Sesau confirma que tem 10 pacientes na fila de espera e não tem vaga nos hospitais devido à superlotação
Um idoso de 62 anos está internado desde a última segunda-feira (15) na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Almeida em Campo Grande. A longa 'estadia' ocorre por conta da falta de vagas em hospitais de Campo Grande, problema recorrente desde o final do ano passado.
José Odilon passou mal em casa e foi internado devido a um enfisema pulmomar. De acordo com o filho, Jovecir Deip, 35anos, o estado de saúde do idoso é grave. “Ele está sedado e entubado, tenho medo do que pode ocorrer”.
Jovecir esteve no dia (17) de junho no Ministério Público Estadual e conversou com defensores para fazer o pedido de urgência e agilidade para conseguir uma vaga em um hospital da Capital. Além disso, foi até a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), e na Santa Casa.
Os enfermeiros do posto de saúde informaram para a família do idoso que não tem vagas nos hospitais para fazer a transferência. A assessoria de comunicação da Sesau confirmou que hoje a cidade tem 10 pacientes na fila de espera e não tem vaga nos hospitais devido à superlotação e que está atendendo todos que estão em classificação de risco conforme a demanda das transferências.
Uma ação do MPE impetrada ano passado, e aceita pela Justiça estadual, determina a proibição de que qualquer paciente fique mais de 48 horas internado ans UPAs da cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário