quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Prefeitura estuda parceria com o Exército para utilizar sistemas de informações

Flávia Lima

Exército se reuniu com representantes da prefeitura para expor os sistemas de informação. (Foto:Divulgação)Exército se reuniu com representantes da prefeitura para expor os sistemas de informação. (Foto:Divulgação)
A prefeitura da Capital está firmando pacto com o Exército a adesão ao SISNACC (Sistema Nacional de Comunicações Críticas). A parceria irá garantir a administração municipal, o acesso às informações do Sistema de Radiocomunicação Digital Troncalizado e do Sistema de Monitoramento de Fronteiras. Os sistemas já foram utilizados, com sucesso, durante aCopa do Mundo no país, auxiliando as polícias.

Hoje, 20 cidades brasileiras são cobertas pelo sistema de rádio e vários órgãos federais e estaduais têm demonstrado interesse em estabelecer parcerias para que seja possível o compartilhamento das informações.
Entre os órgãos que já aderiram aos sistemas estão a Receita Federal, Força Aérea Brasileira, Departamento Penitenciário Nacional, Força Nacional de Segurança, Polícia Civil do Distrito Federal e secretarias de Segurança Pública do Piauí e Paraná, além da PM de Mato Grosso do Sul e Rondônia.
Caso as negociações avancem, Campo Grande será a primeira cidade do país a ter uma Guarda Civil Municipal utilizando um sistema de alta tecnologia de telecomunicações totalmente digital, a exemplo de países como Inglaterra e Estados Unidos.
Nesta primeira fase o Exército fez a cedência de toda a sua infraestrutura de rede, cedendo também diversos aparelhos comunicadores transceptores digitais com tecnologia GPS para que a Guarda Civil possa fazer uso, testando seu alcance e durabilidade. Como possui um protocolo digital e criptografado, o sistema impede totalmente que a rede possa ser invadida e seus dados copiados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário