UUniCesumarEducação e tecnologia: o
grande desafio dos educadores
Em relação a adaptação das escolas, esta, por sua vez, acaba sendo um lento processo. Para Siderly, que convive o dia a dia da educação, muitos educadores ainda sentem-se inseguros e despreparados frente as tecnologias, porém, é preciso que ocorra uma mudança de consciência, e admitir que o mundo mudou e não tem mais volta.
Em meio a tantas tecnologias do
mundo atual, surge em consequência um grande desafio para escolas e
professores: aliar educação e tecnologia.
Foi o tempo em que a escola era o
principal meio de aprendizagem. Hoje com a internet, vivemos uma revolução do
conhecimento. Tudo está na rede, e recorrer a ela na hora da dúvida já faz
parte do nosso cotidiano.
Este cenário vem cada vez mais se
refletindo nas escolas. Com certeza você já se deparou com uma criança de dois
ou três anos brincando com um celular. Esta mesma criança, quando chega a idade
escolar, tem experiências que crianças de 15 ou 20 anos atrás não tinham.
Assim, alunos tornam-se mais exigentes,
e esperam da escola e de seu professor a mesma agilidade de resposta
proporcionada pelos sites de buscas. Segundo a professora Siderly Almeida,
coordenadora dos cursos de pós-graduação em Educação da EAD Unicesumar, chega a
ser desmotivador para o aluno frequentar uma escola em que a tecnologia não é
bem-vinda ou bem utilizada.
E é aí que está o grande desafio:
aliar tecnologia ao aprendizado, colaborando com uma educação eficiente e
atraente. Siderly afirma que isso é positivo, desde quando usada com um
propósito. “Hoje é inimaginável um mundo sem as inovações tecnológicas. Porém,
é importante lembrar que usar a tecnologia pela tecnologia apenas, não
potencializa o processo de ensino e de aprendizagem.
É preciso foco no que se busca:
maquiar uma velha metodologia de ensino com uma nova tecnologia não qualifica a
aprendizagem”, explica a professora. O crescimento e a popularização da
educação a distância (EAD) são a prova de que o processo de ensino e
aprendizagem mediado por tecnologias, pode ocorrer com qualidade, ainda que os
principais personagens envolvidos, professor e aluno, não estejam próximos.
Em relação a adaptação das escolas, esta, por sua vez, acaba sendo um lento processo. Para Siderly, que convive o dia a dia da educação, muitos educadores ainda sentem-se inseguros e despreparados frente as tecnologias, porém, é preciso que ocorra uma mudança de consciência, e admitir que o mundo mudou e não tem mais volta.
Buscar formação e atualização que
garantam uma melhor atuação frente a educação é fundamental. Por outro lado,
tem os professores que já perceberam o potencial das novas ferramentas, levando
novidades e interação para a sala de aula.
Andressa Schiavone Aquaron,
professora de educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental de uma
escola particular de Maringá/PR, está entre os professores que já perceberam a
importância de utilizar recursos tecnológicos em sala de aula, tornando o
aprendizado inovador e atrativo.
“Como educadora, posso aproveitar
a desenvoltura dos meus alunos ao utilizar as tecnologias e ensiná-los a
explorar e aprimorar seus conhecimentos. Esta intervenção é fundamental para
que se alcance os objetivos propostos”, afirma a professora.
Siderly Almeida é coordenadora dos
cursos de pós-graduação em Educação da EAD Unicesumar e doutora em Educação.
Recentemente participou do XI Congresso Internacional de Tecnologia,
Conhecimento e Sociedade, da Universidade da Califórnia, com a apresentação de
quatro trabalhos voltados à educação e tecnologia.
É coordenadora do projeto de
mestrado “Conexão 3.0”, que tem como principal objetivo a interação com
crianças, proporcionando uma aprendizagem de modo lúdico.
Com informações da UniCesumar
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