quinta-feira, 25 de junho de 2015

A veracidade e o Câncer que se instala na Imprensa do MS

Três ancora deixou Deus ao homem: o amor da pátria, o amor da liberdade, o amor da verdade. (Rui Barbosa)
Não é de hoje que sabemos que a imprensa é um veículo de manipulação das massas e por isso é parte relacionada em todo o processo político. As diferenças então em quem paga, quem não paga, e quem não se deixa pagar. A imprensa verossímil e idônea esta fadada a morrer de fome e mesmo assim temos exemplos de instituições que levam a verdade a qualquer curso.
A imprensa comprada, manipulada e gananciosa tornou-se um câncer na sociedade e vem sendo um empecilho para as pessoas que querem ver a verdade divulgada para poder garantir seus direitos. No Mato Grosso do Sul, como em todo o país, vivemos uma crise moral nos meios de comunicação, principalmente nos eletrônicos. As matérias tendenciosas e destinadas a enganar e ludibriar a população tornaram-se comuns em alguns jornais da Capital. Em um artigo escrito em  publicado em 1924, de autoria de Rui Barbosa ele cita : Um país de imprensa degenerada  ou degenerescente é, portanto, um país cego e um país miasmado, um país de ideias falsas e sentimentos pervertidos, um país, que, explorado na sua consciência não poderá lutar com os vícios, que lhe exploram as instituições.
Um exemplo da degeneração da imprensa é o que esta acontecendo com a greve dos servidores do município. Uma  vez que os servidores estão cansados das situações que ocorrem diariamente na prefeitura e firmados em uma necessidade extrema de reconquistar suas perdas salariais , que lhes é de direito, fez-se necessária uma Greve para que o Poder Público assumisse sua função de Mediador e Administrador de recursos.
Em face disso, após movimentos semelhantes como o dos Médicos e dos Professores do Estado,  Enfermeiros e Professores da Rede Municipal tomaram a atitude sensata de lutar por seus direitos, o que é justo. 
A mais de um mês os Professores buscam solução para o impasse junto a uma Administração que se diz falida. O conceito de falido não evitou que centenas de comissionados estivessem em cargos de confiança ganhando valores exorbitantes, o que o MPE está tentando corrigir através de um TAC. 
Também não impediu os vereadores a aumentar seus salários e o do prefeito em plena crise(ACIMA DE 20%). De qualquer forma a obrigação da imprensa seria levar os fatos verdadeiros a público, tendo compromisso com os direitos e com o social. Ao invés disso vemos uma grande quantidade de notícias distorcidas, claramente alteradas para prejudicar o lado mais fraco (servidores e população) em detrimento do lado mais forte ( Administração Pública).
Esse jornalismo vermelho está tornando a comunicação com o público impossível, fazendo com que se acredite que as sandices praticadas pela Prefeitura , são atos brandos e que esta tudo feliz. O leitor a de convir que não tem nada de certo em Campo Grande. Aponte-me uma obra concluída e funcional, sem problemas, feita pela atual administração? Uma melhoria sequer na saúde pública? Um investimento de impacto na Educação? Por favor: Digam-me, ao menos, se a população está apoiando o prefeito?
As respostas sempre serão negativas pois , para o se faz , não resposta. Causa, motivo, razão ou circunstancia que possa justificar as ingerências e o descaso com as contas públicas. Como fazer um ajuste financeiro sacrificando o servidor, pai e mãe de família, que precisa comer e viver. É mínimo anti-cristão, para não dizer coisas piores. 
A imprensa pode ser amiga ou inimiga.Quando ela toma o partido dos grandes, que esbanjam o dinheiro público, ela se torna inimiga, não só do grevista, mas da sociedade. Em outro trecho Rui Barbosa comenta: "Nenhum país salva a sua reputação com os abafos, capuzes e mantilhas da corrupção encapotada." É justamente isso que esse(s) jornal(is) estão fazendo, maquiando! Colocando abafos e capuzes sobre uma situação que é insustentável. Campo Grande está um Caos! Seja na Educação, na saúde , na infraestrutura ou na segurança. Tudo funciona pelas coxas, geridas por uns e outros que ganham cargos como se ganha balas. A prefeitura não tem nem um plano de cargos e carreiras já que a carreira é totalmente de ordem política.
O problema não é só ter um jornal divulgando salários de servidores como se o que eles supostamente ganham, já que o salário liquido ninguém quer por no jornal. O problema é o desrespeito que esses meios de comunicação estão tendo com essa parcela da população. Sem professores não tem educação, sem enfermeiros não se faz saúde e  não podemos esquecer que os médicos também estão se retirando da PMCG por faltas de condições dignas de trabalho.
Se nós precisamos boicotar esses jornais também precisamos manter nossas postura  em relação a o que é melhor para a categoria, a qualidade de vida, e o serviço público. Risquem o nome desse(s) jornal da suas listas de acesso. Comentem negativamente sobre a atitude do jornal. Demonstrem insatisfação, orientem. Um movimento necessita de decisões que envolvem até mesmo a quem prestigiar com nosso precioso tempo. 
É depressivo e humilhante ler o que eles colocam na tela, como se fosse uma verdade absoluta, o que sabemos que não é. Alguém aqui acha que a Prefeitura vai entregar seu pacote de obras no aniversário da cidade? Alguém sabe pelo menos explicar aonde estão acontecendo essas obras?
Somos a elite pensante, somos inteligentes, somos formadores de opinião. Não pelo salário mas por nossas funções: Educar e formar cidadãos ou promover a saúde e o bem estar. Não podemos ter medo de falar, explicar, lutar, dar o sangue, seja para continuar o movimento ou seja para desmentir uma imprensa infeliz. 
Em nota disse, e agora repito. Quanto mais fortes forem os ataques da Administração com o uso da imprensa maiores são as chances de estarmos chegando ao nosso objetivo traçado.
Aos Jornalistas nos resta lembrar um trecho do seu código de ética 
O compromisso fundamental do jornalista é com a verdade no relato dos fatos e ele deve pautar seu trabalho na precisa apuração dos acontecimentos e na sua correta divulgação (Código de Ética dos Jornalistas)
Continuemos a luta pois  só quem luta pode ter o gosto de vencer


Nenhum comentário:

Postar um comentário