Governo deve anunciar corte de ministérios durante a semana que vem.
Executivo também articula aprovação de novas medidas de ajuste.
A presidente Dilma Rousseff se reuniu neste sábado, no Palácio da Alvorada (residência oficial da Presidência da República), com os ministros Aloizio Mercadante (Casa Civil) e Nelson Barbosa(Planejamento).
O encontro, que não estava previsto na agenda da presidente nem na dos ministros, começou por volta das 10h e durou quase cinco horas.
O objetivo foi discutir a reforma administrativa a ser anunciada até o fim do mês – e que deverá resultar na extinção de pelo menos dez dos 39 ministérios – e concluir os últimos detalhes da elaboração do pacote fiscal a ser enviado ao Congresso a partir de segunda-feira (21).
A finalidade é reverter a previsão de déficit orçamentário do ano que vem, estimado em R$ 30,5 bilhões pelo próprio Executivo.O governo prepara uma nova articulação junto ao Congresso para aprovar as novas medidas do pacote fiscal – que incluem redução de gastos e aumento de impostos.
As discussões para reforçar o ajuste fiscal se aceleraram nas duas últimas semanas depois que a agência Standard and Poor's rebaixou a nota de crédito do Brasil e de dezenas de empresas e bancos brasileiros, no início deste mês.
É o segundo fim de semana seguido em que a presidente convoca ministros para discutir a situação política e econômica. Na semana passada, Mercadante e Barbosa também foram chamados para reuniões mais amplas, com participação de outros ministros do governo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário