segunda-feira, 28 de março de 2016

Lava Jato: doações pagaram terrenos cedidos pela prefeitura da Capital

Empresas que repassaram dinheiro a políticos de MS teriam ganhado áreas públicas para expandir franquia

Algumas das doações para a campanha de políticos em Mato Grosso do Sul rastreadas pela Polícia Federal, na Operação Lava Jato, estariam ligadas a mais um método de corrupção, ainda pouco explorado pelas investigações. Entre as empresas que repassaram dinheiro a candidatos locais, chama a atenção uma fábrica de bebidas que ‘ganhou’ um terreno da prefeitura de Campo Grande para instalar uma franquia.

Fantasma
O empreendimento nunca chegou a funcionar, mas os proprietários da fábrica foram bem generosos com os políticos locais. Todas as doações foram devidamente registradas no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), é claro. Já a origem de tanta benevolência...

Criatividade
Os relatórios da Operação Lama Asfáltica devem passar por uma boa revisão agora que os escândalos da Lava Jato chegaram a Mato Grosso do Sul. É que os famigerados ‘cafezinhos’, ‘documentos’ e ‘laranjas’ também ganhavam outros apelidos no âmbito nacional, conforme a Polícia Federal. Além de ‘acarajé’, o popular convite para tomar um ‘uísque’ também seria código para pagamento de propinas.

Profissão
Com meio século de história, o PMDB define nesta semana se permanece na base aliada da presidente Dilma Rousseff (PT). Se depender da bancada sul-mato-grossense, partido vai direto para oposição, sem a famosa ‘independência’ política. Dizem que se a decisão sair, vai ser impossível controlar os índices de desemprego, já que a legenda ocupa a maioria dos cargos de confiança no país...

Tic tac
Sem Geraldo Resende, que deve disputar a prefeitura de Dourados pelo partido tucano, o PMDB deve investir as suas fichas no deputado estadual Renato Câmara. Ex-prefeito de Ivinhema, o parlamentar já demonstrava intenções de disputar o comando do município desde que assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa. O que ele não poderia prever é que a oportunidade viria bem antes do planejado.

Estradas perigosas
O vereador Edson Shimabukuro (PTB) tem comprometido sua base eleitoral na tentativa de defender aliados. Durante coletiva de imprensa, ele aproveitou para usar seus conhecimentos como engenheiro para garantir que suposto superfaturamento nas licitações do serviço de tapa-buracos não é culpa da prefeitura, mas da empresa que determinou o preço.

Planos
O presidente da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), Sérgio Longen, oficializa hoje (28) sua filiação ao Partido da República. A solenidade está marcada às 19h, na Semalo Indústria de Alimentos.

Coroa

É também hoje que o deputado estadual Barbosinha (PSB) deve anunciar se aceitou ou não assumir a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública). Se ele deixar a Assembleia Legislativa, o partido tucano se fortalece em Dourados e o ex-comandante da Polícia Militar, Coronel David, assume uma cadeira no Legislativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário