sábado, 27 de junho de 2015

Mercadante não viaja com comitiva de Dilma para os Estados Unidos


Ministro da Casa Civil constava em lista inicial da equipe que viajaria.
Segundo assessoria, a praxe é ele ficar quando Dilma sai do país.

Filipe MatosoDo G1, em Brasília

O ministro da Casa Civil, Aloizio Mercadante, não viajou com a comitiva da presidente Dilma Rousseff neste sábado (27) para os Estados Unidos.
De acordo com a assessoria do Planalto, geralmente Mercadante fica no país quando a presidente sai em viagem oficial e, portanto, a ida dele para os EUA não estava prevista.
No entanto, o ministro constava em uma lista enviada ao G1 pela assessoria do Planalto entre os ministros que embarcariam com Dilma. Veja abaixo:
Lista divulgada pela assessoria do Planalto com os ministros que viajariam com Dilma para os EUA  (Foto: Reprodução)Lista divulgada pela assessoria do Planalto com os ministros que viajariam com Dilma para os EUA (Foto: Reprodução)
Reunião e denúncias
Reportagem da revista "Veja" deste fim de semana afirma que, em depoimento de delação premiada, o dono da empreteira UTC, Ricardo Pessoa, investigado pela operação Lava Jato, disse que fez doações com dinheiro oriundo de esquema de corrupção na Petrobras para 18 políticos. Entre eles, aparece o ministro Mercadante.

Na manhã deste sábado, antes de Dilma embarcar para os EUA, ela chamou Mercadante, o ministro Edinho Silva (Comunicação Social) e o ministro
 José Eduardo Cardozo (Justiça) para uma reunião no Palácio da Alvorada.Pessoa também afirmou na delação, segundo a revista, que fez doações com o dinheiro de origem irregular também para a campanha da presidente Dilma Rousseff, em 2014, e para do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2006. O PT e o ministro negam envolvimento.
Edinho, que foi tesoureiro da campanha de Dilma em 2014, também foi citado por Pessoa. Ele nega qualquer envolvimento. 
Depois, Edinho e Cardozo deram uma entrevista coletiva no Ministério da Justiça para contestarem as denúncias. Mercadante não estava presente na coletiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário