funções: energética e rica em cálcio
Três centímetros de gengibre 
Funções: termogênico e anti-inflamatório
Duas frutas cítricas (limão, abacaxi, laranja ou bergamota)
Funções: diuréticas e ricas em vitamina C
Água de coco ou natural
Função: isotônica
Toque a gosto pessoal
Fatia de melão ou pepino
Função: diurética
Ramo de hortelã fresco
Função: ajuda na digestão
Talo de salsão, rúcula, agrião ou espinafre
Função: auxiliam na imunidade
AS SEIS MAIORES DÚVIDAS SOBRE O SUCO VERDE DETOX
A alimentação detox está em alta no universo fitness e da saúde. Junto com ela, uma onda de produtos e alimentos detox começaram a ser procurados em mercados de todo o pais. Um destes produtos, o suco detox verde, é o que faz mais sucesso por sua praticidade para preparo e consumo. Mas você sabe do que é feito este suco verde e por que ele é tão procurado assim? Para descobrir, confira nosso post de hoje!

O QUE É O SUCO DETOX VERDE?

O suco detox verde, também chamado de suco verde, ou apenas suco detox, é uma bebida produzida a base de alimentos considerados potencializadores na eliminação de toxinas, que ajudam o fígado a desintoxicar o organismo retirando o excesso destes compostos químicos na nossa circulação.
Sua coloração verde se deve à utilização de folhas ou vegetais de cor verde escura, como a couve, o espinafre, o pepino e a hortelã em sua preparação, em conjunto com outros alimentos ricos em antioxidantes naturais, como a laranja, o melão e a água de coco.

POR QUE ELE É TÃO PROCURADO?

Muitos profissionais da área da saúde, que seguem uma linha de alimentação mais natural, acreditam nesta teoria da medicina oriental sobre alimentos que favorecem a eliminação de toxinas e radicais livres no organismo. Alimentos ricos em vitaminas C e E, em minerais como o zinco e o selênio e em fibras alimentares auxiliariam neste processo de desintoxicação.
O suco verde é rico nestas propriedades, por contar com alimentos que têm altas concentrações destes nutrientes. Além da característica desintoxicante, o suco verde também favorece o maior consumo de vitaminas e minerais variados e essenciais para a saúde humana, além de aumentar significativamente a ingestão de fibras alimentares por quem o adiciona na sua rotina alimentar.

O SUCO DETOX EMAGRECE?

Algumas pessoas têm procurado consumir o suco detox verde com o objetivo exclusivo de perder peso e, frequentemente, esbarram em resultados frustrantes. Esta bebida não é capaz de, sozinha, atuar na aceleração da perda de peso, porque este é um processo que depende da nossa ingestão calórica diária total.
De qualquer maneira, o suco detox verde pode ter participação no processo de perda de peso, já que, graças à sua enorme concentração de fibras, ele é capaz de aumentar a sensação de saciedade após sua ingestão, diminuindo o apetite e consequentemente o consumo calórico de quem faz uso desta bebida diariamente.
Mesmo assim, o resultado final do processo de perda de peso depende também da prática de atividades físicas regulares e de uma alimentação equilibrada.

O SUCO DETOX PODE SER CONSUMIDO TODOS OS DIAS?

Sim. O suco detox verde é uma bebida extremamente saudável que pode, e deve, ser incorporada à alimentação de qualquer indivíduo, especialmente se ele tem dificuldade em ingerir frutas e vegetais diariamente. Sua grande concentração de vitaminas, minerais, água e fibras alimentares terão efeito positivo na promoção da saúde do indivíduo que o consome.
A única observação que deve ser feita sobre o consumo de suco verde diariamente é que ele deve fazer parte de uma dieta balanceada, e seu consumo deve estar de acordo com a necessidade calórica total do indivíduo, não fazendo com que esta bebida se transforme em calorias extras ao final do dia.

O SUCO DETOX PODE SUBSTITUIR UMA REFEIÇÃO?

Não, de maneira alguma. Apesar de ser um suco nutricionalmente mais completo quando comparado com outras bebidas, o suco detox ainda é deficiente em nutrientes como carboidratos complexos, lipídeos e proteínas que devem ser consumidos em uma refeição. O suco verde pode funcionar como um complemento durante o almoço ou jantar, ou pode ser consumido como uma opção de lanche ou ceia, entre as refeições principais.

QUAL É A DIFERENÇA DO DETOX VERDE PARA OUTROS SUCOS DETOX?

A diferença do detox verde para outros sucos detox é a presença de um vegetal de coloração verde escura em sua composição. Além de serem mais ricos em alguns minerais antioxidantes, como o selênio e o zinco, estes vegetais também fornecem boas concentrações de nutrientes essenciais, como o cálcio, o ferro e o ácido fólico para a alimentação humana. Por este motivo eles podem ser considerados mais ricos nutricionalmente do que as outras versões de suco detox, como por exemplo o suco rosa.
Você já utilizava o suco detox verde na sua alimentação? Conte para a gente suas dicas e experiências! Resolveu experimentar esta bebida na sua rotina alimentar depois deste texto? Não deixe de comentar o que você sentiu de benefícios na sua saúde aqui com a gente!

Outros Sucos para Emagrecer

Existem muitos tipos de sucos para emagrecer que são realmente eficazes. Separamos aqui uma pequena lista com as frutas e verduras mais utilizadas para que você possa fazer em casa o seu suco e tomar diariamente.
Veja abaixo as receitas de sucos para Emagrecer Rápido:

Suco da Luci

Luci é de Minas Gerais e conseguiu perder mais de 20 kilos. Na luta contra o peso alto, ela recorreu ao suco de limão, couve, gengibre e maçã. É claro que não foram apenas sucos que emagrecem que a fizeram atingir um resultado tão positivo, mas também uma alimentação saudável e mudança não só no hábito de vida como nos alimentares.
Ingredientes: 1 limão inteiro, 2 folhas de couve, 1/2 (2 colheres de sopa) gengibre pequeno ralado, 1 maçã com casca, 200 ml de água.
Modo de preparo: Após espremer o limão em um copo e picar a couve com as mãos mesmo, junte com os demais ingredientes e bata num liquidificador. Tome pela manhã em jejum e à noite. Você vai ver que o suco de couve emagrece.

Suco de Graviola

Graviola Emagrece
O suco de graviola emagrecetambém. Muitas pessoas já experimentaram e perceberam a diferença. O mais interessante é que você pode utilizar tanto a fruta em si como suas folhas, neste último caso seria mais um tipo de chá do que suco para emagrecer.
Como preparar: basta bater meia graviola com um copo de água ou leite desnatado, colocar adoçante e ingerir. Se for utilizar a folha, primeiramente desidrate-as no sol. Cerca de 15 g para uma xícara de água é o suficiente. Beba na temperatura que desejar (frio, morno ou quente).

Suco de Abacaxi com Hortelã

Abacaxi é emagrecedor devido à grande quantidade de água que a fruta contém, sendo também fonte de vitamina C. Muitas mulheres já experimentaram e perceberam, inclusive, o afinamento da cintura. Este suco verde para emagrecer tem se mostrado um dos melhores entre os demais tipos existentes para emagrecimento a curto prazo.
Preparo: Bata meio abacaxi com 10 folhas de hortelã em meio litro de água. Coe beba gelado.
Outros sucos para emagrecer são: Suco de pera (possui grande quantidade de fibras, o que auxilia no comportamento intestinal), mamão (propriedades diuréticas e antioxidantes), morango (baixa caloria), kiwi (diurético e produz sensação de saciedade), melancia (possui muita água e ajuda a controlar a quantidade de açúcar no organismo), pepino.

Sucos que Emagrecem 1kg por Dia

Tomando-se periodicamente e seguindo uma rotina de vida que não seja sedentária, isto é, praticando atividades físicas, você poderá perder até mesmo 1 kilo por dia. Porém, não exagere (nada de tomar apenas sucos emagrecedores e ficar sem comer) e seja paciente, lembrando sempre de se alimentar.
Não adianta tomar um suco desintoxicante para emagrecer apenas e passar fome o dia todo. Lembre-se que a saúde deve estar sempre em primeiro lugar.
COM  O QUE VOCÊ DEVE SE PREOCUPAR?

Suco verde e hipotireoidismo: ele é realmente ruim para você?

Na semana passada uma revista de circulação nacional fez uma matéria sobre o suco verde. O artigo deixou muitas dúvidas no ar: “Então o suco verde faz mal?”, “Devo parar de tomar?”. Primeiramente gostaria de me posicionar sobre o que vem acontecendo. A internet, as revistas, a televisão… A mídia em geral bombardeia o público quando o assunto é Nutrição. Mas esta ciência é coisa séria e deve haver responsabilidade ao se transmitir qualquer tipo de informação sobre alimentação. As pessoas estão alucinadas e confusas com  tanta informação contraditória e por isso darei o meu parecer sobre o suco verde, mais especificamente sobre a couve, que ficou como a  vilã da história.
A primeira matéria sobre o assunto foi publicada no jornal The New York Times e sugeria que a couve pode não ser um bom alimento como se pensava. Na verdade, dizem os autores, a couve não seria um alimento saudável e poderia causar problemas de tireoide. Entendo a preocupação, porém não há necessidade de pânico e nem que você jogue fora toda sua couve. Pelo contrário.

A INDIVIDUALIDADE BIOLÓGICA

suco verde 2
Temos que entender uma coisa para começar a debater este assunto: nós somos diferentes! NINGUÉM É IGUAL! Cada organismo é um e, portanto, o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Todos os dias vivencio isso em meu consultório: pessoas e organismos completamente diferentes. Enquanto o leite faz bem a uns, é um verdadeiro veneno para outros, o que não dá a esse alimento título de mocinho ou vilão. Ele simplesmente age de formas diferentes, dependendo do organismo. Se você apresentar algum tipo de intolerância ao leite, ele será um veneno para sua saúde, o que não o torna um alimento ruim. Por isso é importante você consultar um(a) nutricionista antes de retirar ou incluir alimentos em sua rotina alimentar. Eu, Giovana, como couve quase todos os dias… Seja na refeição ou em sucos e minha tireoide é extremamente saudável. Mas só porque EU não tenho problemas ou sintomas decorrentes disso, não quer dizer que isso não possa acontecer. Na verdade, isso é uma grande dúvida e mais estudos são necessários para bater o martelo. A questão é que A MAIORIA das pessoas não tiveram problemas com o consumo diário de couve e não é a toa que ela foi e é considerada um SUPERALIMENTO.

Vamos entender como começou essa história…

A maioria dos estudos que colocam a couve como “vilã” envolvem quantidades consumidas em excesso, ou melhor, em quantidades absurdas. Já falei por aqui e sempre repito: NADA EM EXCESSO FAZ BEM. NADA! O equilíbrio é a palavra-chave quando o assunto é alimentação. Por exemplo: em um dos casos expostos, uma chinesa de 88 anos comeu de 1 a 1.5 Kg de couve (cerca de 15 copos), diariamente durante meses na tentativa de controlar sua glicemia, pois era diabética. Resultado: ela desenvolveu um quadro de hipotireoidismo grave e entrou em coma. Existe uma explicação fisiológica complexa para isso: em vegetais como a couve, repolho e outros existe uma substância chama pró-goitrina que dá origem a goitrina. Esta, por sua vez, é uma substância inibidora dos hormônios tireoidianos, o que pode levar ao desenvolvimento do hipotireoidismo. No caso da chinesa, por seu consumo EXCESSIVO (extremamente excessivo!!), esta substância estava em quantidades altas em seu organismo, o que impediu a síntese do hormônio da tireoide.
couve
Outra explicação está nos íons de tiocianato, também presente na couve, que competem com o iodo no organismo.  Ou seja, se esta substância está em maior quantidade, impede a absorção do iodo, nutriente essencial para o bom funcionamento da tireoide. É comum acontecer isso quando a pessoa já apresenta deficiência de iodo. Outra coisa que não foi mencionado neste estudo de caso foi: o que mais ela comeu durante esses meses? Será que estava sacrificando o consumo de outros nutrientes, provenientes de outros alimentos, que poderiam impedir que o quadro de hipotireoidismo se instalasse?
Acho difícil consumir 15 copos de couve todos os dias, por isso, antes de tirar qualquer conclusão sobre qualquer assunto, é importante verificar de onde surgiu a informação e considerar as diferenças entre os indivíduos quando você ouvir afirmações como “Tal alimento faz mal”. Afinal, nem tudo é o que parece. Devemos levar em conta o interesse econômico por trás de toda “nova moda” na Nutrição. A indústria movimenta MUITO dinheiro com a venda de suplementos. Seria interessante considerar ALIMENTOS DE VERDADE como grandes vilões da alimentação, ou não seria?

Variando a dieta…

suco verde não diferente
O ideal é ter uma alimentação balanceada e variada. Costumamos comer AS MESMAS COISAS TODOS OS DIAS, e isso pode resultar em excesso de alguns nutrientes e deficiência de outros. Os alimentos se complementam e é importante varia-los para garantir seu consumo de todas as vitaminas e minerais. Dessa forma, evitamos desequilíbrios fisiológicos. Repetindo: QUALQUER COISA PODE SER PREJUDICIAL QUANDO CONSUMIDA EM EXCESSO, até mesmo água! Uma folha de couve pela manhã em seu suco verde certamente não causará hipotireoidismo ou qualquer desordem metabólica. Agora, se você tomar suco verde o dia todo, todos os dias, durante meses, ai sim pode haver problemas. Assim como se você consumir whey protein (proteína do soro do leite) todos os dias, durante o dia todo em shakes e receitas, pode ser que desenvolva problemas renais, principalmente se tiver predisposição ao problema. Brinque com as frutas e vegetais e modifique sempre as receitas de seus sucos. É divertido experimentar novos sabores e cores.

Outros desequilíbrios podem levar ao problema…

Como mencionei acima, TODOS SÃO DIFERENTES e, portanto, os problemas com a couve podem aparecer sob duas condições: a pessoa consumir couve em excesso e já apresentar algum tipo de desequilíbrio hormonal ou nutricional. Alguém sem nenhum problema como esses, talvez possa consumir um quilo de couve por dia e nada desenvolver, afinal ela não tem PREDISPOSIÇÃO ao problema.

O Suco Verde

Com toda essa história, o suco verde entrou em pauta. Hoje é um “modismo”, mas eu tomo há anos e só me trouxe benefícios. O suco, principalmente o prensado à frio, é uma  maneira fantástica de fornecer nutrientes rapidamente ao seu organismo, mas deve haver moderação, como tudo na vida. No desespero de emagrecer, muitas pessoas acabam fazendo dele uma refeição. O problema é que fazem isso em TODAS as refeições e durante alguns dias (ou muitos dias) na esperança de conquistar a barriga dos sonhos. Infelizmente isso é ilusão: se usado de maneira incorreta e se a pessoa já possuir predisposição ao hipotireoidismo, pode SIM haver complicações. Os nutrientes são muito concentrados em sucos e quuando consumidos de uma só vez,  pode agravar condições de saúde PRÉ-EXISTENTES. Pense em quanta couve e outros produtos são utilizados na preparação do suco. Você consumiria tudo isso, em sua versão sólida, ao mesmo tempo? Portanto, tomar seu suco verde pela manhã ou no lanche da tarde não oferece riscos. O problema seria você, que apresenta predisposição ao hipotireoidismo, tomar o suco verde o dia todo, durante um tempo indeterminado.

A couve não é culpada de tudo: causas da disfunção da tireoide

delícia de couve
Depois disso tudo, a couve ficou com má reputação quando o assunto é tireoide, como se fosse a única culpada pelo aparecimento de disfunções da glândula, quando na realidade, o excesso (e estou falando de quantidades absurdas!) é que PODE gerar o problema. Existem outras causas comprovadas que levam a problemas tireoidianos e uma delas é a deficiência de iodo. Hoje, o sal que consumimos no Brasil é iodado. Por outro lado, muitos evitam o consumo de sal pelos problemas decorrentes de seu consumo e aqui caímos na mesma questão do EXCESSO. Mas se você prefere reduzir o sal de sua dieta, há outras fontes excelentes de iodo como frutos do mar, alga marinha, spirulina, peixes de água salgada, chorella e leite e ovos (desde que provenientes de animais que tenham pastado em solos ricos em iodo ou alimentados com rações que contém o nutriente), além de vegetais provenientes de solos ricos em iodo.
Ingestão de flúor também pode influenciar a eficiência da glândula tireoide. Muitas vezes, ele é utilizado no tratamento do HIPERTIREODISMO, pois pequenas quantidades podem afetar a eficiência da mesma.
Por último, existem produtos químicos comuns a que somos diariamente expostos que também podem influenciar a função da tireoide. Um estudo descobriu que um produto químico utilizado em tapetes e outros produtos de uso doméstico têm sido associados a mudanças adversas na tireoide de homens e mulheres.
Na raiz dos desafios relacionados a glândula ainda há o debate sobre qual a porcentagem da doença é hereditária/genética versus causas ambientais. De qualquer forma pessoal, existem inúmeros fatores além do consumo de couve que poderiam levar ao desenvolvimento do hipotireoidismo. Não acho que a couve deve ser o alvo e, definitivamente, não deve estar na “linha de tiro” da forma como foi colocada, sendo o seu consumo considerado insalubre.

Você deve se preocupar?

Então, você ainda está preocupado(a) com seu consumo de couve? Provavelmente não. A menos que você apresente algum problema de saúde que pode ser agravado pelo consumo de vegetais verdes crucíferos ou se você toma o sucos repletos de couve o dia todo, sem adicionar outras fontes de alimentos em sua rotina.
No mais, espero que o recente “susto” com o suco verde sirva para EDUCAR as pessoas e trazer uma maior consciência da complexidade dos desafios da área da saúde e como pode ser injusto ou perigoso simplificar assuntos como este. Nem tudo que é bom para seu amigo ou amiga, pode funcionar para você. Você tem predisposição a doenças? Você possui intolerâncias? Então, consulte um(a) nutricionista para ver o que realmente fará bem a você. E viva o suco verde!

Nenhum comentário:

Postar um comentário