quarta-feira, 8 de abril de 2015

Dermatologista comenta as olheiras de Amanda e indica quatro tratamentos

Especialista no assunto desaconselha método usado pela sister para amenizar as manchas, e sugere laser, preenchimento ou peeling como procedimentos efetivos no combate às olheiras



AMANDA, DO BBB 15, USA CORRETIVO PARA AMENIZAR A APARÊNCIA DAS OLHEIRAS (Foto: Reprodução TV Globo)
Nos últimos meses, as olheiras de Amanda, do BBB 15, viraram alvo de diversos comentários. Resultado de uma herança genética, as manchas abaixo dos olhos da sister e seus esforços para amenizá-las renderam assunto e inclusive um depoimento da irmã da moça sobre um tratamento ineficaz feito pela finalista antes de entrar para o reality.

“Ela só fez a primeira das três sessões de carboxiterapia antes de ir para o programa. Tentou amenizar a acabou piorando”, disse em entrevista ao EGO.

Segundo Dr. Fernando S. de Macedo, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o tipo de procedimento usado por Amanda consiste na aplicação de gás carbônico sob a pele da região. “Porém, ainda não existe nenhuma comprovação científica quanto aos resultados”, conta.

Para o especialista, apenas preenchimentolaser ou peeling podem resultar em melhorias quando se trata das temidas olheiras, que atingem não só Amanda, como inúmeras pessoas que carregam este componente genético no DNA.

Resultado de um aumento de pigmentação da pele, conhecida como melanina, os círculos escuros abaixo dos olhos atingem principalmente os descendentes de árabes. “Por isso, não tratamos a causa, mas a consequência do problema. Logo, é preciso saber que nenhum procedimento é definitivo e, normalmente, precisa ser refeito depois de um período”, diz o dermatologista.

A seguir, ele explica melhor cada um dos tratamentos aconselhados.
O TRATAMENTO DE CARBOXITERAPIA FEITO PELA SISTER NÃO É ACONSELHADO (Foto: Reprodução TV Globo)
PREENCHIMENTO DE ÁCIDO HIALURÔNICO

Além de tentar melhorar a pigmentação, alguns especialistas têm buscado amenizar a percepção das olheiras por meio da diminuição da cavidade existente na goteira lateral – região abaixo dos olhos - de alguns pacientes.

“Essa depressão faz uma sombra mais para o canto interno dos olhos. Para isso, usamos o preenchimento de ácido hialurônico. Ele cria uma espécie de ‘assoalho’ que reduz o desnível na região. Assim, a sombra é eliminada e a percepção das olheiras melhora”, explica o médico.

Normalmente, o preenchimento dura de nove meses a um ano e precisa ser realizado uma vez ao ano. “O ácido é absorvido pelo organismo.”
LASER FRACIONADO

Quando existe, além das olheiras, um grau de envelhecimento na região - linhas finas e rugas -, o laser fracionado é o tratamento mais indicado. Ele retira parte do pigmento, produzindo microfuros ou microcoagulações na pele. As regiões lesadas, então, se renovam, produzindo colágeno novo e proporcionando uma textura melhor.

“Esse tipo de procedimento é um pouco mais agressivo e acaba causando inchaço e vermelhidão, que desaparecem dias depois”, alerta Dr. Fernando. “Basta uma sessão no caso do laser fracionado ablativo, que é mais agressivo, ou três no caso dos não ablativo.”
LASER ESPECÍFICO PARA PIGMENTO

Conhecido pelo nome científico NdYag 1064 Q-switched, esse tipo de laser age sobre o pigmento de melanina para fragmentá-lo e assim eliminá-lo. O resultado é de uma olheira mais clara.

“Por ser bastante seletivo e atuar apenas sobre o pigmento, não provoca lesões na pele. Para um efeito satisfatório, o ideal é fazer três sessões”, aconselha ele. Mas ainda assim alerta: “Nem todos os pacientes respondem bem ao laser por conta de algumas particularidades das olheiras. Mas isso é explicado antes do procedimento.”
PEELING QUÍMICO

Neste caso, uma aplicação de ácido retinóicoácido tioglicólico ou solução de Jesner é feita na superfície da pele para diminuir o escurecimento. “Depois de três sessões, uma descamação fina acontece na região por alguns dias.”
CREMES CLAREADORES: UM MITO

De acordo com o especialista, nenhum creme tópico é capaz de tratar o problema. “Por isso, normalmente, eles são usados apenas como manutenção pós-tratamento ou para hidratar e prevenir os sinais de envelhecimento que surgem na região dos olhos. O resultado do clareamento é muito fraco nesse caso. O paciente que quer mesmo melhorar as olheiras precisa optar por procedimentos.”

Mesmo aqueles que carregam cafeína na fórmula como proposta de estimular amicrocirculação são pouco efetivos, garante Dr. Fernando. “Apesar das especulações sobre alterações vasculares ou processos alérgicos estarem associados ao aparecimento de olheiras, ainda não existe nenhuma comprovação científica. Biópsias feitas na região dos olhos não mostraram o pigmento hemosiderina presente no sangue. Só foi achado melanina. Então, temos deixado de lado essa questão de alteração sanguínea, quando se trata de olheira”, esclarece.

E ao contrário do que muita gente pensa, olheira não piora. Noites mal dormidas podem render um certo inchaço que parece intensificar o escurecimento por alguns dias, mas diz respeito apenas a uma diferença temporária de percepção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário