Veja os deputados que faltaram o equivalente a um ano de mandato
Você, brasileiro, que acorda todos os dias às 6h e trabalha até às 18h e tem dia descontado quando falta do serviço, imagine se você pudesse falta um ano inteiro e ainda receber um salário de R$ 33,7 mil por mês. Parece um sonho, mas esta é a realidade dos 93 deputados federais que na última legislatura, entre 2011 e 2014, faltaram o equivalente a um ano dos quatro de mandato e não tiveram nenhum centavo descontado.
Segundo a Revista Congresso em Foco, que divulgou esta semana reportagem sobre caso, um brasileiro comum trabalhou nos últimos quatro anos 990 dias, enquanto os deputados federais 330, pois as sessões acontecem apenas de terça a quinta--feiras, porém, 93 dos deputados, entre eles, Paulo Maluf (PP-SP) e Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) faltaram o equivalente a um ano inteiro. Feliciano, segundo levantamento do site, faltou a 100 sessões deliberativas, todas justificadas.
Já Paulo Maluf faltou a metade das sessões, 195 presenças contra 198 faltas. Os deputados João Lyra (PSD-AL), Nice Lobão (PSD-MA) e Zé Vieira (Pros-MA)também estão entre os cinco mais ausentes. Lyra, que possui patrimônio declarado de R$ 240 milhões faltou 227 vezes em quatro anos, o que significa 58% do total de sessões.
Se por um lado existem deputados que abusam das faltas, por outro há aqueles que compareceram a todas as sessões. Tiririca PR-SP), Carlos Manato (SD-ES), Lincoln Portela (PR-MG), Pedro Chaves (PMDB-GO) e Reguffe (PDT-DF) estiveram presentes em todas as sessões do último mandato entre 2011 e 2014.
Nenhum comentário:
Postar um comentário