segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

TRE diploma trio que substituirá vereadores cassados; veja quem assume

Thais Helena, Paulo Pedra e Delei Pinheiro perderam o cargo

 TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) diplomou na tarde desta segunda-feira (14) o trio que substituirá os vereadores cassados recentemente pela Justiça Eleitoral. Thais Helena (PT), Paulo Pedra (PDT) e Delei Pinheiro (PSD) perderam os cargos após serem denunciados por compra de votos.

No lugar de Thais Helena, entra o suplente Roberto Duraes (PT), mesma situação de Eduardo Cury (PDT), que ocupará a cadeira de Pedra. Juliana Zorzo (PSC) seria a primeira substituta de Delei, mas como os votos foram anulados, a coligação perde a vaga, que fica para o PSDB, com Lívio Viana, atual secretário adjunto de saúde do Governo do Estado.
Lívio declarou à reportagem que irá à posse, mas que conversará com o partido para saber se ficará com o cargo. Caso o tucano decida continuar na secretaria estadual, Roberto Matheus, o segundo suplente do PSDB que virou primeiro suplente, assume a cadeira.
Os vereadores Marcos Alex (PT), José Chadid (sem partido) e Saci (PRTB), que já estavam fixos na Câmara também foram diplomados na solenidade.
Segundo os próprios vereadores e suplentes, o clima é de confusão no TRE. A Câmara ainda não foi notificada das mudanças dos edis.
Entenda
A cassação de Pedra, Thais, Delei e Alceu mudou a configuração na Câmara. Juntos eles tiveram 18.681, que foram anulados. Com isso, o total de votos válidos passou de 431.945 para 413.264, que dividindo pelo número de vereadores, 29, dá um quociente de 14.250 votos.
Para fazer o calculo das cadeiras o TRE divide o número de votos da coligação pelo número de votos do quociente, no caso 14.250. Por estes votos a Justiça preencheu 23 vagas.
Como esta conta não completa as 29 vagas, a Justiça faz outra conta, no caso com as sobras. Neste caso, dividi-se o número de vagas conquistas e mais um, que no caso seria a sobra. Assim, a Justiça vai somando os votos até preencher as 29 vagas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário