segunda-feira, 29 de junho de 2015

Bovespa fecha em queda com Grécia e Petrobras sob holofotes


Ações da Petrobras caíram mais de 3% nesta segunda-feira (29).
Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, recuou 1,86%.

Do G1, em São Paulo
A Bovespa abriu a semana em forte queda, em sessão marcada pela repercussão do novo plano de negócios da Petrobras e nervosismo nas praças acionárias globais após a Grécia fechar seus sistema bancário e adotar controles de capitais em meio ao fracasso nas negociações com os credores.

As ações da Petrobras fecharam em queda de mais de 3%, depois que a estatal divulgou
 um plano de investimentos 37% menor para o período 2015-2019, em comparação com o plano anterior, de 2014 a 2018. A companhia planeja investir R$ 130,3 bilhões no período. Mais cedo, os papéis chegaram a subir quase 3%, mas perderam o fôlego.O Ibovespa, principal indicador da bolsa paulista, terminou a segunda-feira (29) em queda de 1,86%, aos 53.014 pontos.  Veja cotação
"Algumas coisas são mais fáceis de dizer do que fazer, ou seja, a paridade de preços e o grande plano de desinvestimento, que pode ser difícil de alcançar se a sociedade não aceitar vender o controle de alguns ativos. Mas a mensagem é tão boa e realista quanto se pode alcançar", disse o analista do BTG Antonio Junqueira em nota a clientes.
Grécia
Os bancos da Grécia amanheceram fechados nesta segunda, para evitar que a população continue sacando tudo o que tem nas contas e quebre as instituições.
O país tem até terça para pagar € 1,6 bilhão ao Fundo Monetário Internacional (FMI) e depende de um empréstimo dos outros países europeus para fazer esse pagamento. Mas, no fim de semana, o primeiro-ministro grego decidiu que vai fazer um referendo no próximo dia 5 para saber se aceita as condições desse empréstimo, que incluem alta de impostos e cortes nas aposentadorias. Com isso, o país deve dar o calote no FMI e pode acabar deixando a zona do euro.
Bolsas europeias
Na Europa, as bolsas tiveram um dia de fortes quedas, com os bancos do sul do continente sendo particularmente muito atingidos, depois que a Grécia fechou seus bancos e impôs controles de capital, como limites para saques.
O índice FTSEurofirst 300, que reúne as principais ações europeias, recuou 2,78%. Já o índice de blue-chips Euro STOXX 50 terminou em queda de 4,21%, o pior desempenho em quatro anos.
Os índices acionários asiáticos também registraram fortes quedas nesta segunda-feira, com investidores assustados pelo espectro do calote da Grécia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário