domingo, 6 de março de 2016

Justiça determina que denunciados na Lama Asfáltica recebam documentos para defesa

Ministério Público terá que fornecer todas interceptações telefônicas para advogados

A Justiça determinou que o Ministério Público Estadual forneça, na íntegra, as interceptações telefônicas referentes a Operação Lama Asfáltica para que os advogados de defesa do ex-secretário de Obras do Governo do Estado, ex-deputado federal Edson Giroto, e mais oito envolvidos no processo possam contestar o pedido de prisão preventiva.

O pedido, que pode acabar com os nove na cadeia, foi reapresentado no inicio deste ano. O processo para medidas Investigatórias Sobre Organizações Criminosas tramita na 2ª Vara do Tribunal do Júri de Campo Grande, em segredo de justiça, e foi impetrado pelo Ministério Público em dezembro de 2015.

O juiz de direito Aluizio Pereira dos Santos, da 2ª Vara do Tribunal do Júri, negou pedido de prisão de Edson Giroto, João Amorim, Elza Cristina Araújo dos Santos e mais seis pessoas, no dia 17 de dezembro. Na ocasião, o magistrado criticou duramente os trabalhos da força-tarefa criada no Ministério Público Estadual para investigar suposta quadrilha que atuava em obras públicas em Mato Grosso do Sul.

O pedido de prisão preventiva é assinado pelos promotores Thalys Franklym de Souza, Tiago Di Giulio Freire e Cristiane Mourão Leal Santos, representantes do patrimônio público e social, através da Força-Tarefa do MPE. Além de Amorim, Elza e Giroto, foram pedidas as prisões de Donizeti Rodrigues da Silveira, Éolo Genovês Ferrari, João Afif Jorge, Maria Wilma Casanova Rosa, Rômulo Tadeu Menossi e Wilson Roberto Mariano de Oliveira.


Conforme o pedido de prisão, "todos se reuniram numa mesma organização criminal para a prática reiterada de crimes, com o fim último de obterem lucros indevidamente do Estado". Dentro do suposto esquema estariam diferenças de medições para fraudar obras nas rodovias MS-171, MS-228 e MS-430. A denúncia usa trechos telefônicos flagrados pela Polícia Federal, através da Operação Lama Asfáltica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário