quinta-feira, 19 de março de 2015

Dietas e Reeducação Alimentar: Conheça os alimentos que inibem o apetite e as dietas comuns na atualidade

Conheça 25 inibidores naturais de apetite

Estes alimentos saciam e ainda possuem poucas
·          
·          
Alguns alimentos funcionam como inibidores de apetite. Além de dar sensação de saciedade, esses produtos naturais ainda têm poucas calorias, por isso são ideia para quem quer perder peso. Confira a lista organizada pela revista Shape desses alimentos poderosos:

1. Amêndoa
Ela é uma ótima fonte de antioxidantes, vitamina E e magnésio. Mas esses não são os únicos benefícios da amêndoa. Segundo estudo apresentado na Obesity Society Annual Scientific Metting, ela é capaz de aumentar a sensação de saciedade e ajuda a controlar o peso.
2. Café
Se consumido em excesso essa bebida pode deixá-la agitada e nervosa. Porém, o café em uma quantidade moderada, de uma ou duas xícaras por dia, pode acelerar o metabolismo e inibir o apetite. Isso acontece devido à cafeína e aos antioxidantes presentes na semente do café. Porém, o açúcar e o creme podem suspender esses efeitos positivos.

3. Gengibre
Por centenas de anos muitas culturas usaram essa raiz pelo seu poder digestivo. No entanto, o gengibre também funciona como um estimulante que energiza o corpo e melhora a digestão, fazendo com que você sinta menos fome. Por isso, vale incluí-lo em sucos e pratos do seu dia a dia.

4. Abacate
Rico em fibras e gordura saudável, essa fruta pode inibir o apetite, quando consumida com moderação. Na verdade, é justamente a gordura do abacate envia sinais ao nosso cérebro para avisar nosso estômago que ele está cheio.

5. Pimenta
De acordo com pesquisa publicada no jornal Physiology & Behavior, apenas uma colher de chá de pimenta caiena pode acelerar o metabolismo e fazer seu corpo queimar 10 calorias por conta própria. Já no caso de pessoas que não costumam comer comidas apimentadas com frequência o efeito dessa pimenta pode ser ainda maior, chegando a queimar até 60 calorias. Experimente adicionar um pouco desse tempero em duas refeições por dia por um mês.

6. Maçã
Aqui não importa se você prefere maçã vermelha ou verde, pois as duas têm o poder de diminuir sua fome. Essa fruta é rica em fibras solúveis e pectina, que cria um efeito de saciedade. A maçã também ajuda a regular a quantidade de açúcar no sangue e aumenta o nível de energia no corpo. Ela é uma boa opção para lanches por que exige uma mastigação lenta, dando tempo suficiente para seu corpo perceber que está satisfeito.

7. Ovo
Estudos revelam que comer um ou dois ovos no café da manhã faz com que as pessoas se sintam mais cheias do que ao ingerir um pão com a mesma quantidade de calorias. Isso seria refletido durante o resto do dia, já que durante a pesquisa aqueles que começaram comendo um ovo ingeriam em média 330 calorias a menos do que os demais.

8. Água
Controlar seu apetite pode ser mais simples do que você imagina. De acordo com um estudo publicado em 2012, pessoas que bebem dois copos de água antes das refeições comem entre 75 e 90 calorias a menos do que aquelas que não tomaram água.

9. Batata doce
Segundo cientistas, esse tipo batata contem uma espécie especial de amido que resiste a enzimas digestivas, fazendo com que ela fique no estômago por mais tempo mantendo seu corpo saciado. A batata doce também é rica em vitamina A e C.

10. Ameixa umeboshi
Tem um desejo louco por doces? Às vezes a solução pode estar em um alimento azedo. A ameixa umeboshi ou em conserva pode ser uma ótima opção para segurar essa ansiedade por doces.

11. Sopa de vegetais
Uma sopa de legumes quentinha pode encher você quando está com pressa e ainda manter sua fome longe com poucas calorias. Tente tomar uma xícara desse tipo de caldo antes da próxima refeição ou substituir o jantar por uma grande tigela de sopa.

12. Chocolate amargo
Quem não dispensa uma sobremesa a solução pode estar no chocolate meio amargo. Experimente saborear um ou dois pedaços de chocolate com pelo menos 70% de cacau bem devagar. Ele ajuda a reduzir seu desejo por açúcar e ainda envia sinais de saciedade para o corpo. O ácido esteárico do chocolate meio amargo ainda ajuda a desacelerar a digestão. Se achar que ele é amargo demais para seu paladar tente ingerir o doce junto com uma xícara de café preto.

13. Tofu
Rica fonte de proteína vegetal, o tofu não é bom apenas para vegetarianos. Ele é risco em um composto chamado genisteína, que tem se mostrado eficiente para inibir o apetite e diminuir a ingestão de calorias. Por isso, vale adicionar o tofu em algumas de suas refeições.

14. Wasabi
Já notou que geralmente quando comemos sushi parecemos ficar saciados com menos quantidade de comida do que normalmente é necessário? Parte disso é devido ao peixe, mas o molho verde, conhecido como wasabi, que costuma acompanhar o prato também tem participação nesse efeito. Seu sabor picante suprime o apetite e ainda funciona como um anti-inflamatório natural.

15. Chá verde
Se você não é fã de café, experimente substituir a bebida por uma xícara de chá verde. Ele pode diminuir sua vontade de beliscar e, segundo nutricionistas, as catequinas existentes nele ajudam a inibir o movimento da glicose em direção às células adiposas. Isso ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue e quando sua glicose está estável você sente menos fome.

16. Aveia
Embora seja rica em carboidrato, ela tem uma digestão lenta e faz com que você se sinta saciada por horas. A farinha de aveia suprime o hormônio da fome e possui baixo índice glicêmico.

17. Suco de vegetais
Se você acha que esse tipo de bebida é apenas uma forma de inserir mais vegetais em sua dieta está enganada. Esse suco também é uma forma de enchê-la. Quando a pessoa toma um copo de suco de vegetal antes de uma refeição ingere em média 135 calorias a menos. Prefira as versões com baixo índice de sódio, para garantir que a bebida não a deixará inchada.

18. Folhas verdes
Se você procura um alimento nutritivo que vai saciá-la por horas escolha vegetais de folhas verdes. Couve, espinafre, acelga, esses alimentos fibrosos podem ser ingeridos crus ou refogados com pouco azeite e vão manter sua fome sob controle.

19. Salmão
Quando você come peixes como salmão, que são ricos em ômega 3, seu corpo aumenta o índice de leptina em seu sistema. Esse hormônio é responsável por enviar a mensagem de saciedade ao cérebro. Outras boas opções de peixes com o mesmo efeito são atum e arenque.

20. Canela
A próxima vez que comer um cereal, aveia, fruta ou até café, adicione um pouco de canela. Assim como o que acontece com outros temperos como cravo e gengibre, ela ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue, o que faz com que ajude a controlar sua fome

21. Leite desnatado
Se você tende a atacar tudo que vê pela frente durante a TPM experimente beber leite desnatado. Estudos mostram que mulheres que consomem pelo menos uma porção de produtos lácteos por dia durante as duas semanas anteriores à menstruação têm uma diminuição significativa de seu impulso de consumir guloseimas, doces e carboidratos processados.

22. Molho picante
Quando se trata de diminuição de apetite quanto mais picante melhor. Portanto, adicione Tabasco em seu burrito, ovo mexido ou até sopa. Esse tipo de tempero a impede de comer demais e a ajuda a se sentir mais cheia.
23. Sementes de linhaça
Com um mix nutricional de fibras solúveis e ácidos essenciais, as sementes de linhaça são o complemento perfeito para o seu iogurte, sua vitamina ou salada. Outras sementes integrais também tem efeito parecido na função de mantê-la saciada.
24. Salada
Se você quer manter sua fome sob controle coma uma pequena salada antes de encarar as refeições. Você só precisa de uma xícara ou duas de vegetais para que seu cérebro entenda que você já esta ingerindo nutrientes e calorias. Seu estômago demora aproximadamente 20 minutos para enviar o sinal de saciedade, então comece a refeição pela salada, assim você vai consumir menos calorias para matar sua fome.

25. Whey Protein
A proteína é conhecida como inibidora de apetite, mas parece que a whey protein, ou proteína do soro do leite, é ainda mais eficiente nesse quesito. Uma pesquisa recente mostra que depois de consumir uma refeição líquida com esse tipo de proteína as pessoas tendem a consumir significativamente menos calorias na refeição seguinte.

5 dicas sobre o que comer para emagrecer

Tatiana Zanin (Nutricionista)
Saber comer para emagrecer é simples e o sucesso é garantido. Isso porque, mais importante do que não comer determinados alimentos gordurosos ou muito açucarados, é saber o que comer para substitui-los e emagrecer. Por isso, para emagrecer aconselha-se:
  1. Comer 1 pera ou outra fruta com casca, 15 minutos antes do almoço e jantar
  2. Comer 1 porção de cereais integrais no lanche com uma fruta cítrica, como uma laranja, por exemplo
  3. Tomar 1 prato de sopa quente, especialmente no verão, antes do almoço e ou jantar
  4. Usar óleo de coco para temperar saladas
  5. Tomar um iogurte natural com uma colher de chá de mel antes de dormir
É muito importante beber muitos líquidos, como chá e mesmo água, durante todo o dia e nunca deixar de fazer uma refeição principal ou lanche, porque a sensação de satisfação e bem-estar são mais importantes num regime para emagrecer do que aquilo que se deve deixar de comer.
Um café da manhã bem feito com uma torrada com queijo minas, um copo de suco de fruta e uma bebida quente, como o café sem açúcar, é uma excelente forma de começar o dia com boa disposição para resistir às tentações do dia.
Cumprir por mais tempo uma dieta de regras fáceis emagrece mais a longo prazo, além disso, é mais saudável e fica difícil engordar novamente.

Dieta para secar a barriga: cardápio emagrece 7 kg em 32 dias

Esta dieta para secar a barriga é dividida em duas fases e ajuda a emagrecer 7 kg em 32 dias, além de afinar 14 cm de cintura

Essa dieta para secar a barriga ajuda a garantir um abdome sequinho, sem qualquer sinal de gordura localizada. A proposta é apresentada no livro A Dieta da Barriga Zero! (Ed. Best Seller), escrito por Liz Vaccariello e Cynthia Sass — editora-chefe e diretora nutricional, respectivamente —, da revista Prevention, a publicação americana mais popular sobre saúde e qualidade de vida.
A dieta para secar a barriga é dividida em duas etapas. A primeira é um processo de quatro dias que visa adesintoxicação do organismo. “Ela retira váriosalimentos que incham o trato gastrointestinal e coloca no cardápio cereais integrais, frutas, legumes, castanhas e uma água específica (água Sass) paradetox, à base de gengibre e limão”, explica Fernanda Granja, nutricionista clínica especializada em nutrição funcional e fisiologia do exercício (SP).

Atacando o inimigo

Já a segunda etapa, que dura quatro semanas (completando os 32 dias do programa), inclui em cada refeição um ácido graxo monoinsaturado (AGMI). Isso mesmo, um tipo benéfico de gordura capaz de detonar a gordura da barriga que, além de causar desconforto estético, provoca problemas de saúde, como as doenças cardiovasculares. Os pilares da dieta são:óleos, azeitonas, frutas oleaginosas e sementes, abacate e chocolate amargo.
 “Eles possuem ômegas e minerais que aceleram a mobilização de gordura e diminuem o cortisol, hormônio gerado pelo estresse, por exemplo, quando dormimos pouco, nos alimentamos mal, se há excesso ou falta de exercícios físicos, em caso de exposição à poluição, agrotóxicos, etc.”, diz Fernanda Granja.
Quando questionada sobre a eficácia deste programa, a nutricionista atesta que funciona, “pois está firmado em pilares básicos da boa nutrição, como: comer pequenas porções várias vezes ao dia e incluir sempre nas refeições uma fonte de gordura boa (os AGMIs). Esse tipo de dieta se parece muito com a dieta mediterrânea, considerada a melhor do mundo”, revela.

Veja 15 dicas para emagrecer de forma saudável e natural

Dietas radicais podem elevar estoques de gordura e compulsão alimentar

O sedentarismo e os maus hábitos alimentares estão entre as maiores causas do excesso de peso da população, juntamente com o abuso do álcool e de medicamentos e os fatores genéticos e ambientais. No entanto, conforme revelou a pesquisa divulgada pelo IBGE na última semana, a dieta muito calórica e pouco saudável dos brasileiros se destaca como a principal delas. Por este motivo, a reeducação alimentar está entre as principais estratégias utilizadas para emagrecer.

Dietas radicais que incitam uma intensa restrição calórica não são eficazes em todos os casos e podem diminuir o metabolismo, reduzir a perda de peso, elevar o estresse e aumentar o hormônio cortisol que provoca a elevação dos estoques de gordura e a compulsão alimentar.

— Não existe uma dieta padrão ou uma fórmula milagrosa para perder peso, o emagrecimento deve ocorrer de forma lenta e gradual para ser duradouro e saudável — explica a nutricionista da Rede Mundo Verde Flávia Morais.

Veja 15 dicas da nutricionista para perder peso com segurança e sem prejuízos para a saúde:

1. Não deixe de tomar o café da manhã! Quem faz a refeição pela manhã se sente mais disposto e come menos ao longo do dia. Ele deve ser leve e balanceado, contendo cereais integrais e frutas;

2. Procure realizar de cinco a seis refeições ao dia, em pequenos volumes;

3. Mastigue bem os alimentos e realize suas refeições em locais tranquilos, para favorecer o processo de digestão;

4. Não fique mais de três horas sem se alimentar e estabeleça horários regulares para realizar suas refeições, pois isso mantém o metabolismo ativo e aumenta o gasto de calorias;

5. Consuma frutas, verduras e legumes variados. Além de serem ótimas fontes de vitaminas, minerais, fibras e água, possuem baixo valor calórico.

6. Inicie as principais refeições pelo consumo de verduras e legumes. Eles são fontes de fibras que promovem saciedade;

7. Inclua na dieta quinua e amaranto, cereais integrais fontes de triptofano que aumentam a produção de serotonina, um neurotransmissor que diminui a compulsão alimentar. Outras fontes de triptofano são a banana, o damasco e o açaí;

8. Utilize adoçantes com moderação, pois seu consumo excessivo ativa os receptores de glicose no intestino, o que aumenta a glicemia e o acúmulo de gordura no tecido adiposo;

9. Troque o prato grande por um de sobremesa. O cérebro associa prato cheio com saciedade e, desse modo, você comerá menos, reduzindo o valor calórico da sua dieta;

10. As sobremesas devem ser à base de frutas, que podem ser cozidas e salpicadas de cacau e canela;

11. Beba bastante líquido na forma de água, chás e sucos naturais. Os sucos industrializados devem ser evitados, já que contêm corantes, conservantes, aromatizantes e açúcares;

12. Substitua os cereais refinados por cereais integrais como arroz, massas, biscoitos e pão;

13. Evite frituras e alimentos gordurosos. Prefira as preparações cozidas, assadas, grelhadas ou refogadas;

14. Não coma muitas guloseimas, doces, refrigerantes, alimentos enlatados, embutidos e outros produtos industrializados;

15. A prática orientada e regular de atividade física é fundamental, pois aumenta a queima de calorias. Opte por uma atividade física que lhe agrade. Caminhadas, andar de bicicleta e nadar são excelentes opções. 

Emagrecer com reeducação alimentar

Tatiana Zanin (Nutricionista)
A melhor maneira de emagrecer sem correr o risco de engordar novamente é com uma reeducação alimentar.
A reeducação alimentar é a receita para emagrecer com saúde e para sempre, e consiste em começar a alimentar-se de forma mais saudável na medida certa. Preferindo frutas, verduras, legumes e carnes magras ao invés de bolos, biscoitos recheados, refrigerantes, sanduíches e comidas "pesadas", como feijoada, frituras e buchada de bode, por exemplo.
Estes alimentos são ricos em vitaminas e minerais, e fornecem tudo aquilo que o organismo necessita para um corpo firme e saudável.
Comer diariamente alimentos muito doces ou muito gordurosos, mesmo que em pequenas quantidades, ao final de um ano pode levar ao acúmulo de alguns quilos de gordura. E perdê-los é muito mais difícil do que ganhá-los.
Seguir dietas muito restritivas que prometem uma grande perda de peso num curto espaço de tempo não ensina o indivíduo a comer de forma saudável e favorece o efeito sanfona. Para evitar este problema, vale a pena fazer trocas inteligentes, tais como:
  • No mercado, não comprar doces e comidas gordurosas, trazendo mais frutas e alimentos saudáveis
  • Fazer algum tipo de exercício todos os dias, o ideal é começar a praticar um esporte que goste, fazendo disso um hábito e não uma obrigação
  • Beber mais água e menos refrigerantes, deixando-os para ocasiões especiais
  • Antes de ir a uma festa, tomar um prato de sopa, por exemplo, assim tem-se a sensação de estômago cheio e é mais fácil resistir às "tentações"
A reeducação alimentar não o impede de comer nada, mas ensina a comer de tudo, na quantidade certa. Fazer uma dieta balanceada durante alguns meses garante a reeducação alimentar, e fica mais fácil emagrecer e ter uma saúde de ferro.

Uma dieta para perder peso com saúde

Muitas pessoas me perguntaram pela semana como poderiam iniciar uma dieta saudável, que não prejudicasse a saúde e perdesse peso. Preparei este Programa light de 1200 calorias para aqueles que não praticam atividade física e tem dificuldade em começar e manter na linha. Não é para passar fome e nem sentir cansaço! Se conseguir seguir vai conseguir reduzir em média 700 g – 1 kg (depende da idade).
Café da manhã: 250 cal
1 pão francês sem miolo ou 1 fatia de pão de forma integral ou 3 bolachas água e sal
1 iogurte ou 1 copo de leite semi-desnatado ou desnatado
1 colher de sopa (rasada) de requeijão light ou 1 fatia de queijo muzzarela ou 1 fatia de queijo branco ou 1 colher (sopa) cotage ou ricota
Lanche da manhã: 80 calorias
1 maçã ou 1 pera ou 1 goiaba ou ½ papaia ou 1 fatia de melão ou 2 ameixas vermelhas
Almoço: 400 cal
3 colheres de sopa de arroz ou 1 batata média assada ou 2 colheres (sopa) purê de mandioquinha ou batata ou 3 colheres (sopa) milho
1 concha média de feijão ou 3 colheres de sopa de ervilha refogada ou lentilha ou grão de bico
1 filé de frango grelhado ou 1 filé pequeno de peixe assado ou um bife grelhado ou 4 colheres de carne moída
2 colheres de sopa cheia de abobrinha com cenoura ralada refogada ou 1 unidade média de palmito pupunha fresco (ou em conserva) ou 2 colheres de beterraba ou 2 colheres de vagem refogada
1 prato de sobremesa de alface e escarola ou 1 prato de sobremesa de qualquer folha (rúcula, escarola, repolho, agrião, almeirão, endívia, couve)
1 colher de chá de azeite ou Óleo de canola
Lanche da tarde: 120 cal
1 torrada de pão de forma + 1 fatia queijo branco + rodelas de tomate + orégano
Ou
1 pão de queijo ou 1 fatia de bolo sem recheio ou 1 barra de cereal sem açúcar ou 3 cookies integrais ou 1 tigela de salada de frutas + 1colher (sobremesa) granola ou aveia
Jantar: 350 cal
2 colheres de sopa de arroz ou 2 colheres (sopa) mandioquinha cozida ou milho ou inhame ou mandioca
1 bife grelhado ou 2 colheres (sopa) atum light ou 1 filé de frango grelhado ou 1 filé de peixe
1 pires de brócolos refogado ou 1 pires de couve flor ou cenoura ou abóbora ou abobrinha
1 prato de sobremesa de salada de pepino com tomate ou 1 prato de sobremesa de salsão ou aspargo ou alface ou rúcula ou vagem ou espinafre
1  colher de chá de azeite ou óleo de canola
* Nos fim de semana, você pode escolher uma refeição e dar uma escapadinha. Substitua um almoço ou um jantar por duas fatias de pizza de muzzarela ou 1 sanduíche natural 1 prato de macarrão integral ao molho de tomate. Mas atenção coma a salada, pois ajuda a dar saciedade e deixa o corpo mais bem nutrido.Roseli Ninomiya
A DIETA ABAIXO EXIGE ANÁLISE DE UMA NUTRÓLOGA.COMO CONTEM MEDICAMENTOS NÃO DEVE SER REALIZADA SEM CONHECIMENTO MÉDICO E UMA ANÁLISE MINUCIOSA DO ESTADO DE SAÚDE DO PACIENTE. NÃO UTILIZE MEDICAMENTOS SEM O CONHECIMENTO DO SEU MÉDICO OU DE UM MÉDICO ESPECIALISTA. PROCURE SEMPRE A ORIENTAÇÃO DE SEU FARMACÊUTICO.
Dieta de emergência – 10 kg em 01 mês

Café da manhã (7:00)
01 capsula de nutrilipo
Shake de fibras em 250ml de leite desnatado
01 fatia de pão natural com requeijão lighit
01 maçã

LANCHE DA MANHA (9:00 – 10:00)
01 fruta de sua preferência
01 iogurte desnatado
01 capsula de óleo de coco

ALMOÇO
01 capsula de liposlin 30 minutos antes do almoço
Azeite de oliva
Salada a vontade
01 colher de arroz
01 colher de feijão
01 grelhado (frango,carne ou peixe)

01 capsula de Orlistat 120mg 


Sobremesa
01 gelatina dietética


CAFÉ DA TARDE (15:00)
01 xícara de chá verde solúvel
01 capsula de óleo de coco
01 fruta

JANTAR (19:00)
01 capsula de liposlin

01 capsula de Orlistat 120 mg

Azeite de oliva
Salada a vontade
01 colher de arroz
01 colher de feijão
01 grelhado (frango,carne ou peixe)

CEIA ( 01 HORA ANTES DE DORMIR)
01 gelatina dietética
Ou 01 iogurte desnatado com frutas + granola

A DIETA É FEITA RIGOROSAMENTE POR 30 DIAS. OS EFEITOS COLATERAIS DO Orlistat 120 mg incluem diarreia.

A ingestão de liquido durante o dia deve ser de no mínimo 1 litro e meio.

O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE INIBIDORES DE APETITE

APRENDA! MELHOR QUE QUALQUER DIETA É MANTER UMA ROTINA SAUDÁVEL DE ALIMENTAÇÃO E EXERCÍCIOS. EVITE O EXTREMISMO E COMBATA A OBESIDADE DE FORMA EFICAZ.
FIQUE ATENTO AOS PROBLEMAS CAUSADOS PELA OBESIDADE SAIBA MAIS LENDO:
https://deber.com.br/obesidade/


Nenhum comentário:

Postar um comentário